Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Seguindo com a ideia de oferecer diferenciais para seus OEMs do Windows 10 Mobile, a Microsoft tem permitido algumas pequenas alterações em dispositivos de terceiros afim de criar mais atrativos em seu software para as fabricantes. A HP parece ser a que mais está aproveitando essa nova flexibilidade atualmente. Primeiro eles criaram uma forma em que seus usuários poderão executar aplicativos Win32 por meio da solução em Nuvem chamada de HP Workspace, algo único e exclusivo por enquanto. Agora tem mais uma novidade que é com relação a função “Duplo Toque para Acordar o Telefone”.

A novidade é que a HP deixou mais algumas opções extras para seus usuários do poderoso Elite X3. Eles terão mais opções para controlar a função de “Duplo Toque para Acordar o Telefone”. Será possível estabelecer a sensibilidade do toque duplo (de 1 a 5) e também definir o tempo entre um toque e o outro (de 1 a 5), evitando um acionamento acidental.

HP Elite X3 double touch wakeup windows 10 mobile

Sem dúvida não é grande coisa, mas foram detalhes como esse que levaram grandes OEMs a investirem em sistemas como o Android. Tudo bem que no Android a gama de personalizações possíveis são muito maiores, isso porque o Android é um software de código aberto (nem tanto assim, mas é), enquanto o Windows não. Sendo assim, aos poucos fabricantes descobrem que é possível oferecer diferenciais dentro do Windows sem precisar modificar a UI do sistema como um todo ou seus principais atributos.

No passado vimos muito disso com relação a oferta de APPs exclusivos. A Samsung, a HTC, a LG e a Nokia tinha até mesmo uma loja dentro da loja, que era a antiga Marketplace, isso na época do Windows Phone 7.X, mas tempos depois essa ideia começou a minguar e hoje tudo é centralizado na Windows Store. Mesmo assim, ainda é possível ofertar aplicações ou jogos exclusivos para determinados modelos dentro da loja unificada, Inclusive a rumores de que a HP esteja postando APPs exclusivos para o Elite X3 na loja neste momento.

Antiga Maketplace com lojas de OEMs

Antiga Maketplace com lojas de OEMs

O que você pensa sobre essa diferenciação, seria o suficiente para as OEMs se diferenciarem dentro do universo Windows? Afinal, isso não geraria uma enorme fragmentação do S.O. como acontece hoje com o Android.

Fonte: aggiornamentilumia