Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Bioware teve alguns anos difíceis. Após o sucesso crítico e comercial de Dragon Age: Inquisition, o estúdio passou para Mass Effect: Andromeda e Anthem, dois jogos que abandonaram os princípios dos títulos anteriores da Bioware sob crescente pressão dos editores. Dessa forma, já se passaram seis anos desde a Inquisition e, embora saibamos que Dragon Age 4 está em desenvolvimento, ainda demorará um pouco para ele ser lançado.

Veja também os melhores jogos da atualidade!

Desde a data de lançamento de Dragon Age 4 até o trailer, até as notícias e rumores que conseguimos encontrar, aqui está tudo o que sabemos sobre Dragon Age 4. 

Dragon Age 4 não deverá ser lançado antes de 2022

Sabemos que Dragon Age 4 está em andamento graças ao teaser de 2018 do Game Awards e algumas artes conceituais lançadas há alguns meses. Entretanto ainda vai vai demorar um pouco para ser lançado oficialmente. Durante a chamada de ganhos da EA Q2 2020, o CFO e COO da EA, Blake Jorgensen disse o seguinte: “Você deve assumir que existe Dragon Age em produção e falamos sobre isso publicamente que está em andamento, e provavelmente vem depois da fiscalização. 2022… você deve supor que está lá ‘fora’, e há planos em andamento para esse produto, bem como para outros produtos.”

O ano fiscal da EA termina em 31 de março, portanto, dada a declaração de Jorgensen aos investidores, não veremos nada até pelo menos abril de 2022. É a primeira vez que veremos o Dragon Age 4, mas a espera pode se estender até março de 2023. De qualquer forma, a possível data de lançamento de Dragon Age 4 confirmará que o jogo estará no Xbox Series X, PS5 e PC, ao contrário de Dragon Age: Inquisition, lançado simultaneamente nas plataformas atuais e de última geração.

O teaser de Dragon Age 4

A única informação oficial que temos sobre Dragon Age 4 é um trailer exibido durante o The Game Awards em 2018. Como a maioria dos teasers, não há muito o que fazer com o trailer, exceto por um único diálogo dizendo: “Então, você me encontrou finalmente. Eu suspeito que você tenha perguntas”. Em seguida, há uma hashtag que diz: “The Dread Wolf Rises”. Em tradução livre fica: “O Lobo Medonho Ressurge”. Você pode ver o teaser abaixo. Confira:

Estamos mergulhando em um território com SPOILERS aqui, então se você estiver interessado em jogar Dragon Age: Inquisition antes do quarto game da série, pule adiante e não o trecho adiante. O “Dread Wolf” em Dragon Age refere-se ao Deus Élfico Fen’Harel, com o nome “Dread Wolf” aparecendo muito durante o DLC Trespasser for Inquisition. A tradição é complexa, para dizer o mínimo, e os usuários do Reddit já começaram o longo processo de quebrar o trailer. Em suma, embora, Solas, um companheiro em Inquisition, confessa ser Fen’Harel na Trespasser DLC. Ele então explica os riscos da Inquisição se tornar corrupta, antes que o Inquisidor possa escolher entre parar Solas ou resgatá-lo. Solas também diz a frase: “Suspeito que você tenha perguntas”.

Carta manuscrita de Solas

Claro, não sabemos o enredo de Dragon Age 4, mas é claro que Solas está no centro. Confirmando ainda mais, a Bioware twittou uma carta manuscrita de Solas convidando o Inquisidor para o chá em comemoração ao quinto aniversário de Dragon Age: Inquisition.

A outra coisa que o trailer aborda é o lyrium vermelho e, em particular, um ídolo de lyrium vermelho de  Dragon Age II. Se você não jogou o segundo jogo, alerta de SPOILER novamente. Depois de encontrar o ídolo com Varric e seu irmão Bartrand no primeiro ato, isso envenena a mente de Bartrand. Podemos ver claramente o ídolo no centro do mural, por isso, embora não saibamos o que acontecerá em Dragon Age 4, provavelmente envolverá Solas colocando as mãos no ídolo corrompido.

Outra observação do trailer: ele nunca diz “Dragon Age 4, simplesmente “Dragon Age”. Embora seja um pequeno detalhe, a Bioware poderia chamar esse novo jogo apenas de Dragon Age. Afinal, não é um título reservado pelo primeiro jogo da série.

Arte do início de Dragon Age 4

Durante o EA Play 2020, em meio a um hype para os títulos da próxima geração, a diretora de estúdio da EA, Laura Miele, disse: “A Bioware imagina e cria mundos onde você se torna o herói de sua própria história”, como pano de fundo das imagens abaixo. Embora não houvesse referências diretas a Dragon Age 4, Miele fala sobre os “mundos de fantasia” da Bioware, o que é suficiente para nós, pelo menos.

Dragon Age 4: veja tudo o que sabemos sobre o novo game! - Foto: Reprodução/ Digital Trends
Dragon Age 4: veja tudo o que sabemos sobre o novo game! – Foto: Reprodução/ Digital Trends
Dragon Age 4: veja tudo o que sabemos sobre o novo game! – Foto: Reprodução/ Digital Trends

Se as imagens acima não são de  Dragon Age 4, são de algum outro RPG de fantasia épico da Bioware. Dado que sabemos que Dragon Age 4 está em desenvolvimento ativo, é seguro assumir que elas são do quarto game da série. Além disso, as imagens mostram claramente o lírio vermelho.

Cancelamento de Dragon Age 4 e a “nova” versão do jogo

O Dragon Age 4 que esperamos chegar em algum momento não é o Dragon Age 4 que a Bioware começou a produzir há alguns anos atrás. Em um relatório do Kotaku, os desenvolvedores da Bioware confirmaram que começaram a trabalhar em Dragon Age 4 quase imediatamente após o lançamento do  DLC Trespasser. Após a DLC, a equipe se separou, com a maioria dos trabalhadores se mudando para Mass Effect: Andromeda. Alguns, incluindo o diretor criativo do Dragon Age, Mike Laidlaw, ficaram para começar a trabalhar no próximo trabalho da icônica franquia de fantasia da Bioware.

Esse jogo, de codinome Joplin, tinha um escopo menor em comparação com o Inquisitionembora mais repleto de detalhes. Após os problemas de desenvolvimento do lançamento de um jogo em cinco plataformas simultaneamente – o caso de Inquisition de 2014 – a Bioware tinha um pipeline de desenvolvimento muito mais simplificado, que na época, se esperava que levaria a um novo título de Dragon Age em tempo recorde. De acordo com funcionários da Bioware que trabalharam em Joplin, “esse jogo nunca será feito”.

A equipe de Joplin mudou muito, primeiro para terminar Andromeda, depois para Anthem. Após o tumultuado lançamento do Anthem, a  EA cancelou Joplin, supostamente devido à falta de componentes de serviço ao vivo, e reduziu a equipe de Dragon Age 4  para trabalhar em um novo projeto: Morrison.

O “novo” Dragon Age 4

Morrison é o Dragon Age 4 em que a Bioware está trabalhando agora, embora não esteja claro quanta influência Joplin terá no produto final. Algumas mudanças na administração sugerem que nem todas as mudanças são as melhores, pois Mike Laidlaw deixou o estúdio logo após a reestruturação. Um desenvolvedor que trabalha no jogo disse que Morrison é um novo projeto no balanço da EA, livre do ônus financeiro acumulado por Joplin. Então, é um jogo novinho em folha, pelo menos aos olhos do público.

Mike Laidlaw não está totalmente fora de cena

Embora Mike Laidlaw tenha deixado a Bioware logo após o início do trabalho em Joplin, sua marca ficará, sem dúvida, no Dragon Age 4.  Em resposta a um fã no Twitter, Laidlaw disse que a equipe geralmente olha dois jogos à frente ao construir histórias para os jogos do Dragon Age. Isso significa que durante o Dragon Age II, a Bioware provavelmente já estava olhando para o Dragon Age 4, mesmo que o produto final tenha alterações. Laidlaw continuou dizendo que “poderia dizer o que estaria presente em um 5º jogo, caso seja anunciado algum dia”.

O trabalho está em andamento, mas apenas em casa

A indústria de videogames teve alguns meses difíceis com o coronavírus, forçando os desenvolvedores que trabalham com prazos já apertados a começar a trabalhar em casa. Esse é o caso da Bioware, mas, de maneira positiva, a equipe está trabalhando no Dragon Age 4. Mark Darrah, produtor executivo da Bioware e condutor do trem “hype” de Dragon Age 4 , twittou que a equipe está trabalhando no próximo Dragon Age em casa e, melhor ainda, progredindo.

Com exceção de “trabalhar em casa é mais difícil”, Darrah não indica se a pandemia acabará afetando a data de lançamento de Dragon Age 4, mas, dado o estado dos atrasos nos jogos, essa é provavelmente uma suposição segura. Antes da pandemia, o gerente geral da Bioware, Casey Hudson, confirmou que a equipe em Edmonton estava nos estágios de pré-produção de um jogo sem aviso prévio, mas que “o Dread Wolf retorna”. Se isso não é Dragon Age 4,  não sabemos o que poderia ser.

Um jogo “ao vivo” de Dragon Age

No relatório do Kotaku, a Bioware confirmou que o próximo jogo do Dragon Age terá elementos de serviço ao vivo. Presumivelmente, isso vem da EA, que nas chamadas de ganhos anteriores continuou apoiando os jogos com um ciclo de monetização após o lançamento. Após o relatório, Casey Hudson twittou o seguinte:

Como um funcionário da Bioware disse a Jason Schreier, “Os jogos do Dragon Age mudam mais do que outros jogos”, para que não tenhamos uma direção clara sobre os elementos de serviço ao vivo. Mesmo que o fizéssemos, eles provavelmente mudariam, pelo menos de acordo com a Bioware funcionários. Entretanto, os relatórios fora do estúdio sugerem que eles serão focados apenas no modo multiplayer, com a campanha principal para um jogador intocada pelas microtransações.

O tweet de Hudson confirma ainda mais a falta de intromissão na história principal, dizendo que os elementos ao vivo são “para contar histórias após a história principal”.

Configurações de Dragon Age 4

Dragon Age 4: veja tudo o que sabemos sobre o novo game! – Foto: Reprodução/ Digital Trends

Se os jogos anteriores ainda estão por vir, Dragon Age 4 acontecerá em Tevinter Imperium, uma nação muito referenciada, mas nunca visitada, em Thedas. O final do DLC Trespasser praticamente confirma que o próximo jogo ocorrerá lá, enquanto o Inquisidor apunhala uma adaga em um mapa centrado em Tevinter. Vários escritores de Dragon Age também lançaram uma coleção de contos no início deste ano chamada Dragon Age: Tevinter Nights, então essa provavelmente é uma boa indicação também.

Perguntas Frequentes

Quando Dragon Age 4 será lançado?

O ano fiscal da EA termina em 31 de março, portanto, dada a declaração de Jorgensen aos investidores, não veremos nada até pelo menos abril de 2022. É a primeira vez que veremos o novo jogo de Dragon Age, mas a espera pode se estender até março de 2023.

Onde o novo game se passará?

Ainda não há uma confirmação, mas Dragon Age 4 deverá acontecer em Tevinter Imperium, uma nação muito referenciada, mas nunca visitada, em Thedas. O final do DLC Trespasser praticamente confirma que o próximo jogo ocorrerá lá, enquanto o Inquisidor apunhala uma adaga em um mapa centrado em Tevinter. 

Fonte: Digital Trends

Gostou? O que achou? O que você espera de Dragon Age 4? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!