Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A pandemia do coronavírus fez com que muita academias e escolas de determinados exercícios físicos fechassem as portas por um período de tempo. Dessa forma, muitas pessoas optaram pela prática de atividades físicas dentro da própria residência. Aproveitando essa maré, muitos aplicativos se tornaram populares, como o Down Dog que auxilia os usuários a praticar Yoga.

Veja também os melhores aplicativos para adicionar música a sua foto!

A ferramenta é paga, no entanto, o seu download está disponível de forma gratuita até o dia 15 de Junho. Após o término do período gratuito, para adquirir o produto de forma definitiva, basta pagar US$ 7,99 por mês ou US$ 49,99 por ano. Se comparado as aulas presenciais de Yoga, o preço é consideravelmente baixo, mas recomendamos que teste o aplicativo antes de realizar qualquer compra, já que você pode acabar não se adaptando a ele ou até não gostando. Além disso, o aplicativo está totalmente em português, facilitando o entendimento dos usuários.

Pensando em quem deseja adquirir o aplicativo para praticar Yoga na própria residência, fizemos uma análise sobre o Down Dog. Veja abaixo:

Conhecendo o Down Dog

O Down Dog se destaca primeiramente pela suas configurações. Tudo que você precisa fazer é preencher cada uma delas de acordo com sua preferências e pressionar o botão “Começar”. Dessa forma, o aplicativo apresenta mais 60.000 configurações diferentes, dificultando que ele se torne repetitivo e até cansativo. No entanto, vale lembrar que muitas das opções de configurações estão disponíveis apenas na versão premium do aplicativo.

As configurações do seu exercício já estão disponíveis logo no momento em que você abre a ferramenta. É possível escolher entre o tipo de Yoga, o seu nível, impulso (Tipo de exercício, como alongamento, respiração e alongamento), duração da sessão e duração da savasana (É o tempo que você gostaria de ficar na posição de descanso ao final do treino).

Caso você selecione a opção “Mais”, poderá fazer alguns ajustes técnicos, como alterar a música, o ritmo, alterar a voz do instrutor entre masculino e feminino, quantidade de explicações para cada posição e a qualidade do vídeo.

Down Dog
Down Dog – Reprodução/Rafael Pimenta

Na parte de baixo da interface inicial, existem algumas guias que podem ser escolhidas, como a “Jornadas”, “História”, “Favoritos” e “Configurações”. Em “Jornadas” você pode escolher entre alguns tipos de Yoga e o tempo da sessão, para fazer um treino mais “Padrão”. Em “História”, você verá todo o seu histórico de exercícios. A guia “Favoritos” é onde ficam salvos os treinos que você salvou, sendo que é possível salvá-los para treinar quando estiver sem internet. Por fim, a aba “Configurações” ficam todas as configurações possíveis da ferramenta.

Além disso, o aplicativo é muito personalizável e o seu “Instrutor” demonstra cada uma das posições de modo que você consiga acompanhar. Vale mencionar que cada “vídeos” possui um narrador explicando como o movimento deve ser feito.

Como são os exercícios?

Caso você seja um iniciante em Yoga, provavelmente irá sofrer um pouco no começo. Inclusive, após a primeira sessão, é quase certo que você voltará ao menu e olhará se escolheu a dificuldade correta. Isso acontece, pois algumas poses são bem difíceis, mesmo no iniciante. No entanto, é claro que com um pouco de prática de você conseguirá dominá-los. Mas se prepare para suar

Down Dog
Down Dog – Reprodução/Rafael Pimenta

Sobre as aulas, não foge muito do que se espera de um aplicativo de Yoga. Elas consistem em uma pessoa demonstrando as posições com uma voz guiando o modo que devemos fazer os exercícios. Vale mencionar que a voz é muito calma e as descrições são suficientemente boas para conseguir entender o exercício sem ao menos precisar olhar para a tela.

Um ponto interessante, é que você pode mudar o ângulo do vídeo, portanto poderá tirar algumas dúvidas sobre o posicionamento correto. Além disso, é possível aumentar a voz do seu “Instrutor” caso acredite que a música esteja muito alta.

Se a música estiver muito alta, você poderá aumentar a voz.
Down Dog – Reprodução/Rafael Pimenta

A escolha do tipo de música que toca durante os exercícios é um dos pontos altos do aplicativo. Você pode escolher sons da natureza ou ruído, como de costume, mas também pode escolher outras mais agitadas, como algumas de violão e sucessos da música estrangeira, como Wake Me Up, de Avicii. Acredito que em alguns momentos, o que leva o usuário a continuar praticando o exercício é justamente a música, já que as posições são consideravelmente complicadas. Dessa forma, a ótima “trilha sonora” faz com que o tempo passe mais rápido.

Após terminar a aula, caso tenha gostado dela, é possível adicioná-la ao seus favoritos para poder praticar quando quiser. Lembrando que ainda é possível baixá-las para fazer quando estiver desconectado.

O preço vale a pena?

A resposta dessa pergunta varia muito de acordo com o usuário. Caso você goste de Yoga, mas não tem condições de pagar uma aula presencial, que costuma ter um preço bem salgado, o aplicativo é uma boa alternativa. Além disso, você pode usá-lo por um determinado tempo de forma gratuita.

No entanto, caso você não seja muito fã da prática, talvez seja escolher outro aplicativo gratuito ou ir atrás de outros exercícios.

De qualquer forma, experimente o Down Dog pelo menos durante o seu tempo gratuito. Caso você tenha um celular Android, basta clicar aqui para fazer o download. Caso você tenha um celular iOS, basta clicar aqui.

Gostou? Já utilizou esse aplicativo? O que você acha de Yoga? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!