Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Usando uma mistura de geração de mundo aleatório, morte permanente e opções de fabricação robustas, ‘Don’t Starve’ oferece aos jogadores a emoção da exploração de mundo aberto com um toque sombrio e orientado para a sobrevivência. Enquanto as primeiras horas de cada jogo são preenchidas com oportunidades empolgantes, a manutenção de seu personagem com muitos recursos e as ameaças mortais que habitam o mundo fazem de ‘Don’t Starve’ uma longa e lenta jornada para lugar nenhum.

Veja também o review de Crackdown 3!

‘Don’t Starve’ causa uma ótima 1ª impressão. Você não consegue virtualmente nenhuma configuração de história. Assim, a sobrevivência é o nome do jogo. O estilo de arte cartoon torna a exploração do seu mundo enorme e aleatório uma alegria. Além disso, encontrar novos animais como o poderoso “beefalo” e os assustadores “pássaros altos” fornece um fluxo constante de surpresas. O começo é um pouco despreocupado; porque você não investiu tempo no mundo, não tem nada a perder mergulhando e fuçando.

O jogo se torna sério aos poucos

Don't Starve: veja o review completo do game! - Foto: TT MAS
Don’t Starve: veja o review completo do game! – Foto: TT MAS

As coisas se tornam gradualmente mais sérias conforme certas realidades se instalam. A sobrevivência requer coleta constante de recursos, conforme você coleta alimentos, constrói ferramentas e lentamente remonta a aparência de um acampamento com os itens que você pode criar a partir do extenso sistema de fabricação. A jogabilidade é difícil, mas bem gratificante, e oferece uma variedade de caminhos a serem explorados para evitar a morte.

Infelizmente, parece que a desenvolvedora Klei passou mais tempo imaginando maneiras de tornar o jogo difícil do que maneiras de torná-lo divertido. Apenas encontrar os recursos para criar as ferramentas básicas pode ser um desafio, dependendo do layout aleatório de seu continente. Além disso, os artesanatos necessários para itens valiosos conflita com a rotina diária de sobrevivência. À noite, você se amontoa ao redor de uma fogueira, esperando que as inúmeras criaturas perigosas do mundo não o encontrem. O dia não é muito melhor, já que a maioria dos animais pode matá-lo com alguns golpes se você não estiver usando armadura. Uma grande parte do seu dia é gasta reunindo os recursos necessários para manter sua fome, saúde e sanidade sob controle e garantindo que você tenha combustível suficiente para quando a noite chegar novamente.

Morte permanente

 Don't Starve: veja o review completo do game! - Foto: GI MAS
Don’t Starve: veja o review completo do game! – Foto: GI MAS

Eu sou um fã de morte permanente em jogos, mas ‘Don’t Starve’ empurra minha apreciação pelo conceito além de seus limites. O game ‘XCOM’ alivia a dor de perder soldados amados porque suas mortes são parte de uma guerra maior e persistente. Já jogos como ‘Spelunky’ e ‘The Binding of Isaac’ são projetados para serem experiências curtas – morrer é mais fácil de engolir quando um jogo dura apenas alguns minutos. ‘Don’t Starve’ não se ajusta a nenhum modelo.

Desse modo, a maioria dos meus jogos durava horas antes de chegar a um fim sombrio sobre o qual eu tinha pouco controle. Quando eu mesmo construí alguns terrenos agrícolas para cultivar alimentos, uma gaiola para guardar e produzir sementes e uma panela elétrica para cozinhar comida melhor em um jogo, fui massacrado por uma matilha de cães errantes. Enquanto colhia madeira para construir algumas paredes improvisadas em outro jogo, o monstruoso guarda-árvores ganhou vida e se vingou de mim derrubando seus irmãos coníferos.

Uma vez que você esteja morto, o mundo estará perdido para sempre, junto com tudo que você criou nele. Existem alguns métodos de uso único para ressuscitar o seu personagem, mas habilitá-los exige tanto esforço quanto qualquer outra demanda disputando a sua atenção. Além disso, ele também deixa seu corpo reanimado em uma situação ainda mais perigosa, já que você renasce sem nenhum item ou equipamento.

Customizando o seu mundo no começo

Don’t Starve: veja o review completo do game! – Foto: GI MAS

A graça salvadora de ‘Don’t Starve’ é que ele permite que você personalize o seu mundo antes de começar. Depois de ser abatido por uma matilha de cães em um jogo, eu diminuí sua frequência para a próxima partida. Aumentar objetos como árvores, pedras e arbustos de bagas torna mais fácil sobreviver e acelera de forma significativa o trabalho.

Ajustar as variáveis ??do mundo tornou minhas jogadas subsequentes mais fáceis e divertidas, mas mesmo quando a morte era menos uma ameaça imediata (mas ainda onipresente), eu me perguntei para que servia tudo isso. O ‘Minecraft’ é popular porque permite que você construa virtualmente qualquer coisa que você possa imaginar. ‘Don’t Starve’ não tem essas opções criativas. Seu objetivo é simplesmente sobreviver o maior tempo possível. 

O modo “Adventure” (acessado por uma porta escondida em algum lugar de sua ilha) simplesmente o desafia a sobreviver e montar teletransportadores em seis mundos cada vez mais difíceis, com muito pouco na forma de uma narrativa ou recompensa. Cada jogo dá a você XP que desbloqueia novos personagens para jogar como nas jogadas subsequentes, mas as diferenças entre eles são mínimas. Tudo isso significa que, embora haja muito conteúdo para explorar, sobreviver por sobreviver é a única razão para continuar jogando.

Um game para jogadores “hardcore”

Don’t Starve: veja o review completo do game! – Foto: IG MAS

Um pequeno grupo de jogadores “hardcore” se divertirá com a dificuldade punitiva de ‘Don’t Starve’, mas sem um melhor senso de progressão ou propósito abrangente, há experiências de jogo mais divertidas e recompensadoras para gastar seu tempo. Estou interessado em ver o que a Klei apresenta nas prometidas atualizações futuras do jogo, mas mesmo quando se joga em um mundo personalizado ao seu gosto, a emoção de ‘Don’t Starve’ é passageira.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!