Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Uma das maiores semanas de lançamento de filmes do ano é sempre o Dia de Ação de Graças no EUA. Enquanto  ‘Ghostbusters – Mais Além’ e ‘Casa Gucci’ procuram ir cabeça a cabeça nas bilheterias, um dos filmes que está passando despercebido é ‘Resident Evil: Welcome to Raccoon City’. O filme se baseia na popular franquia de jogos de terror de mesmo nome. Assim, faltando uma semana para a estreia, Johannes Roberts, o escritor e diretor do filme, sentou-se com a Entertainment Weekly para discutir todas as coisas sobre ‘Resident Evil’.

Veja também todos os filmes da franquia Resident Evil!

Na entrevista, Roberts falou sobre como ele assinou o projeto antes de saber o que Constantin Film, a equipe de produção por trás de todos os filmes de ‘Resident Evil’, queria fazer com este filme em particular. No entanto, ele e os produtores apenas clicaram dizendo que tinham o mesmo, “senso de humor bizarro”. Assim, ele continuou dizendo: “Eles tinham alguns materiais que estavam olhando, mas não sabiam realmente o que estavam indo fazer. “No entanto, eles sabiam uma coisa sobre a direção do projeto”. Isso precisava ser algo totalmente diferente dos filmes anteriores da franquia.

Dessa forma, Roberts falou brevemente sobre a última iteração do filme, que gerou seis filmes estrelados por Milla Jovovich. “Eles nunca foram realmente sobre os jogos. Eu sou um cara do terror. Eu sou um cara Stephen King. Sou um cara do John Carpenter. Todas essas coisas estão embutidas no tecido deste filme”, ele continuou dizendo.” Eu estava tipo, ‘Vamos fazer um filme de terror de novo’. Para qualquer fã de terror, essa citação deve ser música para os seus ouvidos.

Diretor de 'Resident Evil: Welcome to Raccoon City' explica suas influências para o filme! - Foto: CO MAS
Diretor de ‘Resident Evil: Welcome to Raccoon City’ explica suas influências para o filme! – Foto: CO MAS

O filme chega na quarta

A primeira tentativa bem-sucedida de trazer esta série de jogos para a tela grande teve muita ação. A série de jogos passou por uma crise de identidade semelhante. Ele foi dos jogos estritamente de terror das três primeiras entradas para ‘Resident Evil 4’, que combinava muito bem terror com sensibilidades de ação mais modernas, para os menos elogiados ‘Resident Evil 5 e 6’, que eram jogos de ação e aventura diretos. Com a reinicialização de ‘Resident Evil 7: Biohazard’, a série voltou às suas raízes de terror. Assim, o remake aclamado pela crítica de ‘Resident Evil 2’ em 2019 impulsionou Robert para fazer este filme.

Enquanto Roberts cita filmes como ‘O Preço da Verdade – Dark Waters’ de Mark Ruffalo e a série de TV ‘Chernobyl’ como uma influência cinematográfica, o diretor disse: “Lembro-me de jogar esse segundo jogo e ir, ‘Este é o filme. É isso’”. Ele ainda disse: “Isso me surpreendeu completamente. A estética disso, o tom, o clima. Eu estava tipo, ‘Esta é a pedra angular do que vamos fazer.’ “Dos trailers e dos bastidores anteriores, essa é a vibe que essa adaptação cinematográfica dá a você. Um filme verdadeiramente assustador que combina o close “quarters terrors” da mansão e do departamento de polícia dos dois primeiros jogos com o caos tenso da própria Raccoon City. Assim, Roberts continuaria a dizer:

“Acho que [Welcome to Raccoon City] configura tudo muito bem, uma história de origem para cada um de nossos personagens, acho que seria muito importante para mim que não usássemos isso apenas como um trampolim para, em seguida, apenas partir para nosso próprio mundo louco. Acho que há tanto nos jogos que é tão fascinante e empolgante que eu realmente adoraria continuar a explorar isso.”

 Diretor de 'Resident Evil: Welcome to Raccoon City' explica suas influências para o filme! - Foto: CO MAS
Diretor de ‘Resident Evil: Welcome to Raccoon City’ explica suas influências para o filme! – Foto: CO MAS

Na entrevista, Roberts também chamou ‘Resident Evil 4‘ de “um jogo tão incrível e inovador”. Inclusive, ele anteriormente mostrou interesse em adaptar essa história para o próximo filme, mas também admitiu que não teve a chance de jogar o último jogo principal da série, ‘Resident Evil Village’. A razão é realmente muito engraçada. Como a maior parte do mundo, Roberts não conseguiu colocar as mãos em um PS5. O que é estranho de pensar, considerando que o filme está sendo feito pela Sony, que também faz o PS5. Ele brincou dizendo: “talvez você pudesse colocar isso no seu artigo. O pobre diretor está desesperado. Vou abandonar quaisquer sequências futuras.”

O horror daquele jogo remontava ao equilíbrio de ‘Resident Evil 4’ entre horror e ação, ao mesmo tempo em que adicionava muitas histórias interessantes que recontextualizavam a série inteira. Quando Roberts joga esse jogo, há muito o que explorar para futuras sequências de filmes, se ‘Welcome to Raccoon City’ for bem-sucedido. Além disso, Roberts também confirmou que o filme não pertence ao mesmo universo da próxima série ‘Resident Evil‘ da Netflix  dizendo que são “duas coisas muito distintas. Exclua o nome, realmente não há nenhum crossover aqui”. Ele expande isso dizendo: “É uma fera de ficção científica muito diferente da Netflix, enquanto este [filme] é de terror retrô, ao estilo de Stephen King. E isso é super, super fiel aos jogos, enquanto o programa da Netflix é sua própria besta, pelo que eu entendo.”

 Diretor de 'Resident Evil: Welcome to Raccoon City' explica suas influências para o filme! - Foto: CO MAS
Diretor de ‘Resident Evil: Welcome to Raccoon City’ explica suas influências para o filme! – Foto: CO MAS

De qualquer forma, o filme parece trazer a série de volta ao seu início de terror e, com sorte, ser um dos primeiros filmes de jogo a traduzir o material com precisão do console para a tela grande. ‘Resident Evil: Welcome to Raccoon City’ será lançado exclusivamente nos cinemas no dia 24 de novembro. Por fim, o filme é estrelado por Kaya Scodelario, Avan Jogia, Robbie Amell, Hannah John-Kamen, Tom Hopper, Lily Gao e Neal McDonough.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!