Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Na hora de criar qualquer projeto web, alguns detalhes são fundamentais para quem quer ter um site ou um blog profissional. A plataforma, por exemplo, é um deles, pois quanto mais intuitiva e mais recursos apresentar, melhor será o desempenho do seu projeto.

Investir em uma plataforma, tais como Joomla! ou o WordPress tem lá as suas vantagens, porém é preciso pensar em um outro detalhe importante: uma boa hospedagem de site.

Diante de um bom serviço de web hosting o seu site passa a contar com várias vantagens, como mais velocidade no carregamento das páginas, backups e suporte técnico.

Hoje em dia no mercado há diferentes tipos de hospedagem de sites. E cada uma delas é ideal para um tipo diferente de projeto. As que você vai ver com frequência por aí são a hospedagem VPS, a compartilhada e a hospedagem Cloud.

Nesse post você vai descobrir quais são as diferenças básicas e as vantagens entre a hospedagem compartilhada e a hospedagem Cloud.

As vantagens da hospedagem de sites compartilhada

Uma grande quantidade de sites e blogs que você acessa possui hospedagem compartilhada. Quem sabe ela seja a ideal também para o seu projeto.

De uma forma geral, a hospedagem de sites compartilhada não tem esse nome por acaso, pois por meio dela o seu site se encontra em um servidor que armazena vários outros sites. Esses sites dividem os mesmos recursos e vantagens.

Imagem relacionada

Para entender melhor o funcionamento desse tipo de hospedagem, não custa imaginar que a internet seja uma cidade. Nessa cidade cada site que você acessa fica hospedado em condomínios.

No caso da hospedagem compartilhada vários sites dividem o mesmo servidor, como se fossem apartamentos em um prédio

Não custa lembrar que, quando o assunto é hospedagem de sites, o servidor é um supercomputador apropriado para armazenar os sites, os tornando disponíveis para o acesso dos usuários.

A hospedagem compartilhada é a mais recomendada para quem tem um site institucional ou um blog pessoal que exige poucos recursos.

Um dos grandes benefícios desse tipo de hospedagem é o preço, pois é o serviço que menos pesa no bolso do usuário.

Por outro lado, a hospedagem compartilhada apresenta alguns limites, já que todos os seus recursos são divididos com outros clientes, ou seja, com outros “moradores” que dividem o mesmo prédio (servidor).

Outra vantagem da hospedagem compartilhada é a sua praticidade, pois ela oferece funcionalidades avançadas sem comprometer a usabilidade.

De uma forma geral, quando o assunto é a hospedagem compartilhada, as empresas de web hosting apresentam um painel de gerenciamento intuitivo e de fácil acesso, permitindo que você gerencie melhor o seu site.

Como é a hospedagem cloud?

O termo “cloud” cada vez mais está no vocabulário de quem possui algum projeto na web, seja quem é profissional de programação, seja também o usuário comum, que procura as melhores tecnologias para armazenar os seus arquivos.

O fato é que o termo “cloud computing” (computação em nuvem) já é utilizado desde a década de 90, porém recentemente ele ganhou mais protagonismo.

O fato é que hoje a tecnologia cloud exerce grande importância, um dos exemplos disso é o Microsoft Azure, que vem se expandindo a cada dia. 

Esse programa é uma plataforma para a execução de serviços na nuvem, sendo muito útil para desenvolver aplicativos para uma empresa, bem como armazenar arquivos.

Já quando o assunto é serviço de hospedagem de site, a tecnologia em nuvem aparece na forma da hospedagem Cloud.

O funcionamento dela consiste em disponibilizar na web um ou até mais de um servidor virtual. Tais servidores, como o próprio nome indica, não estão localizados em um único computador, mas em vários deles.

Um dos benefícios que essa distribuição de servidores proporciona é aliviar a capacidade de funcionamento da máquina, proporcionando com isso um melhor desempenho para o seu site.

Não é à toa que se o seu projeto na web for uma loja virtual ou um grande portal de notícias com tráfego elevado, a hospedagem Cloud é muito bem-vinda. Veja a seguir algumas  das suas vantagens.

Elasticidade

Graças à hospedagem cloud você pode aumentar ou reduzir os seus recursos conforme considerar necessário para o seu projeto. Isso tira a necessidade de fazer um upgrade do seu plano de hospedagem caso seja necessário expandir recursos do seu site.

Controle econômico

A cobrança da hospedagem Cloud diz respeito apenas ao que é utilizado. Sendo assim, o usuário não paga por recursos que ele não utilizou como ocorre, por exemplo, ao utilizar o Servidor Dedicado.

Mais capacidade de processamento

Visto que a hospedagem cloud se trata de um computador virtual que está distribuído entre vários computadores reais, o processamento e a capacidade de armazenamento são ampliados de forma ilimitada.

Essa lógica de processamento em nuvem é a mesma encontrada em alguns softwares de compartilhamento bem conhecidos nos dias de hoje. Pois é, estamos falando do Google Drive e do Dropbox.

Conclusão

Se o seu site ou blog é um projeto pequeno e em início de atividades, a hospedagem compartilhada é uma ótima alternativa. O tom da conversa muda se o seu projeto for uma loja virtual, aí o ideal é a hospedagem Cloud.

Portanto, o tipo do seu projeto vai contar muito na hora em que você optar pelo melhor tipo de hospedagem de sites.