Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Enquanto nunca mais ouvimos falar no Projeto Astoria, que previa a emulação de APPs do Android no Windows 10 Mobile, um projeto muito mais interessante começou a ganhar força, que é o Projeto Islandwood.

O Projeto Islandwood tem como principal finalidade ajudar desenvolvedores (DEVs) de APPs e Jogos para o iOS, a portarem suas criações para o Windows 10 e Windows 10 Mobile. Esse projeto faz parte do pacote de projetos que envolvem o “Microsoft Bridge”, que consistem em fornecer ferramentas essenciais para aproveitar o máximo o código original de aplicações criadas para outra plataforma, convertendo tudo o que for possível em um código funcional dentro do SDK do Windows 10, dando assim a chance de DEVs de outros S.O. trazerem suas criações muito mais facilmente para o Windows 10, pois, eles precisarão fazer pequenas alterações e acréscimos no código para obter um APP ou jogo 100% funcional, e quem sabe até no formato Universal do Windows.

Windows-Bridge-for-iOS-800x400

Para facilitar ainda mais a vida desses DEVs, nas próximas semana a Microsoft lançará uma nova ferramenta web capaz de analisar, de forma automática, se esse ou aquele APP pode ser portado por meio dessa “Ponte” (Microsoft Bridge). A ferramenta retornará um pequeno relatório em seu browser que irá mostrar quanto trabalho o DEV tem pela frente e ainda pode oferecer alternativas viáveis para dar continuidade a portabilidade. Com a palavra, a Microsoft:

Queremos torná-lo (o processo) tão fácil quanto possível para começar com a Ponte do Windows para iOS. Nas próximas semanas, estaremos lançando uma ferramenta web que irá analisar automaticamente se o seu aplicativo possui compatibilidade com a Ponte e esta lhe dará resultados direto em seu browser. Você será capaz de ver exatamente o quanto de trabalho que você terá que fazer para trazer seu aplicativo para o Windows, juntamente com sugestões, dicas e soluções alternativas para todas as bibliotecas que você está usando e que a ponte não suporta ainda.

Cremos que o lançamento dessa ferramenta é parte essencial do plano da Microsoft para “encher” a Windows Store e novos e bons APPs, e como todos sabem, melhor lugar não poderia existir para garimpar bons DEVs do que na APP Store da Apple.

Quanto a questão do Projeto Astoria, antes que comecem os questionamentos, saibam que a Blackberry já investiu nessa emulação no BB10 (Blackberry SO – Sistema operacional proprietário da Blackberry que equipava seus dispositivos até 2015) e de nada adiantou, tanto que hoje o S.O. foi praticamente abandonado, perdendo seu espaço para o próprio Android.

Como o Satya Nadella, CEO da Microsoft, já disse anteriormente, o que o Windows precisa é um público constante, visceral, que venha a plataforma porque quer e não por falta de opções ou por ser uma alternativa mais barata, e para isso é preciso ter conteúdo de qualidade criada para a plataforma. A ideia da emulação no Windows 10 Mobile pode provocar o mesmo efeito que causou no BB10, enquanto a portabilidade de APPs do iOS ou de Web APPs, só trará benefícios para o S.O.

Fontes: Frawin via: WC