Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O mais recente relatório da Kantar WorldPanel parece confirmar o que a maioria de nós já sabia… os usuários do Windows Phone estão migrando para o Android.

Os dados são referentes às vendas de smartphones durante os meses de julho, agosto e setembro de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Como podemos ver na tabela abaixo, a porcentagem de smartphones com Windows vendidos na Itália, por exemplo, que foi um dos maiores redutos do S.O., caiu 3 pontos passando a representar apenas 1,8% do total. Nesse mesmo mercado o Android foi de 82,3% para 84,6%, um aumento de 2,3%, enquanto o iOS teve apenas 0,7% no aumento de vendas. 

Se considerarmos os cinco principais mercados europeus (Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha = EU5), vemos como o Android ficou em primeiro lugar na classificação com 80% (+2,9%) entre os smartphones mais vendidos, a Apple em segundo lugar com 18,7 % (-0,1%) e seguir a Microsoft representando apenas 1,1% (-2,7%) das vendas no período.

Veja que tanto a Apple como a Microsoft registraram queda nas vendas quando comparamos os período. O lado da Microsoft nós até entendemos, já que nada novo foi lançado com o Windows 10 Mobile já tem muito tempo, porém, o caso dos iPhones da Apple é atípico, então, muitos usuários do Windows Phone sem dúvida estão migrando para o Android e quem sabe até mesmo usuário do iPhone estariam fazendo o mesmo.

É triste ver tamanha dominação do Android nesse importante mercado. Seu domínio no mercado de smartphone já se aproxima do tamanho do domínio do Windows no mercado de PCs, que até abril deste ano era de cerca de 92%. Nós acreditamos que nenhum tipo de monopólio é benéfico para o consumidor, então, sem dúvida alguma torcemos por um mercado com mais concorrência e com mais opções, seja no seguimento Mobile, como também no de Desktops.

Agora a questão é… será que a Microsoft poderá, um dia, quem sabe, se aventurar novamente no mercado de smartphones? Ou devemos apenas esperar pelo lançamento de uma nova categoria de Laptops Ultra Portáteis? Como o mítico Surface Phone?