Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Atualmente os três maiores e mais populares sistemas operacionais para dispositivos móveis do mundo são em ordem de grandeza: Android, iOS e Windows Phone, mas, se depender dos criadores da Cyanogen esse cenário vai mudar, com o CyanogenMod tomando o lugar do Windows Phone.

cyanogen-inc-1

Na verdade o plano é tomar a liderança global do mercado mobile desbancando até mesmo a própria Google e a sua versão do Android. Sim, por que a Google não é dona do Android, mas sim, da verão mais usada deste software, que em essência é Open Source.

E falando em código aberto, a Cyanogen vai apostar justamente nessa característica do Android e lançar uma versão completamente “livre”, com a qual as fabricantes poderão fazer tantas modificações quanto julgarem necessárias. Seria esse o caminho para a dominação total, já que estamos falando de um software puro, grátis e livre de amarrações da Google, por exemplo. A questão é que antes disso eles precisam desbancar a Microsoft e o Windows Phone, melhor dizendo, o Windows 10.

O discurso da Cyanogen não muda, eles sempre falam que o Open Source é o futuro, mas essa “conversa” não é nova. De fato eles tem muito potencial, porém, a tarefa não será fácil. Por que? Por que a Microsoft está construindo um ecossistema poderoso com o Windows 10 que será muito atrativo tanto para usuários, como também para empresas e desenvolvedores. E como sabemos que o Windows é o software mais usado em todo o mundo, eles têm a vantagem de já ter o público alvo em suas mãos.

Depois disso temos a Apple e o seu iOS, um software já consolidado no mercado que tem um nicho próprio e uma quantidade considerável de fãs que não abrem mão de usufruir das criações de Steve Jobs e Cia. Por último temos a gigantes das buscas, a Google, que sem dúvida não vai deixa barato qualquer investida da Cyanogem pra cima da sua versão do Android, que atualmente domina com folga o mercado mobile mundial.

Sendo assim, é bom a Cyanogen usar com cautela os mais de U$ 110 milhões de dólares que eles já arrecadaram de investimentos vindos de todos os lados, caso contrário, a queda vai ser grande… ou será que eles tem mesmo chance de dominar tudo e todos?

Fontes: OlharDigital