Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Cyanogen-Microsoft

Finalmente a Cyanogen abriu o jogo e falou oficialmente sobre sua parceria com a Microsoft. Esta empresa é responsável pelo CyanogenMod, que é a mais famosa ROM disponível para o Android. Segundo eles próprios, o objetivo e o ramo de atualização da Cyanogen é justamente o de sistema operacionais móveis com foco na evolução do Android, que é um software de código aberto.

Ainda falando sobre os objetivos da empresa, eles querem transformar o Android em um software ainda mais aberto, que ofereça condições equitativas para aplicações e serviços de terceiros, coisa que não acontece hoje com a versão do Android vendida pela Google.

Agora, eles anunciaram uma nova parceria com a Microsoft, que passará a oferecer seus aplicativos e serviços para usuários da Cyanogen, como os serviços do Bing, Skype, OneDrive, Office, Outlook e OneNote. Além disso, a Microsoft prometeu que criaria integrações nativas para seus apps e serviços para o S.O. da Cyanogen. Isto é, muita coisa poderá funcionar de forma parecida como acontece hoje no Windows e Windows Phone, dentro do próprio sistema sem a necessidade de fazer o download de aplicações, ou mesmo quando necessário, tudo será integrado.

Do outro lado do acordo a Cyanogen parece querer se livrar completamente dos serviços Google, já que adotará e passará a distribuir aplicativos da Microsoft. Tais apps de consumo, produtividade, mensagens, utilitários e serviços baseados em Nuvem, englobam os principais apps e serviços da Microsoft que substituíram os da Google.

Kirt McMaster, CEO da Cyanogen Inc, disse em nota: “Esta parceria com a Microsoft é emocionante e nos permitirá trazer novos tipos de serviços aos usuários móveis em mercados ao redor do mundo. ”

Já Peggy Johnson, vice-presidente executivo da Microsoft Corp., disse: “Nós continuaremos oferecendo experiências de classe mundial relacionadas a produtividade e comunicação no Windows, mas também estamos muito satisfeitos que os usuários da Cyanogen em breve serão capazes de tirar partido destes mesmos serviços poderosos.

O mais irônico dessa parceria é ver uma empresa que tem foco no Open Source apertando a mão de uma outra com foco no Software proprietário. De qualquer forma, ambas sairão ganhando e muitos com essa parceria. Se de um lado o objeto da Cyanogen é tomar o lugar do Android da Google no mercado mobile, do outro temos a Microsoft louca que isso aconteça de verdade, pois, quem sabe, abra espaço para o seu próprio software.

Sendo assim, essa parceria mais parece a união de duas frentes antagônicas que tem um mesmo objetivo… vencer a Google a qualquer preço.

Fontes: WMPoweruser