Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Cyanogen contra windows android ios

A Cyanogen é uma empresa que desenvolveu uma popular ROM alternativa para dispositivos Android que vem recheada de melhoramentos de desempenho entre outras coisas. Essa ROM também equipa de fábrica o OnePlus, um magnífico smartphone que agrada muita gente.

Alguém pode estar se perguntando o que a Cyanogen e o Android tem a ver com a Microsoft, bem, tem muito a ver, afinal, não tem muito tempo que a Microsoft investiu um bom montante no Cyanogen, e a Microsoft também ganha muito dinheiro em cima do Android devido a uma dezena de patentes usadas no sistema da Google. O lucro da MS com o Android passa da casa dos bilhões de dólares por trimestre.

Mas, a notícia de hoje não tem bem uma relação direta com nenhum desse dois fatos, a questão é que a Cyanogen já foi considerada como sendo um cavalo de Tróia para o Android, onde o principal objetivo era tomar a liderança do mercado de smartphones, tirando a versão do Android da Google da dianteira. Seu CEO chegou a fazer afirmações, como: “Eu sou o CEO da Cyanogen. Nós estamos tentando tirar o Android do Google”. Disse Kirt McMaster. Percebesse que seu plano ia muito mais além de simplesmente tomar a liderança do mercado, como também de transformar o Android no que ele deveria ser… um software completamente open source.

Nas mãos do Google o Android se tornou quase que um software proprietário, isso porque estamos falando da versão do Google do Android, e não do Android em si como código puro e livre de “amarras”. Esse sim é completamente livre, porém, a maioria das empresas escolhe a versão do Android desenvolvido pela Google devido a Google Play (Play Store) e o pacote de APPs básicos, como o Gmail, Google Maps, etc. Muitos podem não saber, mas, na verdade quem escolhe usar o Android do Google é obrigado a usar esse kit básico de APPs pré-instalados e não tem conversa para tirá-los.

A Cyanogen briga contra isso faz tempo, inclusive chegou a pré-instalar APPs da Microsoft em vez dos da Google em uma das versões do seu sistema, dando prioridade a APPs como o Outlook Mail, Office, OneDrive, entre outros. Mas, depois de saber de tudo isso, McMaster pode ter sonhado alto demais…

Cyanogen OS

APPs da Microsoft no Cyanogen OS

De acordo com fontes do pessoal do Android Police, a Cyaongen está demitindo 20% da sua força de trabalho e pode voltar seus esforços para sua versão open Source do sistema, mas também pode passar a dar mais prioridade ao desenvolvimento de APPs voltados para o Android. Isto é, pelo visto o plano de “tomar” o Android da Google ou mesmo de superar sua popularidade foi deixado de lado, e não era pra menos…

E não era para menos porque enfrentar o Android é muito difícil. A Microsoft sabe melhor do que ninguém do que estamos falando. Há anos a MS tenta emplacar o Windows Phone como o maior concorrente do S.O. do robozinho verde, já que o iOS da Apple não entra nessa disputa por ser um sistema proprietário e que roda em apenas um modelo de smartphone, o iPhone. Diferente do iOS, o Windows Phone/Windows 10 Mobile pode ser usado em aparelhos dos mais diversos OEMs, essa que é a única maneira de bater de frente com o Android. Muitos já tentaram e fracassaram, e parece que estamos diante de mais um fracasso.

Será que um dia alguém conseguirá destronar o Android? Seria essa a maior missão do Windows 10 Mobile?

Fontes: thenextweb