Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft começou uma campanha via e-mail aos desenvolvedores da Amazon Alexa na tentativa de levá-los a trabalhar em produtos para a Cortana. Os e-mails promovem a Cortana da Microsoft como sendo uma plataforma com um grande público estabelecido e um grande potencial para o crescimento futuro, devido ao fato de já estar funcionando nos dispositivos Windows 10, smartphones Windows 10 Mobile, Xbox, bem como em dispositivos Android e iOS.

Em um trecho do e-mail a Microsoft afirma:

“Cortana tem 145 milhões de usuários ativos mensais no Windows, Android, iOS e Xbox.

Microsoft está tentando convencer os desenvolvedores a portar suas habilidades da Amazon Alexa para o Kit de Habilidades da Cortana (CSK – Cortana Skills Kit), presumivelmente, prometendo maior alcance e engajamento.

Não está claro como os 145 milhões de usuários utilizam a Cortana. Usuários do Xbox sozinhos pode ser um dado. Há também perguntas sobre o espaço de uso e frequência. No entanto, 145 milhões de usuários ativos mensais prováveis, representam a maior base de usuário ativa em todos os assistentes de voz. Google Assistant tornou-se acessível aos milhares de usuários Android no início deste mês, mas há uma grande diferença entre o acesso e o uso mensal. Google pode fechar esta lacuna e rapidamente superar Microsoft. Isso não diminui o fato de que a Cortana já é um jogador-chave com uma base de usuários muito maior do que a Amazon poderia reivindicar hoje.

O poder de uma grande Base instalada de usuários

Cortana tem recebido críticas positivas, mas era percebida como bem atrás da Amazon e Google nas guerras de assistente de voz. Esta visão foi impulsionada em parte pela falta de um dispositivo dedicado de mesa da Microsoft, como o Amazon Echo ou o Google Home. O progresso da Cortana é um testemunho do poder de ter uma grande base instalada de usuários. Devemos lembrar a todos que este mercado ainda é muito novo, e jogadores como Apple com a Siri e a Samsung com o Viv,  ainda tem uma chance.

Este é o Amazon Echo, dispositivo voltados para casas conectadas que pode “ouvir” seus usuários. Ele é equipado com a Alexa

A importância das habilidades

Microsoft precisa construir neste momento e fornecer mais aplicativos de voz (ou seja, habilidades) que irão expandir a frequência e a amplitude da utilização da Cortana. É a provável motivação por trás da iniciativa atual da Microsoft em recrutar desenvolvedores da Amazon Alexa. Replicando rapidamente muitas das habilidades de alta qualidade disponíveis hoje para o Amazon Echo antes do lançamento do alto-falante inteligente Harman Kardon, o dispositivo terá mais apelo para os consumidores.

Harman Kardon anunciou em dezembro que o dispositivo estará disponível em 2017 e inclui a assistente de voz Cortana. A empresa deve ter visto o que aconteceu com a Sonos, já que o Amazon Echo comeu sua participação no mercado e em seguida a ultrapassou abruptamente. Para ser um alto-falante inteligente hoje, requer um assistente de voz para muitos consumidores.

Microsoft também sabe como é importante ter um grande número de aplicações para os usuários. A abundância inicial de aplicações para o sistema da Microsoft foi um fator-chave na sua vitória sobre IBM e Apple nos primórdios dos computadores pessoais. Pelo contrário, a falta de aplicativos para a Microsoft em dispositivos móveis, foi um prejuízo em sua concorrência contra Android e Apple. Neste mercado, o caminho mais rápido para conseguir mais habilidades para Cortana é recrutar os melhores desenvolvedores de habilidade da Alexa. O e-mail da Microsoft não deixa nenhuma dúvida:

Nós conseguimos reutilizar o código facilmente, modelos de linguagem e cartões que você criou para habilidades da Alexa — e as habilidades da Cortana irão trabalhar entre plataformas e dispositivos.”

Produtividade e Skype representam a diferenciação

O dispositivo da Harman Kardon será lançado “com habilidades e produtividade da Cortana, chamada de Skype bidirecional e extensa biblioteca de perguntas e respostas.

“Cortana pode ser a primeira assistente de voz a oferecer chamada de conectividade e a Microsoft tornou-se a líder de produtividade empresarial com suas ferramentas da suíte Office, comunicação e colaboração. Este é um outro conjunto de recursos que a Microsoft pode aproveitar para criar uma diferenciação da Alexa e Google Assistant.

Será interessante ver a reação do consumidor quando o dispositivo da Harman Kardon chegar ao mercado no próximo trimestre. E, sem dúvida, haverá outros dispositivos de consumo que irão colocar a Cortana no centro da casa. No entanto, com 145 milhões de usuários ativos mensais, a Cortana da Microsoft já é hoje, um jogador para prestar bastante atenção nas guerras de assistente de voz.

Fonte: VoiceBot