Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Desenvolvedores já podem testar um modo de área de trabalho nativo a partir do Android Q. Quem já viu o Samsung Dex em ação sabe do que estamos falando. É um recurso que está disponível no Android já há algum tempo, porém, não era algo nativo. Agora é!

Usuários do Windows 10 Mobile foram os primeiros a experimentar uma experiência de área de trabalha em um smartphone por meio do Modo Continuum do Windows 10. Outros fabricantes já haviam trazido propostas iguais, porém, nenhuma delas era tão eficiente quanto o Continuum. Algum tempo depois, veio a Samsung e trouxe o recurso para sua versão do Android, porém, mesmo com algum empenho da coreana poucos usuários tem explorado o Dex. Um dos principais motivos para isso pode ser o custo de aquisição do Dock necessário para completa funcionalidade. Na época dos Lumias 950 e 950 XL, diversas promoções traziam o Dock da Microsoft como “brinde”, o que facilitou um pouco sua popularização. Ele foi bastante explorado na época…

Agora, com o recurso ganhando ares de nativo do sistema, desenvolvedores diversos poderão aproveita-lo muito mais, pois, aplicativos em separado poderão executar modos de área de trabalho. O foco maior são os dispositivos com telas flexíveis, sem dúvida.

O engenheiro de software da equipe do Windows Framework WindowManager do Google, Andrii Kulian, que trabalha no Multi-Display, discutiu esse recurso detalhadamente em uma sessão chamada “Criar aplicativos para dispositivos dobráveis, com vários monitores e de tela grande”.

“Os telefones dobráveis podem ter várias telas, mas você também pode encontrar vários monitores em carros, em telefones conectados a telas maiores no modo de área de trabalho, no Chrome OS e assim por diante”, observa ele.

O Google adicionou suporte para exibir o teclado em telas externas e suporte para lançadores de terceiros em telas secundárias.

Se você possui um Google Pixel, pode experimentar o modo de área de trabalho ativando uma exibição simulada nas Opções do desenvolvedor. Em outros dispositivos com suporte para exibição em HDMI, você pode tentar o modo de área de trabalho se tiver um adaptador USB-C para HDMI. No Essential Phone, o novo modo de área de trabalho no Android Q será exibido simplesmente conectando-o a um monitor.

Parece que mais uma vez a Microsoft criou a tendências, mas outros foram lá e aproveitaram melhor a ideia. Daqui há pouco a Apple deve fazer o mesmo, porém, neste caso, eles vão dizer que é revolucionário (rsrsrs).