Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Todos os anos milhares de celulares são roubados no Brasil e no mundo todo. Talvez você esteja nessas estatísticas e já tenha passado por essa situação complicada. Além disso, as chances de recuperar o dispositivo são muito pequenas, mesmo com a possibilidade de rastrear o aparelho através de ferramentas nativas do Google e da Apple. Entretanto, é possível desestimular os roubos e furtos ao bloquear o IMEI do seu celular. Dessa forma, nessa matéria vamos mostrar como fazer a consulta e bloqueio do IMEI do seu celular.

Veja também como rastrear o seu celular roubado!

A partir do momento que você consegue bloquear o IMEI do seu celular, não será mais possível conectá-lo a nenhuma operadora. Dessa forma, o roubo vai se tornar inútil, já que o criminoso não conseguirá revendê-lo ou usá-lo.

Portanto, pensando em quem teve o seu aparelho roubado e deseja de alguma forma desestimular a prática, ou apenas “atrapalhar” a vida do assaltante, montamos um tutorial de como fazer a consulta e bloqueio do IMEI do seu celular. Além disso, também mostraremos como verificar seu um determinado aparelho é roubado ou pirata. Confira:

Consulta do IMEI

Existem três métodos para consultar o IMEI do seu celular. Todos são muito simples, entretanto, cada um deles serve para uma determinada situação:

Através do próprio aparelho

Existe uma forma de descobrir o IMEI pelo seu celular, entretanto, se você já teve o aparelho furtado, terá que descobrir com uma das outras formas listadas mais abaixo. Portanto, esse método é direcionado para aqueles que estão sendo cautelosos e se preparando para um eventual roubo. Confira o método:

  1. Primeiramente, no teclado do seu celular, digite *#06#;
  2. Em seguida, o seu IMEI irá ficar disponível na tela.

Pela caixa do aparelho

O segundo método para fazer a consulta do IMEI do seu aparelho é através da embalagem do dispositivo. Normalmente, o número está muito próximo ao código de barros. No entanto, caso você já tenha jogado a embalagem fora ou ela esteja em péssimas condições, tornando a visualização do número quase impossível, você terá que tentar descobrir pelos outros métodos.

Como fazer a consulta e bloqueio do IMEI - Reprodução/TB
Como fazer a consulta e bloqueio do IMEI – Reprodução/TB

Pelo Google Dashboard

Caso você não tenha conseguido encontrar o número de IMEI por meio dos métodos anteriores, é possível descobrir pelo aplicativo Google Dashboard. Confira:

  1. Primeiramente, acesse a ferramenta do Google. Para isso, basta clicar aqui;
  2. Em seguida, faça o login na sua conta do Google. Certifique-se que seja a mesma vinculada ao seu dispositivo;
  3. Agora, clique em “Android”;
Como fazer a consulta e bloqueio do IMEI - Reprodução/Rafael Pimenta
Como fazer a consulta e bloqueio do IMEI – Reprodução/Rafael Pimenta

4. Em seguida, na próxima tela, seleciona a opção “Encontre seus Dispositivos”;

Como fazer a consulta e bloqueio do IMEI – Reprodução/Rafael Pimenta

5. Por fim, você será redirecionado para página da ferramenta “Encontre meu Dispostivo”. Dessa forma, escolha o seu aparelho e depois clique no ícone de informação que fica em frente ao nome dele. Em seguida, o seu IMEI deverá ficar disponível.

Como fazer a consulta e bloqueio do IMEI - Reprodução/Rafael Pimenta
Como fazer a consulta e bloqueio do IMEI – Reprodução/Rafael Pimenta

Verificando se o celular é roubado ou bloqueado

Pelo site da Anatel

O site da Anatel consegue identificar se um determinado aparelho é irregular. Confira:

  1. Primeiramente, entre neste site e clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular” no fim da página;
  2. Em seguida, coloque o número do IMEI no campo indicado;
  3. Agora, digite os caracteres para verificar se você não é um robô;
  4. Pronto! O site mostrará um aviso informando se o IMEI do aparelho possui alguma restrição. Caso ele identifique alguma restrição de uso, quer dizer que o aparelho é roubado ou pirata.
Como fazer a consulta e bloqueio do IMEI – Reprodução/TB

Por meio de uma lista internacional (blacklist)

Outra checagem que pode ser feita é no site IMEI24. Além de mostrar se o celular é irregular, o site também apresenta o modelo para você descobrir se o IMEI do seu aparelho é de algum outro celular que foi clonado.

Como fazer a consulta e bloqueio do IMEI – Reprodução/TB
  1. Primeiramente, acesse o site IMEI24. Para isso, basta clicar aqui;
  2. Em seguida, coloque o número do IMEI abaixo de “Check IMEI number”;
  3. Agora, prove que você não é um robô resolvendo o captcha e clique em “I’m not a robot”;
  4. Pronto! O site irá mostrar o nome do modelo e até o status da garantia;
  5. Além disso, use este site e siga os mesmos passos para ver se o aparelho foi roubado ou marcado como perdido.

Faça o boletim de ocorrência

Muitas pessoas ignoram a importância de fazer um boletim de ocorrência. No entanto, esse procedimento é muito importante, não somente para você “entrar nas estatísticas”, mas também para conseguir bloquear o IMEI do seu celular, já que as operadoras pedem o boletim de ocorrência.

Caso o seu aparelho tenha sido roubado, é necessário que você faça o boletim na delegacia mais próxima. No entanto, caso o seu celular tenha sido furtado, ou seja, você não recebeu nenhuma ameaça, é possível fazer o boletim de ocorrência através da Internet. Por exemplo, no estado de São Paulo, é só acessar o site da Delegacia Eletrônica. Enfim, a maioria dos estados apresentam a possibilidade de realizar o boletim de ocorrência por meio da internet, basta você fazer uma rápida pesquisa no Google.

Após a consulta do IMEI, ligue em sua operadora para bloqueá-lo

Agora que você descobriu o IMEI de seu aparelho, é necessário ligar para a sua operadora para fazer o bloqueio do IMEI. Dessa forma, cada operadora apresenta um número diferente de contato para atender clientes que tiveram os celulares roubados ou furtados. Confira o número das principais operadoras abaixo:

  • Claro: 1052;
  • Oi: 1057 ou *144;
  • TIM: 1056 ou *144;
  • Vivo: 1058 ou *8486;
  • Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611;
  • Porto Seguro Conecta: 10544 ou *333.

Como já dito, as operadoras solicitam o boletim de ocorrência, o documento de identidade e outras informações relevantes para que o bloqueio seja realizado.

Gostou? Conseguiu bloquear o IMEI do seu celular? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Telegram” que está escrito no canto direito superior da página.