Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

surface-studio-windows-10-all-in-one-pc-img1

A Microsoft apresentou há pouco o novíssimo e inovador Surface Studio. A princípio pensava-se que ele seria apenas um All-in-One rodando o Windows 10 com a marca Surface nas costas, porém, a Microsoft apresentou ao mundo um computador capaz de superar facilmente seus adversários, ao ponto de ser considerado como uma máquina que criou uma nova categoria de PCs.

Começando pelo design, o Surface Studio tem “poucas partes”. Tem um monitor gigante de 28 polegadas que tem apenas 12,5mm de espessura, uma pequena caixa onde ficam os principais componentes de seu hardware e seus braços articulados, que permitem transformar o PC em uma mesa de desenho digital gigante. Sendo uma tela full touch screen, as possibilidade são inúmeras, porque além de tudo isso, ele obviamente conta com periféricos de ponta e sem fio, como mouse, teclado, surface pen e ainda o Surface Dial. Falaremos desse último depois.

surface-studio-windows-10-all-in-one-pc-img2

Ele é construído todo em alumínio forjado e seus braços articulados são em um material cromado, que segundo Panos Panay, que é o chefe da equipe da linha Surface, tem a intenção de refletir tudo ao seu redor para dar a impressão de que eles não estão lá. É uma pequena ilusão de ótica focada no design perfeito.

Como falamos antes, seus braços articulados permitem que o PC seja colocado em um ângulo de inclinação que lembra bastante o que era usada nas antigas mesas de desenho (20º). Suas dobradiças de gravidade zero não deixarão que o usuário sinta algum desconforto ao usar o PC no ângulo máximo de inclinação. Tudo será fluído e confortável.

https://www.youtube.com/watch?v=BzMLA8YIgG0

Com relação ao que vem por dentro, podemos dizer que o Surface Studio vem com o que há de mais moderno em hardware disponível na atualidade. Ele conta com:

  • Tela de 28′ de LCD 4K com PixelSense, TrueColor, True Scale, 3:2 Ratio, capaz de exibir 13,5 milhões de pixels, e que tem apenas 12,5mm de espessura
  • Processador Intel Core i7 de 6ª geração Quad-Core ou Core i5
  • 32GB de memória RAM DDR4
  • 2TB de memória (hybrid storage drive)
  • Placa de vídeo dedicada GForce GTX 965M/980M de 2GB/4GB GDD5
  • Conta com: Mini DisplayPort, 4 entradas USB 3.0, ethernet port, cartão SD, áudio

Além de seu hardware ser incrível, ele ainda conta com toda a gama de funcionalidades do Windows 10, inclusive com funcionalidades de última geração, como o Windows Hello, Windows Ink, Cortana e até com novidades vindas de empresas parceiras, como é o caso da Mental Canvas. Veja no vídeo a seguir:

Essa empresa comentou bastante justamente sobre outra inovação introduzida junto com o Surface Studio, que foi o Surface Dial. Ele é um pequeno acessório que lembra um mouse e ao mesmo tempo lembra também aqueles botões gigante das antigas radiolas, lembram?

surface-dial-surface-studio

Bem, ele é mais um acessório de interação do usuário com o software e pode ser usado de diferente formas, contudo, a principal delas é quanto ele é colocado sobre a tela do Surface Studio, que é quando ele interage com APPs que o suportem abrindo ainda mais o leque de funcionalidades de produtividade. Mais e mais parceiros poderão adaptar seus aplicativos para tirar o máximo proveito do Surface Dial.

O Surface Dial pesa apenas 145g, tem 59mm de diâmetro e pode ser usado com duas pilhas do tipo AAA. A conexão com o Surface Studio é feita via Bluetooth de baixo consumo de energia. Quem tem um Surface Book, ou um Surface Pro 3/4, pode comprar o Surface Dial separadamente e usá-lo em seus aparelhos.

O Surface Studio poderá ser encomendados ainda mês por US $2999 (cerca de R$ 10.000 o modelo mais simples), com previsão de entrega em dezembro deste ano.