Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Intel anunciou o mais novo modelo do Core i3 (modelo 8130U). O chip foi pensando para oferecer a máxima eficiência energética possível para dispositivos portáteis (como Notebooks e híbridos 2 em 1), sem deixar de oferecer uma performance satisfatória em várias cenários.

Resultado de imagem para Intel® Core ™ i3

Falando um pouco sobre suas configurações, ele é Dual Core, isto é, tem dois núcleos (4 threads). Possui um clock de 2.2GHz (podendo chegar a até 3.4GHz por meio do turbo boost) e vídeo integrado Intel HD Graphics 620 com clock de até 1GHz e suporte para conteúdo Ultra HD (4K).

Ele suporta memória RAM LPDDR3 (também suporta DDR4-2400) com frequência de 2133MHz e DDR4 com frequência de até 2400MHz, 4MB de cache L3 e TDP de 15W. O usuário pode instalar até 32 GB de memória caso opte pela LPDDR3.

A tecnologia de produção é a de 14 nm, mas ele ainda é um modelo suscetível as ameaças Meltdown e Spectre. Ele ainda não faz parte da geração de chips da Intel com as correções baseadas em silício prometidas pela empresa, mas, é ligeiramente menos vulnerável que as gerações anteriores.

Mesmo sendo uma ótima notícia ver que a Intel continua melhorando seus chips para se adaptarem as novas necessidades do mercado, que são esses dispositivos portáteis, é uma lástima que tais processadores não tragam nenhuma novidade extra, diferente do caso da Qualcomm, que junto com a Microsoft está levando seus processadores com arquitetura ARM para esse mesmo segmento. Agora, que o Windows 10 pode rodar lindamente em um Snapdragon, a Intel deveria rever seus planos e revisar sua estratégia para esse mercado, tendo em vista que equipamentos com Windows 10 e com um Snapdragon da Qualcomm contam com funcionalidades de celular, são mais baratos, oferecem uma maior autonomia de bateria que os tradicionais Chipsets da Intel e ainda conexão constante com redes móveis sem a necessidade de um componente extra.

Você pensa o mesmo?

Mais informações sobre o novo Core i3 aqui.