Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Diretamente da República Tcheca, a equipe vencedora da Imagine Cup 2017 foi a equipe X.GLU (acima) que trouxe um projeto que é uma combinação de hardware com a solução em nuvem Microsoft Azure que foi desenvolvida para ajudar pessoas com diabetes a lidar melhor com os sintomas da doença. Como vencedora, a X.GLU ganha uma sessão de mentoria com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, 100 mil dólares em dinheiro, 125 mil dólares em serviços de nuvem Azure e uma viagem à conferência de desenvolvedores Build 2018.

O segundo lugar ficou com a equipe Oculogx, dos Estados Unidos, que construiu um app de realidade mista que usa HoloLens e Microsoft Azure para melhorar o processo e a experiência de localizar itens em grandes armazéns.

O terceiro lugar foi para a equipe Nash, da Argentina, com um projeto chamado RESCUE, uma plataforma baseada no Microsodt Azure que usa drones para reduzir o tempo de resposta durante desastres naturais. Em quarto lugar, ficou o time NeuroGate, do Canadá, que criou uma solução que usa dados de movimento do Microsoft Kinect e machine learning para analisar padrões de caminhada e diagnosticar potenciais doenças neurodegenerativas.

O caminho para as finais mundiais foi tomado por dezenas de milhares de alunos com uma ideia sobre como mudar o mundo usando programação. Eles passaram meses desenvolvendo suas soluções, planos de negócios e concorrendo em finais nacionais em todo o mundo. Em seguida, 54 equipes de 39 países foram selecionadas para competir na final mundial.

Os projetos apresentados nas finais mundiais abrangeram tecnologias de ponta, incluindo inteligência artificial, realidade virtual / aumentada, Internet das Coisas e nuvem. As equipes representaram algumas das melhores escolas de ciência da computação do mundo, incluindo o Massachusetts Institute of Technology, a Universidade Stanford, a Universidade Oxford, a Universidade de Tóquio e a Universidade de Toronto.

Equipe BubuDigital

O Brasil foi bem representado com o Bubu Digital, que criou uma chupeta com sensor de temperatura com o intuito de minimizar riscos de saúde para os bebês e o Upfish, uma solução tecnológica para fortalecer o mercado de aquicultura no país. Os dois projetos continuam a receber apoio da Microsoft por meio do Instituto Innovaction, que está fornecendo consultoria para que possam entrar no mercado de maneira consistente.

No ano em que o evento comemora o 15º aniversário, o nível de inovação foi um dos maiores de todos os tempos. Dessa forma, a Imagine Cup continua atingindo o objetivo de empoderar as mentes jovens mais brilhantes para construir o mundo de amanhã por meio da tecnologia e do trabalho em equipe.

Fonte: Microsoft