Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Hoje, a Microsoft está liberando a build 17074 do Windows 10 Insider Preview para PCs com Windows 10. Podem baixar este update aqueles que estão no modo Fast Ring e também aqueles que optaram pelo anel Skip Ahead. Tal build também está chegando para dispositivos baseados em AMD. Veja aqui quais modelos ainda estão bloqueados para receber este update.

O que há de novo na Build 17074?

Internacionalização do Windows é redesenhada

Eles redesenharam o sistema de localização do Windows nesta build. Agora você pode encontrar o idioma desejado (Local Experience Pack – ou “Language Pack”) através da Microsoft Store e região e idioma do aplicativo Configurações.

Eles começaram a utilizar Inteligência Artificial (AI) e a Aprendizagem de Máquina (machine learn) baseada na rede neural (ML) para o sistema de localização do Windows. Ter os Pacotes de Experiência Local na Loja da Microsoft permitiu tirar proveito das melhorias de ML e comentários dos usuários através da Aplicação de Comunidade de Idiomas para liberar traduções melhores. Isso melhorará consistentemente a experiência de clientes internacionais do Windows, inclusive dos brasileiros.

Melhorias no Microsoft Edge

Melhorias do hub: Eles reestruturaram a visão do Hub no Microsoft Edge para mostrar mais conteúdo e ser mais fácil e intuitivo de usar. Agora você encontrará as diferentes seções do Hub listadas com o nome completo visível na visualização de Navegação à esquerda do conteúdo. Essa visualização pode ser colapsada para mostrar apenas ícones se você preferir economizar espaço.

Captura de tela mostrando o novo Hub aberto no Microsoft Edge, com o painel de Navegação expandido para mostrar Favoritos, Lista de Leitura, Livros, Histórico e Downloads.

Auto-preenchimento de cartões em formulários da Web: o Microsoft Edge agora pode salvar e preencher automaticamente as informações dos seus cartões nos formulários de pagamento na Web. Ao enviar um formulário com informações do cartão, o Microsoft Edge solicitará que você salve as informações do cartão. No futuro, você poderá simplesmente selecionar o cartão preferido a partir de um menu suspenso para preencher automaticamente os campos necessários. O Microsoft Edge guarda de forma segura as informações do seu cartão. As informações CVV nunca são guardadas. Todos os cartões vinculados à sua Conta Microsoft também estão disponíveis para preencher automaticamente as informações do cartão.

Nova experiência de leitura para EPUB, PDF e Reading View: Eles revelaram uma nova aparência das experiências de leitura e livros no Microsoft Edge, consistente e mais poderosa em todos os seus documentos, seja EPUB ou Livros em PDF, documentos ou páginas da Web em Reading View.

Gravação de tela mostrando a Exibição de leitura no Microsoft Edge alternando entre os modos Dark e Light.

A nova experiência de leitura usa elementos do Fluent Design como movimento e material acrílico para fornecer uma experiência fluida e deliciosa que mantém o foco na página.

Em Livros, eles adicionaram um novo menu pop-over para “Notas”, tornando-se um instante para navegar entre anotações, notas ou destaques. Também atualizaram a barra de busca, para que você possa encontrar o termo desejado dentro do seu documento com mais facilidade, incluindo a página inicial (Ctrl-G) para encontrar uma página específica no documento. O Go-to-page suporta etiquetas de página de PDF ou lista de páginas do EPUB , de modo que os números de página podem corresponder a uma fonte de impressão que pode ser numerada de forma diferente.

Ferramentas de gramática para livros de EPUB e visualização de leitura: ao visualizar livros de EPUB refrangíveis ou visualizar sites no modo leitura, agora você pode usar o novo botão de ferramentas de gramática para ajudar na compreensão do texto. As Ferramentas de Gramática podem dividir as palavras na página em sílabas, bem como destacar diferentes partes do discurso, como substantivos, verbos e adjetivos.

Captura de tela mostrando o livro EPUB no Microsoft Edge. O painel Ferramentas de Gramática está aberto com "Dividir palavras em sílabas" e "Destacar todos os Verbos" para "Ligado". No fundo uma página de Alice's Adventures in Wonderland mostra com palavras divididas em sílabas e verbos destacados em vermelho.

Nova experiência de leitura em tela cheia: agora você pode colocar livros, PDFs e páginas em modo de visualização em tela cheia, para uma experiência de leitura sem distrações.

Roteamento melhorado para marcação de progresso e notas em dispositivos diversos: Progresso de leitura, notas, marcadores e anotações serão sincronizados quase que em tempo real via WNS.

Captura de tela que mostra as visualizações do Notes e Table of Contents em um livro no Microsoft Edge.

Melhorias gerais: Eles fizeram muitas melhorias nos livros EPUB de layout fixo, então, o conteúdo deve ser organizado de forma mais previsível na página. Os usuários da tecnologia assistiva também encontrarão várias melhorias na visualização de PDFs ou Livros com um leitor de tela, incluindo narração mais explícita ao abrir, carregar e navegar em livros.

Experiência de biblioteca aprimorada: Eles fizeram melhorias na biblioteca da Build 17035 com novas mudanças em resposta aos seus comentários. Agora, além de atualizar sua biblioteca ou fixar livros no seu menu Iniciar, você pode ver recomendações para novos livros (quando a sua biblioteca estiver vazia) ou filtrar aluguéis expirados da visualização da biblioteca atual. Quando você está lendo um livro, agora eles mostram um ícone de Livros e o título, ao invés da URI, para uma apresentação mais clara e menos desordenada.

Audio Narrated Books: Adicionado suporte para EPUB Media Overlays, permitindo suporte para uma experiência de narração personalizada, incluindo áudio personalizado e estilos de destaque. Em livros suportados, agora você pode ouvir o livro lido em voz alta com narração personalizada, com o estilo escolhido do editor aplicado ao destaque como o livro é lido. Eles também fizeram melhorias de acessibilidade ao usar o Narrador para navegar, pesquisar ou carregar um livro.

Melhorias na barra de favoritos: A Barra de Favoritos agora será exibida automaticamente nas páginas de Início e Novas páginas, mas isso se você tiver pelo menos um favorito. Quando você navega, a Barra de Favoritos se esconderá automaticamente para lhe dar mais espaço para navegar. Você ainda pode escolher mostrar sempre a barra de favoritos, se desejar, através de um menu de contexto na barra de favoritos “Mostrar barra”, ou através das configurações “Mostrar a barra de favoritos”. A barra de Favoritos também agora aceita esconder nomes para itens de barras favoritas individuais, em vez de ter que ocultar nenhum ou todos os nomes.

Opção para nunca salvar senhas em determinados domínios: uma das principais solicitações do feedback do Windows Insider foi fornecer uma opção para nunca salvar senhas em determinados sites. Quando você escolhe nunca salvar senhas, agora essa opção está disponível.

Auto-preenchimento de senhas quando InPrivate: o Microsoft Edge agora oferece suporte ao preenchimento automático de senhas salvas ao navegar em uma aba InPrivate (navegação anônima). Para ver a lista de credenciais disponíveis para um site, clique no campo do nome de usuário e ele preencherá todas as credenciais salvas para o site. Nenhuma credencial de usuário será salva ou atualizada quando o Windows for InPrivate.

Use extensões quando InPrivate: Eles adicionaram a capacidade de carregar extensões quando o Microsoft Edge está em uma janela InPrivate. Você pode conceder permissões de extensões individuais para executar no InPrivate no menu de opções para a extensão.

Fontes variáveis: o Microsoft Edge agora oferece suporte a extensões CSS para variáveis da fonte OpenType, que permite que os arquivos de fonte simples “variáveis” se comportem como várias fontes, com uma faixa de peso, largura ou outros atributos. Você pode ver exemplos de fontes variáveis na prática no Axis-Praxis Playground no Microsoft Edge.

Gravação de tela de uma página da Web no Microsoft Edge, exibindo uma animação de um cavalo de desenho com um cavaleiro galopante.

Página de demonstração da Axis-Praxis mostrando uma animação de um cavalo usando fontes variáveis OpenType.

Aproxime verticalmente o Microsoft Edge DevTools: O Microsoft Edge DevTools agora pode ser encaixado verticalmente, cumprindo uma solicitação de recurso de desenvolvedor de web superior. Clique no novo botão “Dock Right” no canto superior direito das ferramentas para alternar a localização. Em uma atualização futura, eles planejam melhorar a interface do usuário e o fluxo de conteúdo do DevTools quando ancorado verticalmente.Captura de tela que mostra o Microsoft Edge DevTools ancorado à direita de uma página da web.

Melhorias no Shell do Windows

Quiet Hours: existem alguns momentos em que você não quer ser incomodado ou interrompido ou apenas precisa ficar focado no que está fazendo, certo? Seja mais produtivo com Quiet Hours. Com esta compilação, você pode escolher automaticamente aquelas horas em que você não quer ser incomodado. Para isso, use as regras automáticas do Quiet Hours.

A nova experiência de horas quentes na RS4.

  • As Quiet Hours serão ativadas automaticamente quando você estiver duplicando sua exibição. Nunca seja interrompido durante as apresentações novamente!
  • As Quiet Hours serão ativadas automaticamente quando você estiver jogando um jogo exclusivo de tela cheia DirectX;
  • Você pode definir o cronograma que funciona para você, de modo que as Quiet Hours estejam sempre ativadas quando você quiser. Vá para Configurações > Quiet Hours para configurar sua agenda.
  • Personalize sua própria lista de prioridade para que suas pessoas e aplicativos importantes sempre avançem quando as Quiet Hours estiverem ativas. Pessoas fixadas na sua barra de tarefas sempre ficaram travadas;
  • Veja um resumo do que você perdeu enquanto estava usando a Quiet Hours;
  • Se você estiver usando a Cortana, você também ativar o Quiet Hours quando estiver em casa.

Tornando suas pastas mais visíveis: em resposta aos seus comentários, especialmente para aqueles que atualizaram para o Windows 10 pela primeira vez, eles estão facilitando a navegação para as coisas que você gosta, mostrando links nas pastas Documentos e Imagens no Menu Iniciar por padrão. Se você quiser personalizar as pastas que aparecem aqui, basta clicar com o botão direito do mouse em um item e agora há um link diretamente para as configurações de personalização.

Menu Iniciar com menu de contexto mostrando dizendo "personalizar esta lista" que apareceria depois de clicar com o botão direito do mouse no ícone da pasta Fotos no lado esquerdo do Início.

Melhorias no Near Share: Eles fizeram algumas correções importantes relacionadas a confiabilidade para tal recurso, então experimente uma vez que você atualize. Para aqueles que ainda não viram o Near Share em ação, aqui está uma demo:

Nota: Atualize todas as suas PCs Insider para o último vôo para compartilhar entre elas. Os PCs com compilações anteriores de Insider Preview não serão detectáveis ??por quem estiver executando o último voo.

Melhorias nas configurações do Windows

Configurações de armazenamento aprimoradas: se você entrar em Configurações, você achará que a funcionalidade de Limpeza de disco foi transferida para as Configurações de armazenamento como parte do esforço para consolidar a experiência de usuário nas Configurações.Seção de arquivos temporários em Configurações - digitalização de arquivos temporários, mostra Miniaturas, arquivos temporários, lixeira e mais coisas que podem ser limpas.

Melhorias nas configurações de som:  Essa compilação dá acesso a nova página de Configurações de áudio. Eles fizeram mais alguns ajustes de design e adicionaram alguns links mais úteis. Eles também adicionaram uma nova página de “Configuração do aplicativo e preferências do dispositivo” para ajudá-lo a personalizar sua experiência de áudio para atender às suas necessidades e preferências.

Página de destino das configurações de som, mostrando essas duas novas opções em Outras opções de som.

Sobre as melhorias de configurações: Eles atualizaram as Configurações para que você possa selecionar e copiar o nome do dispositivo. Também adicionaram um link para informações do sistema e atualizaram as cadeias de pesquisa para que, se você procurar por “nome do computador”, você veja um link que leva você a Aba > Sobre Configurações.

Gerenciar aliases de execução de aplicativos de Configurações: as aplicações UWP podem declarar um nome usado para executar o aplicativo a partir de um prompt de comando – eles adicionaram uma nova página em Configurações de Aplicativos e Recursos onde você pode ativar ou desativar esses alias de execução (particularmente no caso onde vários aplicativos usam o mesmo alias, e você deseja escolher qual preferência).

Melhorias nas opções de entrada (Input)

Apresentando o Embedded Handwriting Panel : Nesta versão, os usuários conseguem experimentar uma nova maneira de escrever com a mão no Windows. Normalmente, a escrita manual é feita em um painel que é separado do campo de texto e exige que os usuários dividam sua atenção entre a caligrafia no painel e o texto no campo de texto. Nossa nova experiência de texto manuscrito traz entrada de escrita a mão para o controle de texto.Veja abaixo.

Para invocar a experiência, basta tocar com sua caneta em um campo de texto suportado e ele expandirá para fornecer uma área confortável para você escrever. Sua escrita será reconhecida e convertida em texto. Se você ficar sem espaço, uma linha adicional será criada abaixo para que você continue escrevendo. Depois de terminar, simplesmente toque fora do campo de texto.

Se alguma coisa for reconhecida erroneamente ou você gostaria de editar o que você escreveu, os mesmos gestos disponíveis no painel de caligrafia também estão disponíveis, como o novo gesto de inserção que eles adicionaram recentemente. Em termos globais, eles acreditam que mudar a letra no mesmo local, pois o texto criará uma experiência mais confortável, confiante e direta.

Se você deseja desligar esta experiência, há uma opção para fazê-lo em Configurações do Windows Ink, embora, se você fizer isso, tome um momento para registrar comentários sobre por que você tomou essa decisão.

Nota: Esta experiência atualmente funciona em todos os campos de texto XAML, exceto a barra de endereços do Microsoft Edge, Cortana, Mail e o aplicativo de Calendário. Essas equipes estão trabalhando para tornar a experiência mais confortável em suas aplicações. Esta experiência incorporada * * * somente aparecerá se você estiver usando uma caneta para tocar o campo de texto – se você usar o toque, o painel de caligrafia existente será invocado apenas o teclado virtual. 

Atualizações de reconhecimento de texto manuscrito 

O Windows agora pode reconhecer a escrita manual Hindi:  Eles expandiram a capacidades de escrita para novos idiomas, incluindo hindi, galês, sesotho, wolof e maori.

Para instalar um desses idiomas, vá para Configurações > Hora e idioma > Região e idioma e clique em “Adicionar um idioma”. Selecione o nome do idioma e clique em Avançar. Certifique-se de selecionar a caixa de seleção “Escrita à mão” e selecione “Instalar”. Reinicie a máquina para que as alterações entrem em vigor.

Agora, mude para a linguagem de entrada de sua escolha – hindi, por exemplo. Escrever nesse idioma mostrará resultados de reconhecimento de texto manuscrito nesse idioma e irá convertê-lo em um texto digital comum. Se você fala esses idiomas, experimente e compartilhe comentários no Feedback Hub, em Entrada e Idioma > Reconhecimento de texti manuscrito. Como lembrete, se você quiser usar o painel de escrita com toque, você precisará habilitá-lo – é uma opção em Definições do Windows Ink.

Escrevendo Namaste em Hindi usando o painel de caligrafia.

Além do painel de caligrafia, qualquer aplicativo que use as APIs de análise de tinta agora podem reconhecer o Windows Ink nesses novos idiomas sem alterações adicionais.

Melhorias XAML

Queríamos ter um momento para percorrer algumas das mudanças que você verá com aplicativos usando o próximo Insider SDK que está sendo publicado. Você também verá isso em vários elementos do sistema que usam XAML.

Reveal in Light theme: O “Revelar” aparecerá por padrão com bordas escuras no light theme, mas continuará a ter um flanco branco. Veja a seguir:

Revelar em tema leve agora tem bordas escuras.

Navegação melhorada:

  • Eles estabilizaram e adicionaram animações para cabeçalhos de itens, abertura de painéis e eventos de seleção de itens;
  • Também corrigiram vários erros com o botão Voltar no NavigationView.

Border Reveal in Lists: com base em comentários, eles tomaram a decisão de remover o Border Reveal em listas. Ele será removido para ListView e TreeView. Ainda será visível no NavigationView .

Isso significa que ListView e TreeView agora só terão as bordas em suspensão, mas nenhum comportamento de abordagem será aplicado a elas.

Comparando a aproximação e o foco para o tema escuro e leve como descrito nas mudanças acima descritas.

CommandBar Margins: Eles adicionaram uma margem de 2px entre AppBarButtons por padrão quando eles estão em um CommandBar. Isso também se aplica ao AppBarButtonRevealStyle Isso pode ser visto abaixo:

Mostrando as novas margens do CommandBar mais amplas.

Nota importante sobre o aplicativo Câmera

Alguns Insiders podem ter notado mudanças no aplicativo de Câmera do Windows. Você terá um comportamento mais personalizado, como lembrar a última câmera e cena usada. Manipulando simultaneamente duas câmeras e mais opções de resolução disponíveis. Eles também fizeram algumas mudanças de arquitetura básica para o produto para remover uma grande quantidade de manipulações complexas para dispositivos não suportados e funcionalidades que agora são duplicadas na funcionalidade principal do sistema operacional. Essas mudanças ajudarão a inovar, corrigir bugs e oferecer novos recursos. Eles acreditam que este conjunto de mudanças produzirá, a longo prazo, uma experiência de câmera de qualidade muito maior para todos os usuários.

Clique aqui e confira outras melhorias e correções que chegaram junto com esta compilação. Este mesmo link contém informações sobre problema já conhecidos desta compilação.

Fonte: Microsoft