Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Google Classroom foi criado para dedicar menos tempo à tecnologia e mais tempo ao ensino. Dessa forma, o Classroom simplificou o fluxo de trabalho da sala de aula e facilita a comunicação entre professores e alunos. De qualquer maneira, nesse artigo, você verá tudo sobre o Google Classroom e também como usar essa ferramenta.

Veja também como usar o Google Files!

Este guia mostrará como configurar o Google Sala de aula em questão de minutos e realizar as tarefas principais. Além disso, também abordaremos até mesmo algumas coisas que o Google Classroom não fará, pois não é um sistema de gerenciamento de aprendizagem completo.

O que Google Classrom faz?

  • Ele cria uma “casa central” para as atividades da classe;
  • Permite que os professores criem tarefas (e outras atividades de classe);
  • Ele faz a coleta de tarefas dos alunos;
  • Ajuda os professores a dar notas para as tarefas e fornecer um feedback;
  • Ele devolve as tarefas para os alunos.

Como usar o Google Classroom para configurar a sua aula?

1. Primeiramente, acesse o site classroom.google.com.

  • O Google Classroom agora está disponível para contas do Google for Education, bem como para contas normais do Gmail. Portanto, qualquer pessoa com uma conta do Google pode usar o Google Classroom.

2. Em seguida, clique no botão “+” no canto superior direito para criar sua primeira aula. 

Como usar o Google Classroom: confira o passo a passo! – Foto: Reprodução/Rafael Pimenta

Observe que ele está ao lado do ícone de “tabuleiro de damas” que você usa para acessar todos os seus aplicativos. Em seguida, clique em “Criar aula”.

  • Se você estiver começando pela primeira vez, sua tela provavelmente será semelhante à mostrada acima. Além disso, o Google vai pedir para você ler alguns termos e confirmar que você entendeu;
  • Por outro lado, se você já tiver algumas aulas, elas serão exibidas nesta tela inicial. Dessa forma, você pode adicionar novas classes com o botão “+”.

3. Adicione informações sobre sua classe

Como usar o Google Classroom: confira o passo a passo! - Foto: Reprodução/Rafael Pimenta
Como usar o Google Classroom: confira o passo a passo! – Foto: Reprodução/Rafael Pimenta
  • Primeiramente, você deve adicionar um nome para sua classe. É assim que seus alunos identificarão sua turma quando abrirem o Google Sala de aula;
  • Em seguida, use o campo “seção” para diferenciar entre diferentes classes do mesmo tipo. Muitos professores usarão este campo durante o período de aula. Além disso, vale mencionar que este campo é opcional;
  • O campo “assunto” permite que você escolha em uma lista de assuntos de classe ou digite o seu próprio. Além disso, este campo também é opcional;
  • Por fim, o campo “sala” tem função semelhante ao campo “seção” e serve apenas para diferencias as salas. Além disso, este campo também é opcional.

4. Assim que sua classe for criada, os alunos podem começar a ingressar nela

Como usar o Google Classroom: confira o passo a passo! – Foto: Reprodução/Rafael Pimenta
  • Os alunos podem ingressar na sua turma com um código de turma (está marcado na foto acima): esta é uma maneira rápida e fácil de incluir os alunos em sua classe. Dessa forma, exibindo o código de entrada (clique em []), os alunos podem fazer login no Google Classroom, clicar no botão “+” e “Entrar na aula” para inserir o código de entrada. Em seguida, eles digitam o código da turma e são adicionados à sua classe;
  • Você pode convidar alunos para sua aula por e-mail: esta é uma boa opção se os alunos tiverem algum problema para digitar o código de entrada para a aula. Portanto, para fazer isso, clique na guia “Pessoas” na parte superior. Em seguida, clique no botão “Convidar alunos” (um ícone com uma pessoa e um sinal de adição). Dessa forma, você pode convidar alunos individualmente com endereços de e-mail ou por grupos se todos os alunos estiverem em um Grupo do Google.
Como usar o Google Classroom: confira o passo a passo! – Foto: Reprodução/Rafael Pimenta

5. Personalize seu Google Classroom

  • Não haverá alunos em sua classe no momento em que você a criar.  Portanto, este é o momento de ser criativo e se divertir com isso! Clique em “Selecionar tema” no lado direito do cabeçalho. Isso abrirá uma galeria de imagens de cabeçalho que você pode usar para incrementar sua sala de aula;
  • Além disso, você também pode enviar uma foto para exibir na parte superior da sua sala de aula. Dessa forma, você pode usar uma imagem de sua classe ou algo que pertença a ela. Além disso, alguns professores criarão uma imagem de cabeçalho personalizada com informações importantes e gráficos divertidos.
Como usar o Google Classroom: confira o passo a passo! - Foto: Reprodução/Rafael Pimenta
Como usar o Google Classroom: confira o passo a passo! – Foto: Reprodução/Rafael Pimenta

Como usar o Google Meet no Google Classroom?

Há algum tempo, o Google adicionou a capacidade de ativar o Google Meet diretamente do Google Classroom em alguns países. Portanto, veja abaixo como gerar um link do Google Meet no Classrom.

Como usar o Google Classroom: confira o passo a passo! – Foto: Reprodução/Ditch That Textbook

Como gerar um link do Google Meet no Classroom

  1. Primeiramente, clique no ícone de configurações em seu Google Classroom. De lá, role para baixo até “Geral”;
  2. Em seguida, clique em “Gerar link do encontro”;
  3. Agora, ative “visível para os alunos” se quiser que seus alunos vejam e acessem este link quando fizerem login no Sala de aula;
  4. Assim que o link for gerado, você pode copiá-lo se quiser compartilhá-lo em outra plataforma. Além disso, você também pode redefinir o link no mesmo local.

De qualquer forma, quando os alunos estão aprendendo em casa, o Google Meet pode ser a conexão de que você precisa com eles. Além disso, a ferramenta tem se tornado cada vez mais popular devido a pandemia do coronavírus.

Como utilizar o Google Sala de Aula nas aulas do dia a dia?

Depois que sua aula for configurada e os alunos entrarem, você terá um Google Sala de aula totalmente funcional. Mas você não quer parar por aí. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer em sua sala de aula:

1. Adicione um “anúncio”

Essa é uma boa maneira de se comunicar com sua turma e fornecer-lhes informações atualizadas. Os anúncios são postados no fluxo da turma, mas não há uma nota associada a eles.

Portanto, vá para o “Mural” da sua turma e clique em “compartilhar algo com sua turma”. Em seguida, adicione o texto do seu anúncio. Além disso, também adicione quaisquer arquivos (anexados ou do Google Drive), vídeos do YouTube ou links que desejar. Em seguida, poste (ou agende para mais tarde).

Como usar o Google Classroom: confira o passo a passo! – Foto: Reprodução/Rafael Pimenta

2. Crie uma tarefa, teste, pergunta, anexe material ou reutilize uma postagem antiga

É aqui que os alunos trabalham! Portanto, você pode criar uma pergunta com nota (ou sem nota) para os alunos responderem, um teste OU tarefa para os alunos fazerem. Dessa forma, você pode criá-los na guia “Atividades”. Além disso, você também pode anexar material que deseja que os alunos vejam ou reutilizar uma postagem antiga.

Como usar o Google Classroom: confira o passo a passo! - Foto: Reprodução/Rafael Pimenta
Como usar o Google Classroom: confira o passo a passo! – Foto: Reprodução/Rafael Pimenta

Coisas a incluir em sua tarefa ou pergunta:

  • Um título descritivo para sua tarefa;
  • Uma descrição. Isso é útil para alunos que estavam ausentes e para consultar uma tarefa anterior posteriormente;
  • Pontos. Escolha quantos pontos vale a tarefa/pergunta (ou use o menu suspenso para cancelar a nota);
  • Uma data de vencimento. Escolha o prazo de entrega da tarefa (ou não use uma data de entrega);
  • Um tópico. (Veremos isso logo abaixo);
  • Anexe arquivos, adicione arquivos do Google Drive, inclua vídeos do YouTube ou forneça um link aos alunos.

Por fim, atribua a tarefa imediatamente, programe-a para postar automaticamente mais tarde ou salve sua tarefa como um rascunho para terminar mais tarde.

3. Organize sua aula com tópicos

Se você tiver diferentes capítulos, unidades, assuntos, etc. em sua classe, pode categorizar suas tarefas e perguntas por tópico para manter tudo organizado.

Portanto, em “Atividades”, clique no botão “Criar” e adicione um tópico. Então, sempre que você criar uma nova tarefa ou anúncio, poderá adicionar esse tópico a ele.

4. Classifique e devolva o trabalho

Depois que os alunos concluírem o trabalho, você pode fornecer feedback e avaliar a tarefa. Portanto, clique no botão “Atividades” e clique na tarefa para ver os trabalhos dos alunos.

Aqui estão algumas das ações que você pode realizar:

  1. Classificar a tarefa por alunos que entregaram o trabalho ou por todos os alunos que receberam a tarefa (Basta clicar no número grande). Além disso, você pode classificar por outras opções com o menu suspenso abaixo dos números grandes;
  2. Abra e veja o trabalho do aluno clicando nele. Dentro dos documentos dos alunos, apresentações de slides, e etc, você pode adicionar comentários diretamente ao arquivo;
  3. Digite e veja os comentários privados do aluno clicando no nome do aluno. Além disso, você também pode ver quando os arquivos foram entregues com o histórico;
  4. Adicione uma nota aos trabalhos dos alunos;
  5. Quando terminar, devolva o trabalho aos alunos. Certifique-se de ter marcado a caixa ao lado de seus nomes e clique no botão “Voltar”.

Dicas e truques do Google Sala de aula

Aqui estão algumas ideias para maximizar o uso do Google Sala de aula:

  1. Na página “Cursos” (clique no botão do menu de três linhas e em “Cursos”), clique e arraste os cartões da classe pela página para reordená-los;
  2. Sempre que vir um ícone de pasta, clique nele para abrir a pasta do Google Sala de aula dessa turma no Google Drive. É aqui que fia o trabalho dos alunos quando é entregue;
  3. As tarefas com datas de entrega vão automaticamente para o Google Agenda da sua turma. Portanto, clique em um ícone de calendário para visualizá-lo;
  4. Quer fazer uma cópia individual de um arquivo para cada aluno em uma tarefa? (ou seja, você tem um organizador gráfico que deseja que TODOS os alunos concluam.) O Google Sala de aula é como uma fotocopiadora digital. Dessa forma, ao anexar o arquivo à sua tarefa, use o menu suspenso desse arquivo e escolha “Fazer uma cópia para cada aluno”;
  5. Saiba a diferença entre os tipos de comentários que você pode deixar no Google Sala de aula;
  6. O aplicativo móvel do Google Classroom é sua ferramenta secreta para dar aos alunos um feedback rápido, fácil e instantâneo;
  7. Ajuste as configurações da sua turma usando o ícone de engrenagem na tela inicial da turma. Dessa forma, você pode alterar o nome da turma, exibir o código da turma, decidir quais ações os alunos podem realizar no fluxo e decidir se devem exibir os itens excluídos.

Como usar o Google Sala de Aula? (Vídeo)

Algumas pessoas conseguem ter um aprendizado melhor ao visualizar vídeos. Portanto, separamos um vídeo do Canal Vladimir Campos, que ensina como utilizar o Google Classroom. Confira:

Gostou? O que achou? Já tinha utilizado o Google Classroom? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!