Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Digamos que você comprou uma máquina nova, mas ela veio com um sistema operacional que não é o Windows 10 ou simplesmente o Windows nela instalado não está ativado, mas você tem guardado outra máquina mais antiga com uma licença original do Windows 10. Sabia que é possível transferir manualmente a chave de ativação de sua máquina antiga para a nova?

O processo é simples e pode ser realizado sem grandes conhecimentos na área. Seguindo o passo a passo abaixo será possível fazer a transferência manualmente.

Resumidamente você precisará desativar o Windows na máquina antiga e ativa-lo no PC novo usando a chave de produto que estava na máquina antiga, logo, será preciso, primeiro, descobrir a chave do produto original que está instalada no PC antigo.

Como descobrir a chave de produto do meu Windows 10?

Passo 1. Abra o “Bloco de notas” e depois copie e cole o código abaixo:

Set WshShell = CreateObject("WScript.Shell")

MsgBox ConvertToKey(WshShell.RegRead("HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\DigitalProductId"))


Function ConvertToKey(Key)


Const KeyOffset = 52


i = 28


Chars = "BCDFGHJKMPQRTVWXY2346789"


Do


Cur = 0


x = 14


Do


Cur = Cur * 256


Cur = Key(x + KeyOffset) + Cur


Key(x + KeyOffset) = (Cur \ 24) And 255


Cur = Cur Mod 24


x = x -1


Loop While x >= 0


i = i -1


KeyOutput = Mid(Chars, Cur + 1, 1) & KeyOutput


If (((29 - i) Mod 6) = 0) And (i <> -1) Then


i = i -1


KeyOutput = "-" & KeyOutput


End If


Loop While i >= 0


ConvertToKey = KeyOutput


End Function

Passo 2. Acesse o menu “Arquivo” e clique em “Salvar”, mas antes de confirmar o salvamento, vá até “Tipo” e selecione “Todos os arquivos” e digite um nome de sua preferência adicionando a extensão “.vbs” no final do nome do arquivo

chave do windows

Passo 3. Esse processo irá gerar um arquivo executável, então, dê um duplo clique sobre ele para que seja revelada a chave de produto do seu Windows 10 original:

windows 10

Passo 4. Anote o serial para usá-lo na nova máquina.

NOTA: Anote em um lugar seguro para evitar seu uso indevido por terceiros.

Desativando a chave de produto do meu Windows 10 manualmente

Não existe uma interface padrão do sistema para isso, então, você vai precisar do prompt de comando daqui pra frente. Sendo assim, comece abrindo um prompt de comando com permissões de administrador. Para isso, faça o seguinte:

  1. Digite “cmd” na barra de pesquisa padrão do Windows 10;
  2. Depois clique em “Executar como administrador”

cmd

Já no prompt de comando, chegou a hora de desativar a chave. Para isso, basta digitar o seguinte comando:

slmgr.vbs /upk

OPCIONAL: Caso pretenda vender ou dar a máquina, é importante remover também essa informação a nível do registo do Windows. Isso pode ser realizado usando o comando a seguir, mas isso não é um passo obrigatório para finalizar o processo de transferência de chave.

slmgr.vbs /cpky

Essa etapa encerra tudo o que você precisa fazer na máquina antiga. O Windows 10 continuará funcionando nela, porém, não estará mais ativado.

Como ativar o Windows 10 no novo PC usando a chave de produto que resgatei?

Essa é a parte mais fácil de todas… no novo PC, abra novamente o prompt de comando como administrador da forma como ensinamos no tópico anterior, então, execute o seguinte comando:

slmgr.vbs /ipk #####-#####-#####-#####-#####

Apenas lembre-se de substituir os “#” pelos números e letras da chave de produto que você anotou no começo do procedimento. Feito isso, pronto! seu novo PC estará com uma licença original do Windows 10 já ativada.

Porque eu faria isso se o Windows 10 pode ser ativado digitalmente com minha conta Microsoft?

De fato existe essa maneira de ativar uma máquina com Windows 10, porém, nem sempre é isso que o usuário deseja fazer, especialmente quando este tem mais de uma máquina, quando ele usa o PC para outros fins que não o uso pessoal, quando a máquina é compartilhada com outras pessoas, enfim, existe mil motivos para ativar o Windows sem ser por uma licença digital vinculada a uma conta Microsoft.

Agora, deixe-nos saber se alguém já precisou fazer isso e porque 😉