Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Hoje, a maioria das pessoas morre de medo de simplesmente puxar de uma vez só um pen drive, celular ou HD externo da porta USB do seu PC. Realmente fomos assim ensinados e não é de todo errado essa cultura. De fato é mais seguro e garantido ir ali na barra de tarefas, procurar o ícone do pen drive, clicar nele e depois em “remover hardware e ejetar com segurança” para enfim puxa-lo.

Mas, no próprio Windows existe uma opção para liberar seu pen drive sem a necessidade de clicar em absolutamente nada e hoje você aprenderá como usá-la.

windows 10

A maioria das pessoas vai por esse caminho

Ativando a remoção rápida

Existe uma opção no sistema que permite ejetar o disco externo sem maiores problemas de forma rápida e segura sem a necessidade de clicar em nada. Ela se chama “Remoção Rápida” e geralmente ela está DESATIVADA por padrão no Windows 10.

Para ativá-la, faça o seguinte:

  • Plugue seu dispositivo na porta USB do seu computador
  • Abra o Gerenciador de Discos do Windows (acesse isso rapidamente combinando as teclas Windows + X > é a 7ª opção de cima pra baixo)

  • Encontre sua unidade de disco removível correspondente (no meu exemplo é o ALEXANDRE (G:)
  • Clique com o botão direito do mouse nesse volume e vá em Propriedades
  • Clique na aba Hardware
  • Selecione a opção USB DISK (pode aparecer 3.0, 2.0, entre outras opções, não importa) e clique novamente em Propriedades
  • Deve abrir uma janela semelhante a da imagem abaixo, então, clique na aba Políticas

  • Se já estiver marcada a opção “Remoção Rápida (padrão)”, não precisa fazer mais nada senão dar Ok e puxar seu pen drive normalmente sem clicar em mais nada. Se não estiver marcada, marque e clique em Ok para gravar sua escolha
  • Pronto! de agora em diante, será possível remover seus drivers externos sem burocracia porque a opção de remoção rápida impede que Windows faça gravações em cache no volume, permitindo essa manobra.

Agora, veja bem… mesmo com essa opção marcada não é recomendado ejetar qualquer disco removível quando o mesmo estiver num processo de troca de arquivos com o PC. Mesmo parecendo meio óbvio é bom deixar isso bem claro 😉

Outra coisa que é preciso deixar bem claro é que ao marcar a opção “Remoção Rápida”, o próprio Windows deixará claro que esta não é a melhor opção quando o assunto é desempenho. Isso significa dizer que a leitura dos dados no disco removível ficará um pouco mais lenta quando essa opção esta marcada por padrão. Na prática você só perceberá essa lentidão quando precisa copiar um grande volume de dados, mas nada extremamente perceptível. Sendo assim, como você já viu como é bem fácil ativar e desativar essa opção, quando for transferir muitos dados, vá nas opções e marca a opção “Melhor Desempenho”. Depois volte para como estava antes.

Pessoalmente, uso sempre a “Remoção Rápida” no intuito de garantir sempre a segurança e conservação dos dados, já que não é difícil encontrar pessoas que chegam e simplesmente puxam o pen drive sem pensar duas vezes. Ou mesmo, na pressa, nós mesmo fazemos isso. Sem contar a praticidade da coisa toda.

Extra!

Desde a compilação 1809, isto é, da Atualização de Outubro de 2018 para o Windows 10, a opção “Remoção Rápida” está marcada por padrão no sistema, então, esse procedimento também serve justamente para o propósito contrário, que seria de desativar essa opção visando maior desempenho no uso de discos removíveis. Se você já usa essa versão do sistema, agora, ficou sabendo que já pode puxar seu pen drive de boas quando ele não estiver sendo usado sem maiores preocupações.