Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Deseja gravar chamadas telefônicas no seu telefone Android? O sistema operacional móvel do Google não vem com um gravador de voz embutido, mas existem outras opções. Você pode usar um gravador externo ou o Google Voice, mas vários aplicativos de terceiros permitirão que você grave todas as chamadas telefônicas – recebidas e efetuadas – nas condições corretas. Dessa forma, hoje, vamos mostrar como gravar uma ligação.

Veja também como fazer ligação restrita!

Limitações do Android

Essas condições variam de acordo com a versão do Android. No Android 9.0 Pie, o Google adicionou limitações que impedem que muitos aplicativos gravem suas conversas telefônicas. Os aplicativos podem parecer funcionar, mas quando você reproduz a gravação, há apenas silêncio.

Algumas pessoas encontraram soluções alternativas para o bloqueio do Google, como alterar a fonte ou o formato do áudio, aumentar o volume do alto-falante o mais alto possível, gravar manualmente em vez de automaticamente e até mesmo fazer root nos telefones. Além disso, certos aplicativos podem funcionar em celulares específicos e não em outros.

Há boatos de que o Google adicionará um recurso de gravação de chamadas em uma versão futura do Android. Mas até então, você precisará confiar em aplicativos de terceiros compatíveis com a sua versão do Android.

Enquanto isso, devido a problemas de privacidade, o Google não permite mais que aplicativos de chamada acessem o registro de chamadas para identificar quem está ligando. Isso significa que cada chamada gravada por meio de um aplicativo aparece como proveniente de um chamador desconhecido, mesmo que ele esteja na sua lista de contatos. Nesse caso, sua melhor opção é renomear a gravação se o aplicativo permitir ou armazenar a gravação em outro lugar como um arquivo MP3, onde você poderá renomear o arquivo para identificar o chamador ou a conversa.

Gravar ligações é crime?

Finalmente, vamos discutir o “elefante” na sala, ou seja, é legal gravar um telefonema, especialmente se você não pedir permissão à outra pessoa? A resposta para essa pergunta depende de que país você mora. 

No Brasil, você possui o direito de gravar uma conversa sempre que participe dela, ou seja, desde que você seja o interlocutor. Além disso, você não precisa avisar que está gravando a conversa. O que não pode ser feito é a interceptação de conversa, ou seja, você não pode gravar uma conversa ou uma ligação da qual você não participe.

As leis federais e estaduais dos EUA permitem a gravação por telefone se apenas uma parte (e sim, essa pode ser você) concordar. Alguns estados, no entanto, exigem que ambas as partes deem permissão para serem gravadas.

Outros países têm suas próprias leis, é claro. Portanto, para se cobrir totalmente legalmente, peça permissão à outra pessoa antes de gravar a chamada.

Ok, agora vamos conferir alguns aplicativos para gravar suas conversas telefônicas no Android.

Google Voice

Veja como gravar uma ligação - Foto: Reprodução/PCMag
Veja como gravar uma ligação – Foto: Reprodução/PCMag

Com o Google Voice, você escolhe um número de telefone dedicado através do qual as chamadas recebidas são roteadas para o seu celular. Dessa forma, depois de configurar seu número de telefone e sua conta do Google Voice, é possível configurar o aplicativo para gravar as ligações. A limitação aqui é que você só pode gravar chamadas recebidas.

Depois de atender uma chamada, pressione o número 4 no teclado para gravar a conversa. Uma mensagem anuncia que a chamada está sendo gravada, portanto, obtenha a permissão da outra pessoa com antecedência. Além disso, para parar a gravação, pressione 4 no teclado novamente. Por fim, a gravação é salva na sua caixa de entrada, onde você pode ouvi-la ou baixá-la no seu computador.

Vale mencionar que o Google Voice funciona do mesmo modo em aparelhos Android e iOS.

Como gravar uma chamada recebida usando o Google Voice

Veja como gravar uma ligação - Foto: Reprodução/Digital Trends
Veja como gravar uma ligação – Foto: Reprodução/Digital Trends

Para começar a gravar as chamadas recebidas com o Google Voice no seu aparelho, primeiro você precisa configurar uma conta. Vá para o site do Google Voice e siga as instruções. Quando sua conta estiver em funcionamento, o próximo passo é ativar a gravação de chamadas para que você possa gravar e salvar automaticamente sua conversa como um arquivo MP3. Confira abaixo o passo a passo para saber como gravar uma ligação:

  1. Primeiramente, navegue até a página inicial principal do Google Voice;
  2. Em seguida, clique em “Configurações” (ícone de engrenagem) no canto superior esquerdo da janela;
  3. Por fim, role para baixo até a seção “Chamadas” e verifique se as “opções de chamadas recebidas” estão ativadas.
Veja como gravar uma ligação – Foto: Reprodução/Digital Trends

Caso você quiser ouvir chamadas telefônicas gravadas, precisará fazer o download do aplicativo Google Voice. Com esse aplicativo, você pode gravar as chamadas recebidas no Google Voice tocando no número “4” do teclado durante a chamada. Certifique-se de atender o celular no aplicativo Google Voice usando seu número de telefone do Google Voice – não o aplicativo de telefone nativo ao qual seu número de telefone pode estar vinculado. A gravação aciona uma voz automática notificando ambas as partes de que a chamada está sendo gravada. Para interromper a gravação, toque em “4” novamente ou encerre a chamada como faria normalmente. Depois de parar a gravação, o Google salvará automaticamente a conversa para você ouvir mais tarde.

Se tudo estiver configurado corretamente, e você tiver atendido e gravado sua chamada no celular, verá a conversa gravada listada nas guias “Chamadas e Correio de voz”. Para ouvir a conversa, toque na “seta” e aumente o volume.

Além disso, você também receberá um e-mail direcionando você para a sua conversa no navegador.

Call Recorder

Veja como gravar uma ligação – Foto: Reprodução/PCMag

O Gravador de chamadas do BACA Soft é simples de usar, pois pode gravar automaticamente suas chamadas telefônicas. Portanto, abra o aplicativo para conferir. A tela inicial oferece quatro categorias diferentes para armazenar suas gravações de chamadas – “Todas”, “Saída”, “Entrada” e “Importante”.

O menu de configurações do aplicativo permite ativar ou desativar o Call Recorder para gravar automaticamente todas as chamadas, chamadas feitas ou recebidas. Dessa forma, você pode excluir números de telefone específicos da gravação, solicitar ao aplicativo que solicite um PIN ao abri-lo e alterar o tipo de arquivo da gravação de áudio.

Para gravar uma chamada, basta ligar para a outra pessoa como faria normalmente. Se você configurar o aplicativo para gravar automaticamente as chamadas recebidas, também não precisará fazer nada por elas. Após a conclusão da ligação, abra o Gravador de chamadas para visualizar e reproduzir gravações de chamadas. Você pode marcar as chamadas como importantes, excluí-las ou compartilhá-las por e-mail ou mídia social.

Na tela inicial, você pode tocar no ícone de três pontos para excluir uma chamada, compartilhá-la, ver detalhes nela, adicioná-la à seção excluída ou ligar para o número. A versão gratuita do Call Recorder oferece anúncios. Para escapar deles, você terá que desembolsar US$ 3,99 para a edição profissional.

Nos meus testes, o Call Recorder funcionou bem no Android 9. Mas no Android 10, as gravações foram silenciosas devido às limitações impostas pelo Google.

Automatic Call Recorder

Veja como gravar uma ligação - Foto: Reprodução/PCMag
Veja como gravar uma ligação – Foto: Reprodução/PCMag

O Gravador de chamadas automático da Appliqato é um aplicativo de gravação simples, mas eficaz. Antes de gravar qualquer coisa, é melhor definir as configurações do aplicativo primeiro no menu “Configurações”. Aqui, você pode ativar ou desativar a opção de gravar automaticamente cada chamada recebida e efetuada. Além disso, você também pode optar por gravar apenas determinados contatos e ignorar outros.

Lembre-se de escolher um formato de áudio para suas gravações. Após a gravação, os arquivos podem ser enviados para um serviço como o Dropbox ou o Google Drive, se você o configurar. Além disso, também há uma opção para ativar a gravação se você agitar o telefone.

Se você deixar a gravação automática ativada por padrão, faça ou receba uma ligação e a gravação começará. Após o término da chamada, abra o Gravador de chamadas automático para visualizar a gravação. Na tela de opções, você pode salvar a chamada como um arquivo de áudio no telefone, adicionar notas de chamada, excluir a gravação ou compartilhá-la por e-mail, mídia social e outros serviços.

A versão gratuita do Gravador de Chamadas Automático espalha anúncios pela tela. Por US$ 6,99, a versão Pro destaca os anúncios e dá outras dicas. Enquanto o Gravador de chamadas automático funcionava bem no Android 9, a gravação no Android 10 também era silenciosa.

Call Recorder da Lovekara

Veja como gravar uma ligação – Foto: Reprodução/PCMag

O gravador de chamadas da Lovekara é um gravador muito simples, mas útil, com uma interface limpa e elegante. Inicie o aplicativo, toque no ícone de três pontos e selecione “Configurações”.

Aqui, você pode definir o Call Recorder para gravar automaticamente ou manualmente. Outras opções permitem definir o local do arquivo, alterar a fonte de gravação e gravar automaticamente no alto-falante do telefone.

Agora, se você definir o aplicativo como automático, ele gravará as chamadas recebidas e efetuadas do início ao fim. Toque na gravação quando ela aparecer na tela para visualizá-la no aplicativo. Na tela de gravação, você pode reproduzir o arquivo, salvá-lo no telefone, compartilhá-lo por e-mail ou outros serviços e excluir a gravação.

O aplicativo é gratuito, mas apresenta anúncios. Este aplicativo também funcionou sem problemas no Android 9, mas entregou gravações silenciosas no Android 10.

Fonte: PC Mag

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!