Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Compras realizadas pela Internet já são consideradas muito comuns, já que a maioria das pessoas preferem esse tipo de transação. No entanto, muitas pessoas ainda ficam inseguras ao realizar transações financeiras pela Internet. Dessa forma, surgiu o Paypal, com o objetivo de facilitar a compra e venda em sites. Assim como o PicPay, o Paypal funciona como uma espécie de carteira digital. Além disso, vale mencionar que a ferramenta é utilizada em mais de 190 países. Veja abaixo como funciona o Paypal:

Veja também como funciona o PicPay!

O que é o PayPal?

Paypal é uma ferramenta especializada em pagamentos online. Ele foi criado no EUA em 1999 por Peter Thiel, Max Levchin, Luke Nosek e Ken Howery. Inicialmente, ele pertencia a uma empresa conhecida como Confinity, que era especializadas em softwares para dispositivos móveis. O PayPal, por sua vez, era apenas um serviço de pagamento exclusivo da empresa, no entanto, ele conseguiu se tornar bem maior do que a Confinity.

Não demorou muito para a plataforma se tornar um sucesso, e desde que foi adquirida pelo eBay em 2002, se espalhou por todo o mundo. Dessa forma, quando o assunto é realizar pagamentos pela internet, o PayPal se tornou uma referência. Por fim, em 2015, a empresa voltou a ser própria, deixando de ser subsidiária do eBay.

Como funciona o Paypal: saiba tudo sobre Gateway de pagamento
Como funciona o Paypal – Divulgação/PayPal

Aos poucos o Paypal foi crescendo, e o principal motivo pela seu sucesso era a possibilidade de utilizá-lo em computadores, smartphones e tablets. Além disso, ele tinha vários benefícios, como a facilitação para pagamentos por parte dos clientes. Por exemplo, clientes que costumam pagar via débito direto da conta bancária não precisavam usar cartões, códigos de token ou digitar qualquer senha (Somente a que foi criada pelo próprio sistema do PayPal). Dessa forma, em poucos cliques seria possível pagar ou receber dinheiro com segurança.

Segurança no PayPal

Um pergunta constante quando se trata de aplicativos de pagamentos digitais, é se eles são realmente seguros. O Paypal não permite que os dados bancários de seus usuários sejam compartilhados com ninguém dentro da plataforma, nem mesmo o vendedor. Além disso, qualquer informação, como o número de seu cartão de crédito permanece sob sigilo.

O PayPal também garante a devolução do dinheiro em caso de não recebimento do produto ou pagamento que seja indevido. Para compras em sites brasileiros, o serviço do PayPal é completamente gratuito. No entanto, para o exterior são cobradas algumas taxas, dependo do país.

Como funciona o Paypal: saiba tudo sobre aplicativo de pagamento
Como funciona o Paypal – Divulgação/PayPal

Como usar o PayPal

A utilização dos serviços do PayPal é muito simples. Você apenas precisa criar uma conta gratuita no sistema, informando dados importantes, como nome, sobrenome, e-mail, senha, país, endereço e número de celular. Além disso, também é possível cadastrar o seu cartão de crédito ou débito, desde que ele possua as bandeiras MasterCard ou Visa, tanto internacional quanto nacional. Você também pode utilizar sua conta bancária em bancos selecionados para conseguir realizar compras em sites brasileiros.

Veja abaixo as principais funções do PayPal:

  • Realizar compras usando o cartão de crédito;
  • Efetuar pagamentos e transferências diretamente de sua conta bancária, desde que o seu banco esteja entre os selecionados;
  • Efetuar pagamentos em lojas físicas através do aplicativo PayPal Mobile;
  • Fazer cobranças para receber dinheiro;
  • Obter descontos em lojas parceiras do PayPal.
Os 10 melhores Apps para pagar contas e boletos pelo cartão de crédito
Como funciona o Paypal – Divulgação/PayPal

Lojas parceiras do PayPal

Atualmente existem mais de 55 mil lojas que são parcerias do PayPal. Você pode encontrar lojas de diversas categorias, como artigos esportivos, saúde, beleza, casa, decoração, educação, tecnologia, moda, turismo e várias outras. Para saber quais são as lojas parceiras e que aceitam o PayPal, basta clicar aqui.

Reembolso em caso de imprevistos

Como já dito, o Paypal garante a devolução do dinheiro em caso de compras indevidas, não autorizadas ou produtos que não chegaram ao endereço do cliente. Além disso, a plataforma possui um programa de proteção ao cliente que consegue tratar todos esses assuntos, solucionando os problemas a todo cliente que acessá-lo no prazo de 180 dias após a transação. Para acessar o programa, basta clicar aqui.

Como funciona o Paypal: saiba tudo sobre aplicativo de pagamento
Como funciona o Paypal – Reprodução/MobileTransaction

Taxas e Tarifas são as mesmas para todos os serviços

Caso você use o PayPal para comprar, não irá pagar tarifas. Por outro lado, quem vende paga taxas sobre o valor recebido, sendo que este custo varia de acordo com a origem do pagamento. Além disso, não existem nenhum pagamento de mensalidade, nem outro custo fixo. Ou seja, caso você não venda nada, portanto, não tem que pagar nada.

As vendas realizada no Brasil sofrem taxas de acordo com o prazo de liberação do saldo e da forma de pagamento. Caso você queira receber o saldo em até 24 horas, a taxa é de 4,79% mais R$ 0,60 de tarifa fixa por transação para as vendas à vista. No caso de venda parcelada, a cada parcela extra, a taxa passa a 1,92%.

Por outro lado, caos prefira esperar e receber o saldo em 30 dias, a taxa cai para 3,60%. No entanto, é preciso fazer uma solicitação específica para ter acesso a esse plano.

Para as ventas internacionais, a taxa é 6,4% do valor da transação mais uma tarifa fixa que varia de acordo com a moeda que é utilizada na transação. Não há cobrança de tarifa para saques em banco brasileiro ou caso o cliente não realize o pagamento da fatura que você enviou. No entanto, caso o saque seja feito internacionalmente, há uma taxa de conversão de 4,5%.

Para acompanhar o seu saldo e pagamentos, é possível utilizar o site da empresa ou até um aplicativo gratuito que está disponível para Android e iOS.

Índice do PayPal no Reclaque Aqui é ótimo

O atendimento ao cliente do Paypal é considerado por muitos como eficiente e rápido. Por exemplo, no Reclame Aqui, sua reputação é ótima, com um índice de 9.0 nos últimos seis meses. Nesse mesmo período, 100% das reclamações foram respondidas, com uma nota do consumidor de 8,44.

Você pode contatar o suporte por e-mail ou telefone, 24h por dia, 7 dias por semana. No entanto, caso não queira contatar o suporte, você ainda tem a opção de fazer perguntas ao fórum da comunidade PayPal no site da empresa, caso não encontre sua dúvida nos tópicos de ajuda do site.

Aplicativos do PayPal

Você pode acessar todos os serviços da plataforma através do PayPal Mobile, que possibilita ao usuário fazer e receber pagamentos usando smartphones e tablets. Uma boa quantidade de restaurantes e outros estabelecimentos no Brasil já aceitam esta opção de pagamento.

O aplicativo do PayPal também pode ser utilizado tanto em smartphones Android, quanto iOS. Além disso, os clientes podem receber cupons de desconto e promoções sempre que forem disponibilizadas no aplicativo, uma vez que aparecem diretamente na conta do usuário e podem render ótimas economias.

Gostou? Já utilizou o PayPal? Utiliza outro serviço? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!