Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A corrida dos consoles de jogos cresceu mais uma vez. A Microsoft e a Sony lançaram com sucesso suas máquinas de jogos mais recentes e a demanda está em alta. Além disso, um dos maiores pontos de discussão do novo Xbox Series X, Xbox Series S e PlayStation 5 é a capacidade de jogar títulos de gerações anteriores. Sou principalmente um jogador de PC, mas entendo perfeitamente como é importante que seus jogos antigos sejam executados em um console de próxima geração. Há duas razões para isso – os jogos não são baratos e não há novos títulos suficientes no lançamento para justificar o custo do seu novo console. Além disso, a compatibilidade com versões anteriores torna-se ainda mais importante à medida que novos títulos aparecem.

O Google Assistente agora pode programar seus dispositivos inteligentes e mais notícias de tecnologia hoje

A Microsoft está bastante confiante quanto à compatibilidade com versões anteriores. Isso quando se trata de seu novo Xbox Series X de US $ 499 e de US $ 299 Xbox Series S. A empresa afirma que os novos consoles serão capazes de rodar todos os jogos originais do Xbox, Xbox 360 e Xbox One. Essa é uma linha enorme que remonta a 2001, quando o console Xbox original foi lançado. Embora pareça tentador, a realidade é um pouco diferente. Além disso, certos títulos (leia-se: muitos), incluindo aqueles que requerem o sensor de movimento Kinect, não serão suportados. Aqui está uma lista inicial de jogos compatíveis com versões anteriores compartilhados pela Microsoft.

Como funciona a compatibilidade com versões anteriores do Xbox Series X e Series S
Como funciona a compatibilidade com versões anteriores do Xbox Series X e Series S – Foto: Reprodução/Xda-Developers

Como funciona a compatibilidade com versões anteriores do Xbox Series X e Series S

O Xbox Series X com sua CPU octa-core de 3,8 GHz e 12 teraflops de desempenho gráfico será capaz de lidar com títulos antigos com facilidade. Além disso, mesmo a Série S, com seu formato mais compacto, está confirmado para trazer o mesmo suporte. A Microsoft disse claramente que os jogos do Xbox original de 2001 serão executados em uma resolução aprimorada na Série X e na Série S.

Os jogadores também podem esperar um grande aumento na resolução, o que significa que os jogos que rodavam a 480p poderiam ser aumentados para mais resoluções. Além disso, agora, não espere que todos os seus títulos mais antigos funcionem a 4K. Diz-se que a Série S tem a capacidade de aprimorar um jogo para 1440p e 2160p na Série X com alguns benefícios de desempenho. Dito isso, tudo dependerá dos desenvolvedores para atualizar seus respectivos jogos. Da mesma forma, os jogos lançados no Xbox 360 também serão aprimorados para ambos os consoles.

Quanto aos títulos do Xbox One, já sabemos que haveria certas diferenças entre a Série S e a Série X. A Série X poderá se beneficiar dos aprimoramentos do Xbox One X para jogos existentes, incluindo um aumento na resolução, texturas aprimoradas, bem como vários outros efeitos gráficos. A Série S, por outro lado, capitalizaria o desempenho dos títulos do Xbox One S. Isso significa que o novo console oferecerá maior resolução em jogos que usam escala de resolução dinâmica, junto com melhorias na qualidade de filtragem de textura.

Mais notáveis

Notavelmente, jogos codificados para rodar em uma determinada resolução não serão capazes de rodar mais alto. Graças aos recursos Auto HDR, todos os jogos mais antigos com suporte oferecerão uma experiência visual aprimorada, mesmo que não sejam nativamente compatíveis com alta faixa dinâmica. Nem é preciso dizer que os tempos de carregamento serão reduzidos significativamente graças ao armazenamento SSD e, o melhor de tudo, a Série X e a Série S serão capazes de rodar títulos selecionados do Xbox One com o dobro da taxa de quadros!

Tudo isso foi conseguido graças ao novo hardware poderoso. Os novos consoles foram feitos de forma que possam rodar títulos antigos do Xbox One, utilizando todo o poder da nova CPU e GPU.

De acordo com o arquiteto de sistema Andrew Goossen, “Projetamos a Série S para aprimorar os jogos do Xbox One S de uma forma que o Xbox One X não pode fazer. Facilitamos a atualização dos jogos existentes do Xbox One S para rodar com o dobro da taxa de quadros quando jogados na Série S também. Quando os jogos são atualizados, os jogos existentes podem consultar para determinar se estão sendo executados no novo console. E em termos de desempenho, a Série S oferece bem mais do que o dobro do desempenho efetivo da CPU e GPU em relação ao Xbox One, tornando isso bastante simples para os jogos. E, de fato, a GPU Série S executa os jogos do Xbox One S com melhor desempenho do que o Xbox One X. ”

Conclusão

Gossen também disse que os jogos da geração mais antiga não requerem nenhum ajuste de desempenho real e é tão fácil quanto alterar três linhas de código. Em certos casos, as correções são muito pequenas. A Microsoft está trabalhando com vários desenvolvedores e editores de jogos para atualizar seus títulos. Embora jogos selecionados nos novos consoles rodem com o dobro das taxas de quadros, caberá aos desenvolvedores e à demanda proporcional da comunidade fazer isso acontecer.

Resumindo, o Xbox Series X e o Series S definitivamente trazem um forte conjunto de recursos que os tornam compatíveis com os jogos da geração anterior. Eles não irão suportar todos os títulos do Xbox do passado, mas esperam que alguns dos nomes mais populares cheguem aos consoles no devido tempo. Haverá algumas melhorias óbvias, mas tanto a Série X quanto a Série S lidarão com elas de forma diferente. Pessoalmente, estamos muito entusiasmados com o fato de que certos jogos apresentarão o dobro das taxas de quadros e, claro, trarão recursos Auto HDR. Fique ligado, pois estamos testando o Xbox Series S e devemos enviar a análise, bem como algumas opiniões em breve.

Fonte: Xda-Developers

Conseguiu entender como funciona a compatibilidade com versões anteriores do Xbox Series X e Series S? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.