Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Windows 10 chegou para ficar e disso não temos nenhuma dúvida. Ele é a versão mais completa, com maior compatibilidade e mais segura do Windows, mas como não existe nada perfeito nesse mundo, ainda mais quando o assunto são softwares, ele pode apresentar problemas.

Geralmente, a primeira coisa a fazer quando seu PC com Windows apresenta algum problema é reiniciar a máquina. Por incrível que pareça isso resolve boa parte dos problemas corriqueiros, como travamentos, lentidão, aplicativos que não abrem ou mesmo que apresentam algum problema. Se isso não resolver, o ideal é restaurar o Windows. Isso fará com que o sistema retorne para um estado de como ele é quando sua máquina saiu da fábrica. Se tudo isso não resolver, ou jeito será fazer uma nova instalação do Windows, o que chamamos de instalação limpa do sistema.

Restaurando o Windows 10

Hoje em dia, é muito fácil restaurar o Windows. Tempos atrás, pessoas com pouco conhecimento na área precisavam levar suas máquinas para uma autorizada ou mesmo pedir aquele primo nerd para fazer o procedimento. No Windows 10 você mesmo pode fazer isso de maneira simples, rápida e segura.

Essa opção pode ser usada para corrigir diversos problemas e inconsistência do sistema, como falamos acima. Essa operação deve resolver boa parte dos problema de lentidão, dificuldade de operação, consumo de bateria, aplicativos que apresentam problemas, entre outros casos. Enfim, se seu PC não está funciona como deveria experimente restaurar o Windows para ver se resolve.

Como restaurar o Windows 10?

A restauração reinstala o Windows 10, mas oferece a você a opção de manter seus arquivos. Confira agora 3 maneiras de restaurar o PC usando ferramentas do próprio sistema:

1 – Restaura o PC:

  • Clique no botão Iniciar  e, em seguida, selecione Configurações  > Atualização e segurança  > Recuperação. Em Restaurar o PC selecione Começar Agora.

  • Na próxima tela o Windows lhe dará opções para restaurar o sistema removendo tudo ou mantendo seus arquivos pessoais. Escolha a melhor opção e depois siga as instruções que o próprio sistema fornece

2 – Restaurar o Windows 10 para uma versão anterior

  • Na primeira tela também vemos ainda a opção para voltar para uma versão anterior do sistema. Quem sabe a build mais atual esteja funcionando mal, mas a anterior estava Ok. Então, clique nesta opção e siga os procedimentos

3 – Inicialização avançada

  • Você também pode usar a mídia de instalação para restaurar o PC usando a inicialização avançada. Consulte Opções de recuperação no Windows 10 para obter etapas detalhadas, mas se você chegou nesta opção, quem sabe seja melhor partir para a próxima dica, que é a instalação limpa do Windows

Instalação limpa do Windows 10

Caso o procedimento acima não resolva seu problema, recomendamos fazer uma instalação limpa do Windows. É o método mais completo e eficaz para deixar sua máquina funcionando melhor. Equipamentos que vieram desde o Windows 7 ou 8.1 e foram atualizados para o Windows 10 e que nunca passaram por uma formatação completa geralmente passam a funcionar muito melhor depois desse procedimento. Para fazer isso você precisará de uma ferramenta própria da Microsoft voltada para esse fim. Antes de baixa-la, leia as recomendações a seguir.

Antes de começar

Leia as seguintes observações importantes:

  • O uso desta ferramenta removerá todos os aplicativos que não vêm de fábrica com o Windows, incluindo outros aplicativos da Microsoft, como o Office. Será também removida a maior parte dos aplicativos instalados pelo fabricante do seu computador, como aplicativos do fabricante, aplicativos de suporte e drivers. Não será possível recuperar aplicativos removidos, e você terá de reinstalá-los manualmente mais tarde se desejar mantê-los.
  • Como resultado do uso da ferramenta, você poderá perder suas licenças digitais, o conteúdo digital associado aos aplicativos ou outros direitos digitais a aplicativos, e isso poderá afetar a sua capacidade de usar os aplicativos ou o conteúdo relacionado aos aplicativos pelos quais você pagou. Por essa razão, nós não recomendamos o uso dessa ferramenta em nenhum computador em que você pretenda manter todos os aplicativos e o conteúdo relacionado aos aplicativos (incluindo aplicativos Microsoft, como o Office) corretamente instalados e licenciados.

Certifique-se de que você tenha o seguinte:

  • Conexão com a Internet para baixar a ferramenta e a imagem do Windows 10 (ISO). Poderão ser aplicadas taxas do fornecedor de serviço de Internet.
  • Espaço de armazenamento de dados suficiente no computador em que você está executando uma instalação limpa. Observe se o download e a imagem têm mais de 3 GB.

Faça as seguintes verificações no computador em que você deseja executar a instalação limpa do Windows 10:

Siga estas instruções para instalar uma versão limpa do Windows 10

Aviso – Faça backup de tudo que deseja guardar antes de começar. Não use esta ferramenta em nenhum computador em que você tenha aplicativos que pretenda manter.

  • Clique aqui para baixar a ferramenta (link direto). Caso não funcione, acesse aqui.
  • Inicie a ferramenta
  • Analise e Aceite os Termos de Licença. Ao não aceitar os Termos de Licença, a ferramenta será encerrada.
  • Escolha o que deseja manter. Se você deseja manter os arquivos pessoais, escolha a opção Manter apenas arquivos pessoais ou se se você deseja remover tudo. Nós sugerimos que neste ponto você escolha excluir tudo, então, selecione a opção “NADA”. Isso fará com que o Windows seja literalmente instalado do zero fazendo com que qualquer arquivo que estivesse causando problema seja eliminado por completo.

  • Selecione o botão OK para iniciar a instalação. O restante do processo será automático, mas, se precisar, você poderá cancelá-lo até a reinicialização do computador.

Daí para frente tudo acontece meio que de forma automática e sua intervenção quase não será necessária, mas se quiser cancelar o processo é possível até uma certa etapa. Independente da sua escolha na tela acima uma nova ISO do Windows 10 será baixada dos servidores da Microsoft.

Observações importantes:

  • A ferramenta começará a instalar o Windows 10 automaticamente.
  • Todas as etapas são automatizadas com botões acinzentados. Se desejar, você poderá fechar a ferramenta para cancelar a operação.
  • Depois que a instalação limpa estiver concluída, se você notar a ausência de algum driver, vá até Configurações > Atualização e segurança > Atualização do Windows para baixar os drivers mais recentes do dispositivo. Nós também recomendamos que você visite o site do fabricante do computador para obter informações sobre drivers atualizados.
  • Você pode reinstalar os Aplicativos do Windows, que estão disponíveis na Loja, usando a sua conta da Microsoft, já que seu histórico de download está atrelado a sua conta Microsoft padrão

Quais as diferenças entre restaurar o PC e fazer uma instalação limpa do Windows?

Simples, a restauração apenas restaura o Windows 10 já instalado em sua máquina para seu estado original de fábrica, enquanto que na instalação limpa a versão atual do seu Windows é substituída por uma nova baixada direto do site da Microsoft. Uma nova imagem do Windows 10 é baixada e instalada e por isso o processo de instalação limpa geralmente apresenta resultados mais satisfatórios.

E quanto a ativação do Windows 10?

No processo da instalação limpa seu Windows pode mostrar que ainda não foi ativada, mas não se preocupe, pois, se na sua máquina anterior o Windows estava ativado e você esteja logado com sua conta Microsoft, a ativação ocorrerá de forma automática quando você se conectar a internet pouco tempo depois de concluir a instalação limpa. No processo de restaurar isso não será necessário, pois este processo não implica em nada sobre esse item.

Caso a ativação não ocorra, se estiver executando o Windows 10, versão 1607 ou posterior, a Solução de problemas de ativação poderá ajudar a reativar o Windows se você tiver feito uma alteração de hardware significativa recentemente (como a substituição da placa-mãe) ou reinstalado o Windows.

Para usar a solução de problemas, selecione o botão Iniciar , selecione Configurações  > Atualização e segurança  > Ativação  e Solução de problemas.