Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Essa nem sempre é uma pergunta com uma resposta clara e óbvia. Não importa a categoria de preço, há simplesmente muitos tipos diferentes de notebooks para você escolher. Mais precisamente, não existe um único notebook melhor pois não existe um único tipo de usuário. Portanto, hoje vamos mostrar como escolher um notebook para você.

Veja também os melhores notebooks gamers!

Todo mundo quer algo diferente. Algumas pessoas se preocupam mais com as especificações. Outros se preocupam mais com as telas. Você pode se preocupar mais em ter um notebook com uma boa aparência do que em ter um que possa rodar jogos que demandem gráficos. Mas você também não pode. Portanto, quando as pessoas nos perguntam qual notebook ou marca de notebook é o melhor, não respondemos com facilidade.  

Em vez disso, damos a eles uma lista. Um conjunto de critérios que todos devem considerar antes de comprar um novo dispositivo. Em última análise, é o seu dinheiro. Reservar um tempo para pesquisar e pensar sobre a melhor forma de gastá-lo pode parecer um pouco mais tedioso e demorado do que entrar em uma loja local e sair com um notebook qualquer. No entanto, a longo prazo, aumenta a probabilidade de você economizar dinheiro e acabar com um produto que realmente atenda às suas necessidades.

Portanto, confira abaixo quais os pontos que você precisa levar em consideração ao comprar um Notebook:

1. Tamanho e fator de forma

Como escolher um notebook? Veja os pontos que você precisa levar em consideração! - Foto: QNC
Como escolher um notebook? Veja os pontos que você precisa levar em consideração! – Foto: QNC

Quando se trata de notebooks, o tamanho é importante. Dependendo do que você planeja fazer com seu próximo notebook, certifique-se de escolher o tamanho certo para você. O tamanho não é como a RAM de um notebook. Dessa forma, v você não pode atualizá-la mais tarde. Você está preso a qualquer fator de forma que selecionar, então escolha com sabedoria.

Os tamanhos tendem a começar com 11,6 polegadas e ir até 17,3 polegadas. A maioria das marcas e OEMS como HP, Dell, ASUS e Acer tendem a oferecer três tamanhos de tela – 13,3 polegadas, 15,6 polegadas e 17,3 polegadas. No entanto, alguns fornecedores vendem notebooks que estão fora desses tamanhos.

Obviamente, se a portabilidade é sua prioridade, você vai querer um notebook menor. Eles tendem a ser mais finos e leves. Dessa forma, procure notebooks com tela de 12,5 ou 13,3 polegadas e peso entre 1 kg e 1,5 kg.

No entanto, tenha em mente que máquinas menores de 13,3 polegadas geralmente não suportam as mesmas CPUs Intel Core top de linha ou placas gráficas que você encontrará em suas contrapartes de 15,6 polegadas. Na maioria das vezes, eles também apresentam uma seleção de portas menos robustas. Se o tipo de trabalho para o qual você pretende usar seu novo notebook exige uma tela maior ou gráficos autônomos, você provavelmente precisará olhar para um tamanho maior.

A coisa mais importante a se considerar aqui ao procurar o melhor notebook que você pode comprar é o que você realmente vai precisar que ele faça.  Alguns usuários precisam de algo mais leve e portátil. Outros usuários precisam de gráficos para coisas como edição de vídeo ou execução de jogos.

2. Qualidade da tela

Como escolher um notebook? Veja os pontos que você precisa levar em consideração! - Foto: EC
Como escolher um notebook? Veja os pontos que você precisa levar em consideração! – Foto: EC

Já que você provavelmente vai acabar olhando para a tela do seu notebook por horas, você vai querer ter certeza de que isso será o mais indolor possível. Para isso, você precisará de uma tela que seja confortável de olhar e pareça natural de usar.

Para começar, você deve considerar se deseja que seu próximo notebook tenha uma tela sensível ao toque. Atualmente, as telas sensíveis ao toque são bem comuns e podem tornar algumas tarefas mais fáceis do que outras. Algumas marcas incluem esse recurso como padrão. Mas outras exigirão uma sobretaxa para a inclusão;

Infelizmente, optar por uma tela sensível ao toque às vezes pode adicionar brilho à tela. Embora não seja uma característica universal entre as telas sensíveis ao toque, as telas mais brilhantes costumam ser um pouco mais suscetíveis ao reflexo. Isso pode ser uma desvantagem se você estiver jogando, assistindo conteúdo ou editando imagens e conteúdo de vídeo.

Em seguida, verifique a resolução de qualquer notebook que você esteja pensando em comprar. Uma resolução de 1920×1080 pixels (Full HD) é o mínimo  se você quiser muito espaço para alinhar as janelas e manter as coisas em vista. Se você gastar em algo um pouco mais nítido, provavelmente não se arrependerá.

Se você é um jogador, também vale a pena verificar a taxa de atualização na tela de qualquer notebook em potencial. Uma taxa de atualização mais rápida pode muitas vezes fornecer uma vantagem competitiva em jogos online, pois permite uma experiência de jogo mais suave e responsiva. Idealmente, você deseja algo com tempo de resposta inferior a 5ms ou uma taxa de atualização superior a 144Hz.

3. Qualidade do teclado

Como escolher um notebook? Veja os pontos que você precisa levar em consideração! - Foto: MDC
Como escolher um notebook? Veja os pontos que você precisa levar em consideração! – Foto: MDC

Para longas sessões de digitação, você precisará de um notebook com um teclado confortável. Você não quer um teclado “ruim” porque isso pode se traduzir em uma experiência geral ruim do usuário ao procurar por detalhes como a seta ou teclas de exclusão.

O ideal é um teclado que tenha um layout confortável com teclas de tamanho normal e algum espaço ao redor das teclas de seta. Dessa forma, as teclas devem ter um curso adequado no movimento para baixo e uma resposta rápida quando você as solta.

Além disso, certifique-se de que o teclado também tenha luz de fundo. À primeira vista, isso pode parecer um detalhe superficial, mas as teclas iluminadas tornam muito mais fácil ver o que você está digitando em ambientes mal iluminados.

É útil experimentar antes de comprar – especialmente se sua tarefa principal for digitar. Provavelmente, você encontrará mais conforto com o que sabe aqui. Se você tem o costume de digitar em um teclado de notebook que vai até a borda, provavelmente encontrará notebooks que optam pelo mesmo layout ou por um layout semelhante para serem mais fáceis de digitar do que as alternativas.

4. CPU

Como escolher um notebook? Veja os pontos que você precisa levar em consideração! - Foto: Free Pik
Como escolher um notebook? Veja os pontos que você precisa levar em consideração! – Foto: Free Pik

É difícil ultrapassar qualquer uma das CPUs que se baseiam no núcleo da Intel ao comprar um novo notebook. Mesmo que você não seja versado em detalhes técnicos, há uma boa chance de você ter visto os adesivos colados em todos os novos notebooks para os processadores Core i3, Core i5 e Core i7 da gigante do silício.

Para muitos usuários, um processador Intel Core oferece o melhor desempenho quando se trata de multitarefa e tarefas multimídia. Além disso, vale lembrar que notebooks que se baseiam no Core i3 se encontram em sistemas básicos, enquanto o Core i5 compõe a maioria dos PCs convencionais.

Os sistemas baseados no Core i7 são para aqueles que desejam o melhor desempenho do seu notebook. No entanto, observe que, com um sistema baseado em Core i7, o calor que passa pela base do notebook pode ser motivo de preocupação, especialmente se você planeja realmente usar o notebook em seu colo muitas vezes.

Alguns notebooks maiores agora também incorporam os processadores Intel Core i9. Os notebooks rodando em processadores i9 Core são ainda mais poderosos do que notebook rodando em processadores i7 Core. Eles são capazes de rivalizar com PC de alto desempenho, mas eles vêm com um custo bem mais alto do que um notebook com processador de núcleo i7, i5 ou i3.

5. RAM

Como escolher um notebook? Veja os pontos que você precisa levar em consideração! - Foto: EM OFF
Como escolher um notebook? Veja os pontos que você precisa levar em consideração! – Foto: EM OFF

Antigamente, você não precisava de mais de 4 GB de RAM ou mais para obter o melhor de seu sistema.

Atualmente, você provavelmente vai querer pensar em 8 GB, no mínimo. Se você é um usuário avançado, 16 GB é o melhor. Enquanto isso, os jogadores devem olhar para cima para aumentar até 32 GB (ou mais) se quiserem a melhor experiência.

Mais RAM permite que mais apps sejam executados ao mesmo tempo e que mais dados sejam rapidamente acessíveis pelo sistema a qualquer momento, o que é útil para tarefas como edição de fotos ou conteúdo de vídeo.

Outro detalhe que precisa ser visto aqui é se a RAM do seu notebook é de um ou dois canais. Na maioria dos casos de uso diário, isso pode não fazer uma grande diferença, mas, se você está tentando pesar suas opções, um notebook com canal duplo é geralmente mais desejável do que um com uma quantidade equivalente de memória de canal único com clock de mesma velocidade de transferência. Isso ocorre porque a RAM de canal duplo é capaz de transferir uma grande quantidade de dados de uma vez.

6. Armazenamento

Como escolher um notebook? Veja os pontos que você precisa levar em consideração! – Foto: JC

Os HDs costumavam ser a moda, mas hoje em dia eles estão em declínio, especialmente para notebooks finos e leves. Isso ocorre porque eles podem ser lentos, um tanto volumosos e produzir calor e ruído perceptíveis.

Um drive de estado sólido (SSD), por outro lado, oferece muito mais velocidade do que um HD, funciona silenciosamente e pode ser instalado em um formato que não adiciona muito ao peso e volume de um notebook. Como resultado desses benefícios claros, a maioria dos OEMs adotou o armazenamento SSD como o padrão para notebooks.

Além disso, use um SSD para o seu novo notebook e você vai adorar a velocidade com que ele pode carregar programas, acessar seus dados e também a rapidez com que inicializa o sistema.

O único problema é que os SSDs não oferecem tanta capacidade bruta. Além disso, o armazenamento SSD também costuma ser mais caro em termos de reais para gigabytes do que os HDs tradicionais. Dessa forma, você pode acabar travando com uma unidade de 128 GB, 256 GB ou 512 GB de tamanho e que custa muito mais do que um disco rígido de 1 TB ou 2 TB.

7. Vida útil da bateria

Como escolher um notebook? Veja os pontos que você precisa levar em consideração! – Foto: RB

A vida útil da bateria citada pelo fabricante quase nunca é um indicativo de como é a experiência no mundo real de usar um notebook.

Simplesmente, existem muitas variáveis ??que afetam a vida útil da bateria. Há o brilho da tela, a resolução da tela, o número de apps em execução em segundo plano e se você permanece ou não conectado ativamente a redes Wi-Fi ou dispositivos Bluetooth.

Além disso, o SO em que um notebook é executado também pode desempenhar um papel importante na determinação da vida útil da bateria. É por essa razão que ultrabooks e notebooks rodando no Chrome OS tendem a oferecer vida de bateria superior do que aqueles rodando no Windows 10.

Se você executa programas que precisam de muito processamento, faz streaming de muitos vídeos online, joga jogos com muitos gráficos ou se transfere muitos arquivos por uma rede sem fio, sua bateria se esgotará muito antes do que o fornecedor informou.

Uma boa prática aqui é examinar a classificação da bateria em watts-hora (Wh) ou miliamperes-hora (mAh). Quanto maiores forem esses números, mais tempo a bateria pode durar. Para um Ultrabook de 13,3 polegadas, por exemplo, uma bateria com uma classificação de 44Wh a 50Wh fornecerá os melhores resultados.

Outra coisa importante a procurar aqui é o carregamento rápido. Assim como os smartphones modernos, muitos notebooks novos também suportam carregamento rápido, o que é sempre bom em caso de problemas.

8. USB 3.0

Como escolher um notebook? Veja os pontos que você precisa levar em consideração! – Foto: TM

Atualmente, se um notebook tem apenas uma porta USB 3.0, você provavelmente deve pensar em comprar outro notebook. O ideal é procurar um que tenha pelo menos algumas dessas portas USB 3.0. Eles são a porta de conector mais comum na indústria e, embora você possa encontrar um dongle para qualquer coisa na Amazon, geralmente é uma aposta melhor apenas certificar-se de que seu próximo notebook os tenha.

Além do utilitário básico que você obtém das portas USB (que permitem conectar um disco rígido externo ou unidade SSD e fazer backup de seus dados ou usar um mouse convencional ou um teclado sofisticado com seu notebook), o USB 3.0 é cerca de dez vezes mais rápido que o USB 2.0. Isso significa que a transferência de dados por USB 3.0 leva muito menos tempo.

Além disso, muitos periféricos modernos também tendem a fornecer o melhor desempenho ou requerem o USB 3.0 para funcionar.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!