Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O monitor é uma parte fundamental de todo computador. Sua principal função é exibir a informação processada pela CPU e a traduzir em um formato gráfico. Portanto, se você quiser usar um computador, um bom monitor é indispensável.

Quando se trata da escolha de monitores, há várias características a serem consideradas, dependendo do tipo de uso. Por exemplo, se o uso for mais voltado para o escritório e o trabalho, altas taxas de atualização e excelente qualidade de imagem não são essenciais. Mas, se você quiser usar o monitor para jogos profissionais ou semiprofissionais, há alguns recursos técnicos a serem considerados para que ele tenha um bom desempenho

Portanto, se você estiver procurando um novo monitor para PC, confira a seguir os principais pontos a serem considerados. Também explicaremos como as necessidades podem mudar de acordo com o perfil de cada usuário e o tipo específico de uso que ele fará do monitor.

Monitores para fins de trabalho

Se você for usar o monitor simplesmente para trabalhar, não é essencial gastar demais em uma tecnologia que não poderá aproveitar. Portanto, ao escolher um monitor de escritório, alguns dos principais recursos que você deve considerar são os seguintes:

  • Ele deve ter um bom tamanho, pelo menos 19 polegadas, embora possa ser ainda maior, para aumentar o conforto.
  • Deve ter um filtro de luz azul configurável: quando você passa muitas horas trabalhando em frente a uma tela, a luz azul dos monitores pode prejudicar sua visão, portanto, essa é uma função muito útil para sua saúde.
  • O monitor deve ter um conector de entrada universal, como HDMI, para poder ser facilmente adaptado.
  • Deve ter pelo menos uma resolução Full HD, ou seja, 1920×1080

Além dessas características básicas, não há muitas funções adicionais que possam ser realmente exploradas quando se usa um PC para fins de trabalho.

Monitores gamer, um mundo à parte

Como já foi mencionado, se você for usar o PC com mais intensidade, o monitor deve estar de acordo com seus recursos. Por exemplo, se você tiver componentes de primeira linha que proporcionam alto desempenho, mas o monitor não tiver resolução e tamanho suficientes, a qualidade da imagem e dos gráficos será muito inferior e os detalhes serão perdidos.

Mas há diferentes características às quais se deve prestar atenção, dependendo do tipo de jogo em que você deseja ter um desempenho melhor. Isso porque, se for um jogo competitivo, como um battle royale ou um jogo de tiro, o que mais importa é a velocidade de resposta em vez da qualidade dos gráficos, pois ter gráficos altamente detalhados pode até mesmo confundir você para que tenha um tempo de reação mais rápido. Por outro lado, se você gosta de jogos para um jogador ou orientados por histórias, a qualidade dos gráficos é muito mais importante do que a taxa de atualização, pois o que importa é aproveitar ao máximo a experiência imersiva do jogo.

O que é taxa de atualização e como ela ajuda?

A taxa de atualização de um monitor é o número de vezes por segundo que um quadro pode ser ajustado. Esse valor pode variar de 60Hz a 240Hz (o valor mais alto disponível no mercado, embora tecnologias ainda mais avançadas estejam sendo desenvolvidas). Portanto, se a taxa de atualização de um monitor for menor que o FPS (quadros por segundo) de um jogo, haverá quadros que não poderão ser vistos e muitos detalhes serão perdidos.

Em jogos de tiro que exigem uma alta taxa de resposta, como Valorant e Counter Strike, a taxa de atualização é fundamental. Por esse motivo, você deve ter pelo menos um monitor de 144 Hz para jogar com conforto.

Resolução do monitor e número de pixels por polegada

Resolução e pixels por polegada não são a mesma coisa, pois a última característica é definida pelo tamanho do monitor. Um monitor Full HD de 19 polegadas não é o mesmo que um monitor Full HD de 27 polegadas com uma densidade de pixels menor.

A configuração mais recomendada é, no máximo, Full HD de até 21 polegadas. Além desse tamanho, se você quiser um monitor maior, ele deve ter resolução de pelo menos 2K e até 4K para obter melhor qualidade de imagem e mais detalhes.

Painéis com boa reprodução de cores e baixo tempo de resposta

Como é sabido, há diferentes tecnologias de painéis para configurar monitores. A tecnologia mais comum é TN, que é o tipo de painel mais barato. Os painéis TN têm o menor tempo de resposta (1 ms), mas têm qualidade de cor ruim e um ângulo de visão mais estreito (entre 170° e 160°), portanto, embora possam ser adequados para jogos, é uma tecnologia que está perdendo para opções melhores.

Outro tipo de painel são os VA, que oferecem um ângulo de visão melhor (178°) e excelente contraste de 3000:1. Mas a desvantagem desses painéis é que seu tempo de resposta é muito alto, entre 4ms e 5ms.

Por outro lado, o tipo de painel mais equilibrado, mas também o mais caro, é o IPS, que tem a melhor qualidade de cor, baixo tempo de resposta (entre 1 ms e 2 ms), bom contraste de 1000:1 e ângulo de visão de 178°. Portanto, se você puder comprar um monitor IPS dentro do seu orçamento, essa é definitivamente a melhor opção.

Em síntese, ao considerar os pontos mencionados acima, é possível encontrar o monitor ideal para qualquer tipo de função. Será mais fácil para você determinar quais fatores são mais importantes do que outros.