Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Resumidamente, podemos dizer que um QR Code funciona da mesma maneira que um código de barras no supermercado. Dessa forma, ele se trata de uma imagem digitalizável por máquina que pode ser lida instantaneamente usando uma câmera de celular. Todo QR Code consiste em um número de quadrados e pontos pretos que representam certas informações. Assim, quando o seu celular digitaliza esse código, ele traduz essas informações em algo que pode ser facilmente compreendido pelos seres humanos. Portanto, pensando nisso, hoje vamos mostrar como você pode criar um QR Code para o seu negócio.

Veja os melhores aplicativos para ler um QR Code!

Simplesmente, um QR Code é uma parte codificada de dados. Os dados em um QR Code podem ser alfanuméricos, numéricos, binários ou Kanji (Kanji é uma forma de caracteres chineses usados no sistema de escrita japonês moderno)

Embora essa seja a explicação técnica de como um QR Code funciona, algo muito mais importante para se concentrar é o fato de que os QR Codes podem ser digitalizados com o toque de um botão pelas centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo que usam um celular em uma base diária. Isso os torna ótimos para os profissionais de marketing.

Se você já leu um QR Code com seu celular, provavelmente já notou que eles podem ser digitalizados de forma bem rápida (estamos falando de um ou dois segundos). Isso torna os QR Codes uma maneira extremamente simples de acessar informações armazenadas em um instante, o que, por sua vez, os torna uma solução perfeita para profissionais de marketing que desejam uma conversão rápida.

Vantagens do QR Code para o seu negócio

Como usar QR Code? Confira o tutorial! - Foto: GOQR.me - Como criar QR Code? Confira o tutorial! - Foto: GOQR.me
Como criar QR Code? Confira o tutorial! – Foto: GOQR.me

O QR Code tem muitas vantagens sobre um código de barras convencional.  Assim, a principal vantagem é que você pode armazenar até cem vezes mais informações em um código QR do que em um código de barras horizontal convencional. Além disso, os códigos QR podem ser digitalizados de qualquer direção em 360 graus. Portanto, isso facilita a leitura do dispositivo e diminui a possibilidade de interferência em segundo plano.

Por outro lado, a terceira principal vantagem é que, do ponto de vista de marketing, a aparência do código é única e interessante, aumentando a probabilidade de envolver o cliente em qualquer campanha em que ele possa ser implantado.

Qualquer pessoa pode fazer o download de um leitor de QR Code em um smartphone, e a maioria é gratuita. Isso significa que qualquer cliente pode entrar na sua empresa com o smartphone e digitalizar um QR Code que você gerou. Um usuário do Android pode usar algo como o QR Code Reader e um usuário do iPhone pode baixar o aplicativo Quick Scan. Ambos são gratuitos.

Além disso, existem muitos sites que permitem gerar códigos QR e, novamente, a maioria é gratuita. Dessa forma, você pode baixá-los para o seu computador e fazer uma impressão. 

Como você cria um QR Code?

qr code Como usar QR Code? Confira o tutorial! - Foto: GOQR.me - Como criar QR Code? Confira o tutorial! - Foto: GOQR.me
Como criar QR Code? Confira o tutorial! – Foto: GOQR.me

Nesse ponto, você pode ter a ideia de usar um QR Code em seus materiais de marketing, mas provavelmente está pensando consigo mesmo: como diabos vou criar um desses? Felizmente, você não precisa aprender a “linguagem do QR Code”, pois há uma infinidade de geradores de QR Code online esperando para serem úteis. Isso torna todo o processo de geração de QR Code extremamente simples.

Um dos geradores de QR Code mais populares da internet é o GOQR.me, pois é funcional e fácil de usar. Portanto, para usar um gerador de QR Code, basta inserir as informações de texto, URL, número de telefone, SMS ou vCard que você deseja digitalizar. O site fará o resto do trabalho para você e, em segundos, terá criado um QR Code totalmente funcional. No GOQR.me, você tem a opção de baixar ou incorporar o QR Code com apenas o clique de um botão.

O que é código QR? Veja tudo sobre - Foto: Reprodução/GOQR.me - Como usar QR Code? Confira o tutorial! - Foto: Rafael Vieira - Como criar QR Code? Confira o tutorial! - Foto: Google
Como criar QR Code? Confira o tutorial! – Foto: Google

Nota: Existem muitos outros geradores de QR Code online. Dessa forma, apenas digitando no Google (ou Bing) a frase “gerador de QR Code” e você provavelmente será “presenteado” com milhões de resultados. Portanto, basta escolher o seu favorito.

Não precisa ser em preto e branco

Muitas pessoas não percebem isso, mas você não precisa usar uma imagem de QR Code em preto e branco “chata”. De fato, depois de criar seu QR básico, você pode editar as cores, os gráficos e uma infinidade de outras coisas para criar um design verdadeiramente único.

qr code Como criar QR Code? Confira o tutorial! - Foto: Mashable & Unitaglive
Como criar QR Code? Confira o tutorial! – Foto: Mashable & Unitaglive

Veja os dois designs de QR Code acima, por exemplo. Você pode ver que esses são muito diferentes dos designs de QR Code padrão em totalmente preto e branco, criados pela maioria dos geradores on-line. Mas como exatamente você cria um design como esse e ainda garante que seu QR Code seja legível/ digitalizável?

O que você não pode mudar no QR Code?

qr code Como criar QR Code? Confira o tutorial! - Foto: Fast Print
Como criar QR Code? Confira o tutorial! – Foto: Fast Print

Antes de falarmos sobre as áreas do seu QR Code com as quais você pode alterar e ser criativo, falaremos sobre as partes que sempre devem permanecer sem edição.

Se você observar os dois códigos QR acima (um para um site britânico e outro para o youtube.com), perceberá que eles são relativamente semelhantes. Dessa forma, se você observar atentamente, notará que existem apenas certos aspectos dos códigos QR que são semelhantes e que muitos dos pontos pretos menores variam dependendo dos dados que foram criptografados.

Como criar QR Code? Confira o tutorial! – Foto: Fast Print

Acima, você pode ver uma versão com um código de cores do site britânico e ao lado uma versão do QR Code somente em preto e branco. As áreas em destaque mostram várias partes do QR Code que não podem sofre alterações.  Uma explicação de cada área está abaixo:

Azul

Os três quadrados nos cantos do QR Code destacados em azul estarão presentes em todos os códigos QR que você encontrar. Esses são essencialmente marcadores de posição e seu trabalho é informar ao scanner onde estão as bordas do QR Code.

Trias Laranja

As duas tiras laranja mostram pontos alternados em preto e branco (como um cruzamento de zebra). O trabalho dessas tiras é informar ao scanner onde as colunas e linhas de pontos preto e branco são colocadas. Dessa forma, eles seguem o nome de padrões de tempo.

Vermelho

As áreas vermelhas do QR Code informam ao scanner que tipo de informação será codificada (por exemplo, URL de um site, mensagem SMS, informações de vCard, alfanumérica, numérica e assim por diante).

Verde

As áreas verdes representam o número da versão do QR Code. Eles são úteis em códigos QR com números de versão que variam de 6 a 40. Se a versão do seu QR Code for menor que 6, o scanner não precisará ter a versão definida, pois será capaz de resolver as áreas individuais do QR Code.

Quadrado amarelo

O quadrado amarelo também faz parte constante de todo QR Code, pois atua como um marcador de alinhamento. Em alguns códigos QR maiores, você pode ver alguns deles, pois o scanner usa “mais” para garantir um alinhamento mais preciso.

O que você pode mudar no QR Code?

Como criar QR Code? Confira o tutorial! – Foto: Fast Print

Neste ponto, você pode estar pensando que pode alterar todas as partes do QR Code, exceto as seções mencionadas acima. Se você está pensando isso, está certo e errado.

A área restante do QR Code é dividida em diferentes seções (chamadas módulos). Dessa forma, cada módulo consiste em oito quadrados preto/ branco agrupados (a melhor maneira de pensar neles é como bytes).

Quando um scanner QR está digitalizando um QR Code, ele efetivamente verifica esses módulos independentemente. Isso significa que, se um dos oito quadrados (ou bytes) do módulo estiver coberto, o scanner tornará o módulo inteiro como “ilegível”.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!