Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Caso você seja um usuário antigo da internet, muito provavelmente já deve ter ouvido falar do famoso erro da tela azul no Windows. Esse erro é um dos maiores “clássicos” da Microsoft e no Windows 10 ele também está presente, mas sua ocorrência é muito menor.

Para corrigir a tela azul, existem várias soluções, já que a falha é identificada por códigos muito genéricos e que acabam não informando a origem do problema. Dessa forma, montamos um tutorial com várias ações que podem ser feitas para corrigir tela azul no seu Windows 10.

A única coisa que você precisa fazer inicialmente é analisar a situação em que ocorreu o erro.

Durante a atualização para o Windows 10

Quando o erro acontece durante uma atualização para o Windows 10, o processo é descartado e o sistema volta para à versão anterior, existem 5 medidas que devem ser tomadas.

1. Remova os Hardwares considerados desnecessários

Desconecte todos os hardwares externos que não são necessários para a instalação do sistema. Portanto, webcams, impressoras, monitores extras e HDs externos dever ser retirados e somente conectados após a atualização.

Isso tem que ser feito, pois eles podem estar entrando em conflito com o sistema e ser os causadores da tela azul. Dessa forma, mantenha apenas o mouse, teclado e tela.

Reprodução/Free Pik

2. Atualize os drivers

A tela azul pode ser ocasionada por drivers desatualizados. Caso você esteja fazendo a instalação pelo Windows Update, a ferramenta deve baixar e instalar os drivers automaticamente, mas ela não é perfeita e pode estar tendo algum erro no processo.

Além disso, pode ser que você não esteja realizando a atualização pelo aplicativo, fazendo com que o novo sistema operacional entre em conflito com os drivers desatualizados. Dessa forma, é preciso atualizar manualmente os drivers antes de instalar o Windows 10.

Para fazer a atualização dos drivers manualmente, siga o passo a passo abaixo:

  1. Primeiramente, digite “Gerenciador de dispositivos” na busca do Windows e entre na ferramenta;
  2. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o driver desatualizado e selecione “Atualizar o driver” ;
Reprodução/Rafael Vieira

3. Na próxima janela, clique em “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”. Essa opção fará uma busca pelo driver mais recente na internet. Caso a ferramenta não encontre nenhuma opção disponível, acesse o site da fabricante do dispositivo e faça uma busca manual.

Para atualizar o driver de vídeo, você pode ler esse artigo.

3. Faça a desinstalação de programas

Programas antigos também podem apresentar conflito com o Windows 10, portanto gerariam a tela azul. Não existe um método para você saber qual o programa que está ocasionando a falha, portanto apague todos os softwares que não são necessários.

Para desinstalar um program do Windows, basta ver o passo a passo a seguir:

  1. Primeiramente, abra o “Painel de Controle” e clique em “Desinstalar um programa”;
  2. Uma lista com todos os softwares instalados em seu computador irá aparecer. Clique com o botão direito do mouse sobre o programa que será apagado e selecione “Desinstalar”;
Reprodução/Rafael Vieira

3. Repita o procedimento com todos os programas que você for deletar de seu PC.

4. Baixe novamente os arquivos de atualização

Um motivo bastante recorrente para a tela azul são arquivos de instalação corrompidos. Portanto, baixe os arquivos novamente e elimine os anteriores. Caso você esteja fazendo a instalação pelo Windows Update, pode fazer esse procedimento pela limpeza de disco. Veja o passo a passo abaixo para fazer a limpeza:

  1. Primeiramente, digite “Limpeza de disco” no campo de busca do Windows e clique na ferramenta para iniciá-la;
  2. Em seguida, selecione a unidade de disco em que os arquivos estejam localizados e pressione “OK”;
  3. Após isso, clique no botão “Limpar Arquivos do Sistema” e selecione novamente o disco rigído;
  4. Por último, marque a caixa “Arquivos de Instalação temporários do Windows” e clique em “OK”.
Reprodução/Rafael Vieira

5. Formate o PC e instale o Windows 10 do zero

Caso nenhum dos passos acima tenha conseguido corrigir tela azul, formatar o seu PC e fazer uma instalação limpa é a melhor opção. Antes de fazer a formatação do computador, faça um backup dos seus arquivos e vá até o site da Microsoft para baixar os arquivos do Windows 10 no formato ISO. Dessa forma, grave eles em um CD.

Após ter feito a gravação no CD, insira ele no computador e ao executar o assistente de instalação, escolha a opção de instalação “Personalizada: Instalar apenas o Windows 10 (Avançado)”. Isso fará com que o seu computador seja formatado e instale o Windows 10.

Reprodução/Rafael Vieira

Tela azul após atualização ser instalada

Caso a tela azul tenha aparecido após você ter instalado uma atualização de sistema, basta desinstalar a última atualização feita. Para realizar esse procedimento, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Pesquise Windows Update na área de pesquisa do Windows;
  2. Em seguida, clique em “Exibir histórico de atualizações” e depois em “Desinstalar atualizações”. Confirme e espera a desinstalação ser concluída. Caso a tela azul não apareça mais, desative as atualizações automáticas do Windows 10.
Reprodução/Rafael Vieira

Durante o uso do computador

Caso a tela azul apareça de repente, sem que o erro esteja ligado a alguma atualização, existem algumas possibilidades. Primeiramente, atualize os drivers, desinstale softwares pouco utilizados e desconecte hardwares desnecessários. Todas essas soluções foram mencionadas no subtítulo “Durante a atualização para o Windows 10”.

No entanto, se essas dicas não funcionarem, tente as duas soluções listadas abaixo.

1. Atualize o Windows 10

Pode ser que a versão do seu Windows 10 esteja desatualizada e portanto esteja ocorrendo alguns conflitos com os softwares instalados. Dessa forma, vá até o Windows Update e verifique se não existe nenhuma atualização disponível. Caso haja alguma atualização, faça a instalação e aguarde todo o procedimento. Vale lembrar que instalação de novas versões do Windows 10 podem demorar algumas horas.

Reprodução/Rafael Vieira

2. Ative ou desative a inicialização rápida

Essa opção, que está situada dentro do painel de controle, pode ocasionar esse erro. Portanto, para corrigir tela azul ative ou desative ela. Para fazer esse procedimento, siga o passo a passo abaixo:

  1. Vá até o “Painel de Controle” e selecione seção “Hardware e Sons”;
  2. Em seguida, entre no menu “Opções de energia” e selecione “Configurações do Sistema”;
  3. Agora, entre em “Escolher a função dos botões de energia”;
  4. Note que existe uma caixa escrito “Ligar Inicialização Rápida (Recomendado)”. Mude a opção. Caso ela esteja ativada, desative-a e vice-versa;
  5. Por fim, pressione o botão “Salvar alterações”.
Reprodução/Rafael Vieira

Conseguiu resolver o problema? Tem alguma dúvida? Não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Só clicar na imagem azul que está abaixo.