Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Muitas pessoas se perguntam: como comprar Bitcoin no Brasil? Portanto, pensando nisso, hoje vamos mostrar como fazer o procedimento aqui no país.

Veja também o que são Moedas Digitais!

No entanto, antes disso, vamos falar um pouco sobre o que é Bitcoin e como essa moeda virtual funciona. Confira:

O que é Bitcoin?

Bitcoin como funciona - Como comprar Bitcoin? Veja o que você precisa fazer no Brasil! - Foto: BBC
Como comprar Bitcoin? Veja o que você precisa fazer no Brasil! – Foto: BBC

Bitcoin é geralmente descrito como uma criptomoeda, uma moeda virtual ou uma moeda digital. Dessa forma, podemos dizer que é um tipo de dinheiro completamente virtual.

É como uma versão online de dinheiro. Você pode usá-lo para comprar produtos e serviços, mas muitas lojas ainda não aceitam Bitcoin. Além disso, alguns países o baniram completamente.

Por outro lado, o Bitcoin compartilha algumas semelhanças com as moedas do mundo real, e sua aceitação como forma de pagamento está aumentando aos poucos. Por exemplo, você pode comprar produtos da Microsoft com Bitcoin, comprar passagens aéreas ou comprar cartões-presente para grandes lojas como o Walmart.

No entanto, o Bitcoin também é muito diferente das moedas tradicionais. Ao contrário de dólares ou libras, o Bitcoin não é apoiado por nenhum governo.  Dessa forma, é uma forma de dinheiro completamente descentralizada. O Bitcoin não está vinculado a nenhum tipo de sistema bancário central ou autoridade emissora, e isso é uma grande parte de seu “apelo”, já que ao invés de ser engolido por um sistema que é frequentemente manchado pela ganância e manipulação humanas, essa moeda existe em um mundo online.

Além disso, vale lembrar que os Bitcoins físicos que você vê nas fotos são uma “novidade”. Inclusive, eles seriam inúteis sem os códigos privados impressos dentro deles.

Como o Bitcoin funciona?

Como comprar Bitcoin? Veja o que você precisa fazer no Brasil! - Foto:
Como comprar Bitcoin? Veja o que você precisa fazer no Brasil! – Foto: BBC

Podemos dizer que cada Bitcoin seria um arquivo de PC que fica em um app de “carteira digital” em um celular ou PC.

As pessoas podem enviar Bitcoins (ou parte de um) para sua carteira digital e você pode enviar Bitcoins para outras pessoas. Além disso, cada transação fica registrada em uma lista pública com o nome “blockchain”. Dessa forma, é possível rastrear a história dos Bitcoins para impedir que as pessoas gastem moedas que não são suas, fazendo cópias ou desfazendo transações.

Você pode usar o Bitcoin para todos os tipos de transações reais. Para fazer isso, você primeiro compra bitcoins da maneira que desejar, através do seu cartão de crédito, conta bancária ou até anonimamente em dinheiro. Em seguida, seus bitcoins são transferidos diretamente para sua carteira Bitcoin, e você pode enviar e receber pagamentos diretamente a um comprador ou vendedor, sem a necessidade de um intermediário, como um banco ou empresa de cartão de crédito.

Ignorando o intermediário na transação, você paga muito menos em taxas associadas. Cada parte do acordo também pode manter um nível de anonimato muito mais alto, com vantagens e desvantagens para todos os envolvidos. Portanto, pense no Bitcoin como um equivalente digital de uma transação em dinheiro.

Como as pessoas conseguem Bitcoins?

Como comprar Bitcoin? Veja o que você precisa fazer no Brasil! - Foto:
Como comprar Bitcoin? Veja o que você precisa fazer no Brasil! – Foto: BBC

Existem três maneiras principais de obter Bitcoins.

  • Você pode comprar Bitcoins usando dinheiro “real”;
  • Você pode vender coisas e permitir que as pessoas paguem você com Bitcoins;
  • Ou elas podem ser feitas usando um PC.

Vale mencionar que o processo de criação de um Bitcoin recebe o nome de “mineração”. Portanto, qualquer pessoa que possui o software pode “minerar”. No entanto, a partir do crescimento da moeda, o número de adeptos dessa prática diminuiu, deixando a tarefa de criar Bitcoins restrita apenas para quem tem PCs com hardware robusto. Além disso, a tarefa também utiliza muito tempo de processamento e também possui altos gastos com energia elétrica e manutenção.

Mas como podemos comprar Bitcoins no Brasil?

Como comprar Bitcoin? Veja o que você precisa fazer no Brasil! – Foto: Bitcoin Trade

O primeiro passo para adquirir Bitcoins é fazer o cadastro no site do Mercado Bitcoin. Portanto, vá até a página oficial (mercadobitcoin.com.br) e clique no canto superior direito, na opção “Quero Começar”. Em seguida, é só preencher com os dados pessoais, como e-mail, CPF e data de nascimento.

O segundo passo é ter saldo em reais no site do Mercado Bitcoin. Portanto, depois de fazer o cadastro, vá até a página de depósitos e siga as instruções. Em breve, o crédito estará na sua conta – você deverá informar o banco em que fará o depósito, o tipo de depósito e informar o valor na moeda local (no nosso caso reais).

Após ter o crédito na sua conta, você só precisa comprar Bitcoins. Dessa forma, você informa o valor em reais ou a quantidade de Bitcoins que deseja adquirir e clica no botão “Comprar”. Por outro lado, para vender Bitcoin, é preciso ir até a tela inicial do site e clicar em “Vender”. Dessa forma, digite a quantidade de Bitcoins que quer vender, e pronto, é só completar a venda.

Por fim, vale mencionar que o Mercado Bitcoin não é o único site que você pode fazer as transferências no Brasil. No entanto, antes de utilizar qualquer site, faça uma pesquisa sobre ele para verificar sua confiabilidade.

Quais são os riscos de entrar no mercado dos Bitcoins?

Como comprar Bitcoin? Veja o que você precisa fazer no Brasil! – Foto: Veja

Assim como qualquer investimento, o Bitcoin também possui riscos. Dessa forma, o primeiro deles é a volatilidade da moeda. Por ser algo inovador e com incertezas em relação ao futuro, o serviço é bastante volátil. Além disso, outro risco é a segurança da carteira. Isso porque na Internet há muitos invasores, malwares ou pessoas mal intencionadas, que podem roubar a sua chave de segurança. Por fim, o último risco é a incerteza regulatória e legal do serviço: a rede Bitcoin garante ser muito segura, mas não existe o intermédio de nenhum banco.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!