Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Assim como o Google Chrome, que também é baseado no Projero Chromium, o novo Microsoft Edge também tem umas cartas na manga para deixá-lo ainda mais com a sua cara e “turbinado”. Na verdade, chamamos essas cartas na manga de flags, que é o segredo por trás da dica de hoje.

Flags no Microsoft Edge baseado no Chromium

Mas, o que são essas flags? De uma maneira simples é prática, elas são API que habilitam recursos experimentais no navegador e que precisam estar bem guardados em um local onde não serão acidentalmente ativados por usuários padrão. Elas ficam acessíveis em uma gaveta específica do navegador. Alguns podem ajudar bastante no dia a dia, mas é bom não depender dessas APIs experimentais para viabilizar sua navegação — por que elas podem desaparecer e mudar totalmente sem aviso prévio.

Usar essas flags no Google Chrome é bem simples, pois, basta digitar chrome://flags na barra de endereços que várias opções serão abertas. Para ativar uma dessas API, que habilitarão recursos, é só marcar a opção como “Enabled”. A maioria deles estarão como “Disabled”.

Google chrome

Como a nova versão do browser da Microsoft vem da mesma base do Chrome, também é simples usar as flags no Edge, bastando para isso digitar edge://flags na barra de endereços. A seguinte página será aberta:

microsoft edge

Alguma semelhança com as flags do Chrome? Claro que são bem semelhantes, afinal de contas, ambos os navegadores bebem da mesma fonte, então, já era de se esperar que muita coisa seria praticamente igual.

Agora, que você aprendeu como acessar as flags no Microsoft Edge, digite na busca o termo “Dark Theme” para encontrar a flag que habilita esse tema. Clique em Enabled e reinicie o browser.

O resultado será o que você vê na próxima imagem, porém, contudo, todavia, como isso foi ativado por meio de uma API experimental, então, os desenvolvedores podem “matar” o recurso sem aviso prévio. O fato é que cedo ou tarde a ativação de novos temas no Edge estará disponível na opção “Aparência” do Menu de Configurações de forma oficial e não será mais necessários mexer com as flags.

microsoft edge

Microsoft Edge Chromium-basead com tema escuro

Os mais entusiasmados podem brincar um pouco mais com as flags, inclusive habilitar o suporte ao ChromeCast e tudo mais. Deixe seus testes nos comentários e conte sua experiência com os recursos experimentais do Edge.

ATENÇÃO! Perceba que você está mexendo com várias coisas experimentais ao mesmo tempo, já que o novo Edge sequer está em versão Beta. Por hora, eles só está disponível na versão DEV e Canary, que são versões Alpha. A versão Beta, assim como a versão para macOS, estão a caminho, então, ao ativar uma flag, que também é um recurso experimental, você está somando vários recursos que estão em fase de teste. Que isso fique bem claro!