Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Caso você utilize o Instagram para negócios, provavelmente já sabe que o Instagram Stories é uma maneira muito eficaz de se envolver com usuários mais jovens. Segundos pesquisas, em 2019, 500 milhões de contas usaram o Instagram Stories todos os dias e 67% de todos os usuários do Instagram apresentam idades entre 18 e 29 anos. Dessa forma, os recursos interativos do Stories, como pesquisas, perguntas e filtros do Instagram, são maneiras divertidas das marcas conseguirem se envolver com esses usuários. Portanto, pensando nisso, montamos um tutorial de como adicionar filtro no Instagram, ou seja, como fazer o seu próprio filtro.

Veja também como desbloquear alguém no Instagram pelo PC ou celular!

A realidade aumentada (AR) parece futurista, mas o Instagram Stories usa filtros de realidade aumentada desde 2017, quando lançou seus filtros de rosto. E, recentemente, o Instagram Stories levou a realidade aumentada para um novo nível. Dessa forma, a plataforma de propriedade do Facebook Spark AR Studio permite que os próprios usuários criem seus filtros de AR interativos. Vale mencionar que essa plataforma foi aberta ao público em agosto de 2019.

Portanto, agora, qualquer pessoa pode criar filtros AR personalizados para o Instagram Stories. Dessa forma, nesse artigo, ensinaremos a criar o seu próprio filtros de AR no Instagram. Além disso, vale mencionar que criar filtros exclusivos pode ser adequado para uma marca.

O que é um filtro de AR do Instagram?

Os filtros de realidade aumentada (AR) são efeitos gerados por computador em camadas sobre a imagem da vida real que sua câmera exibe. No Instagram Stories, um filtro de AR altera a imagem exibida pela câmera frontal ou traseira.

Pense nos filtros de rosto do Instagram. Por exemplo, o filtro de filhote de cachorro sobrepõe as orelhas e o nariz de um cachorro por cima da sua imagem. Além disso, esses efeitos digitais se movem com você à medida que se move.

Ou o filtro “Hello 2020”: os óculos 2020 são sobrepostos ao seu rosto e os balões digitais caem na tela.

Lembre-se de que os filtros de AR do Instagram são diferentes dos filtros predefinidos. Os filtros predefinidos do Instagram elevam a qualidade das fotos em um toque, para que você não precise gastar muito tempo editando fotos no Instagram. Por outro lado, os filtros de AR do Instagram são um elemento interativo apenas para o Instagram Stories.

O que há de novo nos filtros AR do Instagram Stories?

Numa conferência em maio de 2019, o Facebook anunciou que qualquer pessoa pode criar filtros AR personalizados usando sua plataforma Spark AR Studio. Portanto, essa nova plataforma permite que os usuários criem efeitos originais de realidade aumentada para Instagram Stories, Facebook Stories e Messenger.

Antes desta plataforma se tornar pública em agosto de 2019, os usuários do Instagram precisavam ser convidados a usar o Spark AR. Portanto, isso significava que apenas usuários selecionados do Instagram poderiam criar e publicar filtros de AR personalizados. No entanto, agora, qualquer pessoa que faça o download do Spark AR Studio pode ser criativo com filtros.

Além disso, é fácil para os usuários do Instagram encontrar esses filtros. Qualquer pessoa que visite o perfil do Instagram da sua marca pode clicar no novo ícone de rosto. Dessa forma, todos os filtros de AR que você cria são compilados aqui.

Clique no novo ícone de rosto (terceiro ícone da esquerda) enquanto visita o perfil de um usuário para ver todos os filtros que eles criaram.

Como adicionar filtro no Instagram: saiba como fazer o seu filtro!
Como adicionar filtro no Instagram – Foto: Reprodução/Hootsuite

Além disso, os usuários do Instagram podem descobrir filtros originais na nova Galeria de efeitos. No entanto, as postagens com marca ou promocionais não serão exibidas aqui.

Como adicionar filtro no Instagram: saiba como fazer o seu filtro!
Como adicionar filtro no Instagram – Foto: Reprodução/Hootsuite

Vale mencionar que os filtros de AR originais são categorizados na Galeria de efeitos. Além disso, existem categorias como “selfies” e “cor e luz”.

Por que criar filtros de AR para o Instagram Stories?

Embora essa ferramenta possa não ser adequada para todas as empresas, é uma ótima opção para marcas que tentam alcançar indivíduos mais jovens no Instagram. Portanto, abaixo estão alguns exemplos de como os filtros de AR personalizados podem alavancar sua marca e até mesmo o seu perfil “influencer”.

Mostre a personalidade da sua marca

  • Os filtros AR personalizados refletem o tom da sua marca, especialmente se esse tom é divertido ou brincalhão;
  • Eles também refletem frequentemente as partes únicas da sua marca, ajudando você a se destacar dos seus concorrentes.

Conecte-se com seu público

  • Em 2019, mais de 500 milhões de contas interagem diariamente com o Instagram Stories;
  • 60% das empresas que usam o Instagram Stories incorporam um elemento interativo para aumentar o envolvimento mensal.

Estar à frente da curva

  • Os filtros AR personalizados ainda são um novo recurso, e nem todas as marcas os estão usando ainda;
  • Crie um filtro de AR para que os clientes “experimentem” um produto antes de fazer uma compra ou “usem” uma peça de roupa de marca;
  • Não é apenas para autopromoção. Você também pode criar um filtro para sua marca para mostrar seu apoio a causas sociais.

Aumentar o conhecimento da marca

  • Incorpore o logotipo ou a mascote da sua marca em um filtro AR;
  • Se o seu filtro exclusivo não for promocional, ele será exibido na Galeria de efeitos do Instagram, onde qualquer pessoa poderá encontrá-lo;
  • Quando os usuários compartilham selfies usando seu filtro, seus seguidores (e possíveis novos seguidores) serão expostos à sua marca.

Além disso, ao visualizar um filtro de AR para o Instagram Stories, há um botão “try it” (experimentar) no canto inferior esquerdo da tela. Os usuários podem salvar o filtro para uso posterior pressionando o botão “upload”, que é o primeiro no canto inferior direito da tela.

Como criar um filtro de AR com Spark AR Studios

Neste guia, mostraremos o passo a passo de como criar o seu próprio filtro de AR com o Spark AR Studios.

Etapa 1: Baixar Spark AR Studio

Primeiramente, é necessário que você faça o download do aplicativo. Dessa forma, para fazer o download dessa ferramenta, clique aqui. Atualmente, o aplicativos está disponível para Mac e Windows.

Como adicionar filtro no Instagram – Foto: Reprodução/Hootsuite

Etapa 2: decida seu efeito

Em seguida, veja os tutoriais no Centro de aprendizagem da ferramenta para ter uma ideia da interface do programa. Para isso, basta clicar aqui. Dessa forma, quando estiver pronto para começar, decida se você deseja criar um filtro a partir do zero ou escolher um dos oito modelos pré configurados que existem.

Vamos percorrer o modelo de “Objetos Mundiais”. Isso envolve colocar um objeto 3D no mundo real, assim como a Coca-Cola Poland fez com seu urso polar.

Como adicionar filtro no Instagram – Foto: Reprodução/Hootsuite

Etapa 3: Introdução

Agora, você verá um objeto de espaço reservado no painel central quando abrir o modelo. Esse painel central é chamado de Viewport. É aqui que você criará seu filtro.

O iPhone 8 no canto é o “Simulador”. É aqui que você visualiza seu trabalho. Além disso, usando o menu suspenso, você pode alterar o “Simulador” de um iPhone 8 para outro dispositivo.

À esquerda está o painel “Cena”. Você usará as opções aqui para editar seus filtros de AR do Instagram Stories.

Como adicionar filtro no Instagram – Foto: Reprodução/Hootsuite

Etapa 4: faça o upload de um ativo 3D

Em seguida, escolha um ativo 3D para o seu filtro da AR Library ou importe o seu. Neste guia, estamos importando um ativo gratuito da AR Library.

Como adicionar filtro no Instagram – Foto: Reprodução/Hootsuite

A Biblioteca de AR também permite que você escolha entre arquivos de áudio gratuitos, animações e muito mais.

Etapa 5: editar o comportamento do gráfico carregado

Agora, você verá o seu material enviado – no nosso caso, uma pizza rotativa – na janela de exibição. Usando o painel “Cena”, edite a aparência, a movimentação e a interação com o mundo real. As edições resultarão no seu filtro de AR personalizado.

Por exemplo, você pode alterar a cor e a intensidade da luz ambiente. Dessa forma, as imagens abaixo mostram o ativo 3D sem iluminação ambiente (em cima) e com iluminação ambiente (em baixo).

Como adicionar filtro no Instagram – Foto: Reprodução/Hootsuite
Como adicionar filtro no Instagram – Foto: Reprodução/Hootsuite

Ao explorar o painel “Cena” à esquerda, você verá que também pode:

  • Alterar a luz direcional para dar mais profundidade a um objeto 3D;
  • Escolher se o efeito está disponível para a câmera frontal, traseira ou ambas;
  • Alterar a animação do objeto 3D carregado;
  • Adicionar mais elementos ao seu efeito, como animações, texturas e materiais adicionais.

Etapa 6: Teste seu efeito

Como adicionar filtro no Instagram – Foto: Reprodução/Hootsuite

Agora, você pode enviar seu arquivo de teste para o Instagram ou Facebook. Dessa forma, será possível ver como ele funciona no Instagram Stories ou no Facebook Stories. Além disso, você também pode baixar o aplicativo Spark AR Player.

Etapa 7: publique seu efeito

Por fim, pressione o botão “upload” no canto inferior esquerdo. Você o encontrará logo abaixo do botão “testar no dispositivo”.

Lembre-se de que seu novo efeito não será publicado imediatamente. Primeiramente, sua criação será revisada para garantir que atenda às políticas e diretrizes do Spark AR. Portanto, esse processo de revisão pode levar apenas alguns dias ou pode levar até uma semana.

O Spark AR também possui mais detalhes em seu Centro de aprendizagem sobre o envio de efeitos recém-criados para aprovação.

Etapa 8: continue aprendendo

Agora, ao se familiarizar com esta plataforma, você aprenderá rapidamente como trabalhar com seus outros modelos, ou então, como criar um filtro de AR em uma tela em branco.

Precisa de mais orientação? Está curioso sobre filtros de rosto, filtros de iluminação ou outros efeitos de AR? O Spark AR possui vários guias úteis em seu Centro de aprendizagem:

Fonte: Hoot Suite

Gostou? Conseguiu criar o seu próprio filtro no Instagram? Conseguiu utilizar a ferramenta do Spark AR? Teve algum problema? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!