Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Satya Nadella, atual “líder supremo da Microsoft”, ganhou o título de CEO do ano quando o assunto é a Guerra na Nuvem… ou a Cloud Wars. Suas decisões e mudanças realizadas na empresa quebraram paradigmas e fizeram com que o valor de mercado da Microsoft praticamente dobrasse. Tudo isso lhe colocou num lugar de destaque frente aos demais líderes do segmento.

Quais foram as principais mudanças que Nadella promoveu na empresa?

  • Em 7 de janeiro de 2014, nos últimos dias do encerramento da liderança do Steve Ballmer e quatro semanas antes de Nadella ter sido nomeado CEO, o valor de mercado da Microsoft era de US $ 302,2 bilhões. Em 8 de janeiro de 2018, após 47 meses de liderança de Nadella, o valor de mercado da Microsoft já era de US $ 681,6 bilhões.
  • A Microsoft tem uma ótima chance de se tornar o primeiro fornecedor a atingir US $ 20 bilhões em receita anual na nuvem corporativa, e isso pode acontecer até o final deste ano. (A Microsoft atingiu uma taxa anual de US $ 20 bilhões no ano passado, mas estamos nos referindo a essa marca sendo atingida no cenário de receita real para os próximos 12 meses, e não uma projeção para o que poderia acontecer durante um período de tempo de futuro. conjuntos de números são legítimos, mas eles se referem a duas métricas muito diferentes.)
  • A Microsoft tem sido, na maior parte de 2017, o mais bem avaliado fornecedor de nuvem empresarial , evitando a concorrência selvagem da Amazon, IBM, Salesforce.com e outros.

Sem dúvida a pessoa mais responsável por essa extraordinária reviravolta, transformação, rejuvenescimento, reimposição, revisão, restauração, ressurreição e reversão quase milagrosa é a pessoa do Satya Nadella eloquente e apaixonada, que, como se não tivesse o suficiente, em 2017, de alguma forma conseguiu escrever um livro sobre negócios e liderança chamado Hit Refresh.

Além dos marcos já comentados, Nadella tem sido o responsável por uma mudança drástica de postura da empresa, tanto dentro, como fora dos muros de Redmond. Ele tem investido em tecnologias futuristas ao ponto de fazer com que sua evolução seja acelerada. Vejamos o exemplo do Departamento de Inteligência Artificial da empresa… a Microsoft tem crescido tanto nesse segmento que já está sendo cotada como a próxima líder do setor. O trabalho feito em cima da unificação das diversas versões do Windows e a transformação do software mais popular do mundo em um serviço, tudo isso consolidado com o Windows 10, também mostra como a empresa se reinventou.

Claro que o sucesso das ações do CEO não agradam todo mundo, especialmente quando o assunto são os smartphones, afinal, Nadella meio que reverteu tudo o que foi feito pelo seu antecessor, que chegou a comprar a divisão Mobile da Nokia, tendo em vista que o Departamento não alcançou as metas estabelecidas. Mas, não pensem que esse é o fim… muitas águas ainda vão rolar no mercado mobile… e o Windows não ficará de fora.

Enfim, gostando ou não do cara, seu trabalho tem sido reconhecido por grandes empresas e líderes diversos. Parece que ele sabe o que está fazendo.

Fonte: Forbes