Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Não sabe como clonar um HD para SSD sem perda de dados no Windows 10/8/7? Use o  MiniTool ShadowMaker  e o  MiniTool Partition Wizard, um dos melhores software de clonagem de disco da atualidade. Utilizando-o, é possível clonar facilmente um disco rígido e criar um clone inicializável do Windows 10/8/7.

Veja também como fazer um backup no seu Celular Android ou PC!

Por que clonar o disco rígido?

Atualize o disco rígido antigo:

Geralmente, após alguns anos de uso, o firmware de um disco rígido começa a ficar desatualizado e o próprio disco começa a se desgastar. A substituição do disco antigo por um novo minimiza falhas no disco rígido e mantém o computador com o melhor desempenho.

Expanda um pequeno disco rígido:

Ao ficar sem espaço em disco no HD, clone os dados em um disco rígido maior para usar o espaço em disco extra sem perda de dados.

Faça um backup:

Perda e corrompimento de dados podem acontecer a qualquer momento em qualquer computador. Para proteger seus dados, faça o backup do disco rígido periodicamente e com a maior frequência possível.

Melhore o desempenho:

O SSD oferece méritos excelentes, como velocidade rápida de leitura e gravação, baixo consumo, etc. Portanto, a atualização do seu HD para SSD melhorará significativamente o desempenho da computação.

Então, quanto tempo leva para clonar um disco rígido? Como você clona um disco rígido no Windows 10/8/7? Continue lendo para encontrar a melhor maneira de clonar um disco rígido para SSD ou um novo disco rígido facilmente.

Quanto tempo leva para clonar um disco rígido no Windows 7/8/10?

Para esta pergunta, existem três fatores principais.

Para estimar o tempo para clonar seu disco rígido, o fator mais crítico é saber quantos dados há no disco que serão clonados. Dessa forma, quanto mais dados, mais tempo leva.

Além disso, a determinação do método usado para clonar a unidade também é crítica.

  • Por exemplo, a clonagem de um disco para vários sistemas precisa de duas etapas: você precisa clonar o disco original em um repositório de dados (salvo como imagem) e ele será clonado no disco vazio a partir daí.
  • Se você clonar um disco rígido no Windows 7/8/10 para uma atualização do computador, poderá clonar diretamente o HD original em outro disco como o SSD no mesmo computador. Dessa forma, não há uma etapa intermediária.

O último fator é o tipo de disco rígido. Dessa forma, você também deve considerar as especificações do sistema. A velocidade do disco mais antigo pode ser o fator determinante durante uma transferência direta de unidade para unidade, se você usar uma tecnologia de unidade mais antiga para clonar em uma mais nova.

Portanto, o tempo para clonar um HD no SSD é baseado na sua situação real e não pode ser facilmente estimado. Nas seções a seguir, mostraremos como clonar um HD no Windows 7/8/10 para SSD no mesmo computador com eficiência.

Software para clonar o HD no SSD – MiniTool ShadowMaker

Você pode perguntar: como clonar meu disco rígido para um novo? Por uma questão de fato, a clonagem de um disco é fácil com um software de terceiros. 

O MiniTool ShadowMaker é um dos melhores softwares de clonagem gratuito desenvolvido pela MiniTool Software Ltd. para ajudar a clonar um disco rígido do Windows 7/8/10.

Ele fornece uma ampla variedade de serviços de backup em disco, incluindo backup e restauração de arquivos, particionamento e, o mais importante, clonagem. Dessa forma, ele pode até clonar uma unidade do sistema para criar um sistema operacional Windows 10/8/7 inicializável. Além disso, é altamente recomendável utilizar esta solução segura e gratuita para clonagem de disco.

Portanto, baixe um MiniTool ShadowMaker Trial Edition gratuito por 30 dias. Para baixá-lo, basta clicar aqui.

Leitura adicional sobre o programa:

Antes de começar, conecte um disco rígido, por exemplo, SSD ou um disco rígido externo, ao computador.

E se o meu SSD tiver um espaço em disco menor que o meu HDD? Posso clonar um HD de grande capacidade para um SSD de menor capacidade? 

Sim! Desde que o  espaço em disco real usado no disco de origem (HDD) seja menor ou igual ao espaço disponível no disco de destino (SDD), o MiniTool ShadowMaker pode clonar seu disco rígido maior para um SSD menor. No entanto, se o disco de origem usar mais espaço do que o disponível no disco de destino, não será possível clonar todo o conteúdo no disco de destino.

Agora é a hora de clonar um disco rígido. Como clonar o HD para SSD gratuitamente no Windows 10/8/7 ou como clonar um disco rígido de notebook? Siga as orientações abaixo:

Etapa 1: conectar ao disco que você deseja clonar

  1. Primeiramente, clique duas vezes no MiniTool ShadowMaker para executá-lo;
  2. Em seguida, para selecionar se você deseja se conectar a um disco local ou remoto, clique no botão “Conectar” no destino desejado. Neste exemplo, escolheremos “Local”.
Clonar HD para SSD: confira esse tutorial!
Clonar HD para SSD – Reprodução/Partition Wizard

Dica: Na interface principal, você sabe que o MiniTool ShadowMaker é um software dedicado de backup e restauração. E você provavelmente deve se perguntar: Como clonar um HD para SSD ou um disco rígido externo utilizando essa ferramenta?

Etapa 2: iniciar a ferramenta Clone Disk

  1. Primeiramente, na barra de ferramentas na parte superior da janela, clique em “Ferramentas”;
  2. Em seguida, clique no recurso “Clone Disk”.
O MiniTool ShadowMaker clona um disco rígido
Clonar HD para SSD – Reprodução/Partition Wizard

Etapa 3: selecione os discos de origem e de destino

  1. Primeiramente, selecione seu  disco de origem – o  disco antigo que  você deseja clonar;
  2. Em seguida, selecione seu disco de destino – o  novo disco (SSD) no qual  você deseja clonar;
  3. Por fim, clique no botão “OK” para iniciar o processo de clonagem.
clonar um disco rígido para SSD Windows 10
Clonar HD para SSD – Reprodução/Partition Wizard

Dica: Você pode usar o MiniTool ShadowMaker para clonar um disco rígido inicializável no Windows 10/8/7. Ou seja, se você clonar um disco do sistema no SSD, o SSD será inicializável após a clonagem, desde que você o configure como a primeira ordem de inicialização no BIOS.

Aviso: Durante o processo de clonagem, todos os dados no disco de destino serão destruídos. Portanto, depois de garantir que nada de importante esteja no disco de destino, clique em “Sim” para continuar.

Etapa 4: o processo de clonagem de disco

1. Primeiramente, aguarde alguns minutos para o MiniTool ShadowMaker executar o processo de clonagem de disco. O tempo de clonagem é proporcional ao tamanho do disco;

2. Em seguida, depois que o processo for 100% concluído com êxito, uma janela pop-up perguntará se você deseja desligar o computador agora.

  • Você pode optar por desligar mais tarde;
  • Se você optar por desligar agora, conecte apenas UM dos discos de origem ou de destino antes de inicializar o computador pela primeira vez após o clone;
  • Se mais de um disco estiver conectado ao computador no momento da inicialização, um disco poderá ser marcado como offline pelo sistema operacional Windows;
  • Portanto, conecte apenas o disco que você deseja usar no momento.

Conforme mencionado nesta parte, na maioria das situações, você escolhe clonar um HD para SSD no Windows 10/8/7 em vez de simplesmente copiar e colar para atualização de disco, bom desempenho e backup de disco. Devido a diferentes necessidades de clonagem, as operações específicas são diferentes.

? Se você deseja usar e inicializar o sistema operacional a partir do novo disco,  pode marcar o disco de destino online: 

  • Desligando o computador e remova o disco original;
  • Mantendo o disco original no seu computador e alterando a ordem de inicialização das configurações do BIOS para inicializar a partir do novo disco.

? Se você deseja fazer apenas um backup de disco no SSD ou no novo disco rígido: 

Após a conclusão da operação de clonagem, você pode remover o disco de destino do seu computador.

Dica: Além de usar o Clone Disk para fazer backup de todo o disco, você também pode usar o MiniTool ShadowMaker para fazer um backup da imagem do disco com o recurso “Backup”.

Software para clonar o HD no SSD – Assistente de partição MiniTool

Na parte acima, mostramos como clonar um disco rígido sem SSD no Windows 10/8/7 com o MiniTool ShadowMaker. Além do MiniTool ShadowMaker, o MiniTool Partition Wizard também é uma das melhores ferramentas para clonar um disco rígido.

Como clonar um disco rígido para SSD no Windows 10/8/7 com este software de clone de disco rígido? Faça o download gratuito do MiniTool Partition Wizard e experimente o recurso Copy Disk para clonar o disco de dados. Além disso, observe que, se você precisar lidar com o disco do sistema, precisará obter o Pro Edition ou um avançado. Portanto, para fazer o download dessa ferramentas, basta clicar aqui.

Nota: Antes de clonar o disco rígido no SSD, você precisa garantir que:

  1. O SSD não contém dados importantes porque o processo de clonagem apagará todos os dados no disco de destino;
  2. O espaço disponível no SSD deve ser maior ou igual ao espaço em disco usado no seu disco de origem.

Etapa 1: iniciar o processo de cópia em disco

  1. Primeiramente, nos discos disponíveis, escolha o disco rígido que você deseja clonar;
  2. Em seguida, clique em “Copiar disco” do disco de conversão no painel de ação ou clique com o botão direito do mouse no disco de origem para escolher o recurso “Copiar”.
O Assistente de Partição MiniTool clona um disco rígido
Clonar HD para SSD – Reprodução/Partition Wizard

Etapa 2: selecione o disco de destino

1. Primeiramente, escolha o disco de destino para o qual copiar o conteúdo do disco de origem.

  • Todos os dados existentes no disco de destino serão destruídos;
  • Todos os dados no disco de origem serão copiados.

2. Em seguida, clique em “Sim” para continuar o processo.

escolha um disco rígido para clonagem de disco
Clonar HD para SSD – Reprodução/Partition Wizard

Etapa 3: selecionar opções de partição

  1. Primeiramente, selecione se deseja “Ajustar as partições ao disco inteiro” (o tamanho da partição de disco de destino será ajustado automaticamente para caber no disco inteiro)  ou “Copiar partições sem redimensionar”  (o tamanho das partições de disco de origem será usado), de acordo com suas necessidades. Neste exemplo, usaremos “Ajustar partições ao disco inteiro”;
  2. Em seguida, para melhorar o desempenho do seu SSD, marque a opção “Alinhar suas partições a 1 MB”;
  3. Por fim, para clonar o disco do sistema no estilo de partição SSD com GPT, verifique a opção “Usar tabela de partição GUID para o disco de destino”.
escolha uma opção de cópia
Clonar HD para SSD – Reprodução/Partition Wizard

Etapa 4: inicializar a partir do Disco de Destino

  1. Primeiramente, para inicializar o computador a partir do novo disco, altere a ordem de inicialização nas configurações do BIOS;
  2. Em seguida, para copiar apenas o disco rígido, ignore o aviso que irá aparecer.
Clone inicializável do Windows 10
Clonar HD para SSD – Reprodução/Partition Wizard

Etapa 5: aplicar as partições copiadas

  1. Primeiramente, visualize e garanta que todas as partições estão sendo copiadas para o seu novo SSD;
  2. Em seguida, se estiver tudo bem, clique em “Aplicar”.
executar todas as operações de clonagem de disco
Clonar HD para SSD – Reprodução/Partition Wizard

Dica: Para migrar partições relacionadas ao sistema para outro disco, o MiniTool Partition Wizard também oferece outro recurso chamado Migrate OS to SSD/HD.

Como clonar um HD com falha no Windows 10/8/7

Às vezes, setores defeituosos podem ocorrer no disco rígido após o uso do disco por um período muito longo. Até então, vários problemas ocorrerão, especialmente falhas no disco rígido, levando ao Windows não inicializável. Para evitar graves perdas de dados e problemas de inicialização do computador, você pode clonar o disco rígido o mais rápido possível.

Lendo aqui, alguns de vocês podem dizer: como posso clonar o disco rígido com falha? Na verdade, também é simples, desde que você use um poderoso software de clonagem de disco rígido – “MiniTool ShadowMaker” ou “MiniTool Partition Wizard”.

Antes de começar a clonar um disco rígido com falha, é necessário executar uma ação extra: use o “CHKDSK” para proteger setores defeituosos. Basta abrir a janela do prompt de comando com privilégio de administrador, inserir “chkdsk d: / f / r” e pressionar “Enter” (d significa a letra da unidade).

Depois disso, você pode usar um software MiniTool para clonar um disco rígido danificado em outro disco como o SSD, seguindo as instruções mencionadas acima.

Algumas dicas sobre a clonagem de disco e a cópia de imagens do VS

Apresentamos a você dois softwares para clonar um disco rígido no SSD, independentemente de o disco estar falhando ou não. É provável que muitos de vocês perguntem: por que escolher a clonagem de disco em vez de copiar e colar todos os dados ou imagens de disco?

Quais são as diferenças entre clonagem de disco, cópia e colagem de dados em outro disco e imagem de disco?

Clonagem do disco rígido

De um modo geral, a clonagem de disco rígido é um método altamente eficiente para criar uma cópia exata de um disco rígido para outro disco rígido.

Ou seja, não apenas arquivos e aplicativos, mas também  arquivos de sistema, arquivos ocultos e arquivos em uso. Devido a essa natureza, se você clonar um disco rígido contendo um sistema operacional, o novo disco rígido também será inicializável a partir desse sistema operacional, desde que as configurações de inicialização do BIOS sejam definidas de acordo.

Copiando e colando

Como alguns arquivos do sistema não podem ser copiados, você não pode criar um disco rígido inicializável simplesmente copiando e colando arquivos.

Imagem de disco

Uma imagem de disco é  um único arquivo que contém todos os arquivos e dados em um disco rígido. Não é utilizável por si só. Para utilizar os dados em uma imagem de disco, você precisa restaurar a imagem em um disco rígido. Portanto, a imagem de disco é melhor usada para backups.

Em conclusão, a clonagem de disco é o melhor método para clonar o HD no SSD para obter o melhor desempenho.

Perguntas frequentes sobre clonar um HD para um SSD

Você pode transferir o SO do HDD para o SSD?

Você pode utilizar o MiniTool Partition Wizard para transferir o SO do HDD para o SSD sem reinstalar o Windows. Depois de obter este software, você pode conectar seu SSD ao seu computador primeiro. Inicie-o e selecione “Migrar OS para SSD/HD”. Em seguida, escolha “Substituir o disco do sistema” ou “Migrar apenas o SO”. Depois disso, selecione o disco de destino e siga as instruções para aplicar a alteração.

Como transfiro o Windows 10 do HDD para o SSD?

Se você deseja transferir o Windows 10 do HDD para o SSD, pode usar a ferramenta de migração do sistema MiniTool Partition Wizard para migrar o Windows 10, que permite transferir o Windows 10 do HDD para o SSD sem reinstalar. Para fazer isso, você precisa conectar o SSD ao seu PC. Portanto, faça o download e execute o Assistente de partição MiniTool. Em seguida, clique em “Migrar OS para SSD / HD”. Escolha “migrar apenas o Windows 10” ou “todo o disco do sistema Windows 10”. Por fim, selecione o SSD para o qual deseja transferir o Windows 10 e siga as instruções para aplicar a operação.

Quanto tempo leva para clonar HDD para SSD?

O tempo varia de alguns minutos a horas. Depende da quantidade de arquivos armazenados no disco rígido de origem e das taxas de transferência da unidade. Uma unidade IDE ATA-100 reivindica uma velocidade de 100 MBps e uma unidade SATA pode transferir 300 MBps.

Como calcular o tempo de clonagem? 

Por exemplo, para clonar uma unidade ATA-100 que possui 100 GB de dados armazenados, leva cerca de 17 minutos se a velocidade de clonagem for de 100 Mbps. No entanto, o tempo pode ser mais longo, pois o drive ATA-100 não poderá fornecer taxas de transferência de 100 Mbps no mundo real. A taxa de transferência real que deve ser usada para calcular um processo de clone deve ser reduzida para cerca de metade dessa velocidade.

Como clonar meu SSD para um novo SSD?

Conecte o novo SSD ao seu computador e verifique se ele foi detectado. Em seguida, obtenha uma ferramenta de clonagem de disco – MiniTool Partition Wizard e clique no “Copy Disk Wizard”. Selecione o SSD original como o disco de origem e o novo SSD como o disco de destino. Em seguida, escolha um método de cópia para clonar seu SSD no novo SSD. Por fim, aplique a operação pendente.

Fonte: Partition Wizard

Gostou? Conseguiu clonar o HD para o seu SSD? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!