Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Citrix está desenvolvendo vários novos produtos que irão trabalhar em conjunto com os serviços da Microsoft, incluindo uma versão do cliente Citrix Receiver, projetado para o próximo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10 S.

O anúncio foi feito esta semana na Citrix Synergy em Orlando, na Flórida. O novo Citrix Receiver for Windows “abre a porta para Apps Win32 (aplicativos clássicos) rodar no Windows 10 S,” de acordo com Vipin Borkar, diretor de gestão de produtos da Citrix.

Recentemente, a Microsoft divulgou o Windows 10 S, que oferece benefícios significativos na eficácia de simplicidade, segurança e custo, abrindo muitas possibilidades para as empresas e consumidores.

Citrix Receiver está pronto para o Windows 10 S, então, quando novos dispositivos com Windows 10 S fizerem sua estreia,  nossa resposta será ‘Sim’ para abraçá-los nas empresas. Afirmou Borkar

O Windows 10 S é um sistema operacional bloqueado que executa apenas os aplicativos entregues da loja do Windows. Isto significa que muitos aplicativos Win32 existentes (aplicativos clássicos que você instala no seu computador, como o Photoshop ou o Google Chrome, por exemplo), que ainda não estão disponíveis na loja, não serão executados localmente no Windows 10 S, caso não sigam as políticas da Microsoft, como falamos aqui.

Uma das maneiras de obter acesso a esses aplicativos Win32 críticos de negócios pode ser feita através do Citrix XenApp e XenDesktop. Citrix Receiver abre a porta para executar os Apps Win32 no Windows 10 S. Desta forma, você pode executar seus aplicativos críticos de negócios e também obter flexibilidade para executar qualquer outro navegador como o Google Chrome ou outro mecanismo de busca no navegador, como a busca do Google, adicionando mais valor em cima de características simples, segura, e de custo efetivo do Windows 10 S.

Citrix Receiver compatível com o Windows 10 S é construído usando a tecnologia UWP (Universal Windows Platform) e é entregue na Microsoft Store para todos os usuários corporativos. A arquitetura de Plataforma Universal do Windows permite que o aplicativo seja executado em todas as plataformas do Windows 10, isto significa que o Citrix Receiver agora pode ser executado em vários dispositivos, como: telefones Windows 10, PC, Surface Pro, IoT Enterprise, IoT Core, Surface Hub e até mesmo o HoloLens.

O novo Citrix Receiver UWP oferece suporte a ‘Hardware Continuum’ usando um telefone Windows 10. Isto permite que os usuários não só usem as aplicações XenApp no telefone, quando estão em movimento, mas, também para acoplar o telefone em um dock e usar o Continuum como um thin client (uma estação equipada apenas com um monitor, teclado e mouse) no escritório, entregando um experiência completa da área de trabalho do Windows, além dos Apps Win32 críticos de negócios. Desta forma, os usuários precisam de apenas um dispositivo, enquanto estão em movimento e quando estiverem no escritório.

Assista ao vídeo abaixo para ver um “Hardware Continuum” em uso com o Citrix Receiver:

Citrix Receiver faz conexão TLS para XenApp e XenDesktop, onde você pode aproveitar TLS 1.2 ou menor. Há também uma opção de usar criptografia SecureICA para a conexão, se você estiver executando uma versão mais antiga do XenApp.

O Citrix Receiver UWP dá uma experiência de toque e gesto nativa no Windows 10 para o aplicativo virtual e Desktop. O usuário pode, suavemente, fazer pitch e zoom, arrastar uma janela ao redor para a interação eficiente com as aplicações remotas.

Citrix é desenvolvido com a orientação estratégica da Plataforma Universal do Windows da Microsoft e a empresa está animada com o lançamento do Windows 10 S e o novo Citrix Receiver UWP.

PJ Hough, vice-presidente sênior da Citrix e, anteriormente, um veterano da equipe Microsoft Office 365, disse que o Citrix Receiver para Windows já está disponível na Windows Store.

Citrix Secure Browser

Também foi anunciado na conferência, o Citrix Secure Browser Essentials, um navegador seguro que a Citrix hospedará na nuvem da Microsoft.

Com a liberação definida para o final do ano, o Citrix Secure Browser Essentials permitirá aos departamentos de TI das organizações, apresentar imagens de desktop para usuários ou não rodar qualquer infraestrutura de desktop virtual da empresa (VDI) ou ofertas de virtualização de aplicativo. O navegador é projetado para isolar as imagens de desktop corporativas, dados de aplicativos e informações pessoais.

Citrix e Microsoft estão trabalhando juntos para fornecer o navegador como parte da parceria de nuvem entre as duas empresas.

“O navegador em si precisa de muita proteção e nós vamos entregar, junto com a Microsoft,” disse o CEO da Citrix, Kirill Tatarinov, na keynote de abertura. Tatarinov foi um antigo executivo sênior da Microsoft antes de tomar as rédeas na Citrix no começo de 2016.

Hough, que se juntou a Tatarinov na Citrix no ano passado, disse que o Citrix Secure Browser Essentials isolará a navegação pública na Internet, do acesso aos recursos e aplicativos corporativos. “Vai ser uma grande experiência de navegação isolada para clientes que querem separar a navegação corporativa de outros aplicativos e experiências sobre o dispositivo,” disse Hough durante a keynote.

Brad Anderson, vice presidente de mobilidade corporativa e gerenciamento de segurança da Microsoft, juntou-se a Hough no palco. Segundo ele, o navegador está “não apenas separando o corporativo do pessoal no dispositivo, é realmente pegar a imagem corporativa e colocá-la na nuvem”.

A Citrix está apostando que a hospedagem do seu navegador seguro no Azure será uma forma eficaz de apresentar as organizações à Citrix.

“O potencial aqui é desde que ele foi hospedado no Azure, há uma oportunidade de proteger os aplicativos e os dados ainda mais,” disse Mark Bowker, analista da Enterprise Strategy Group. “A Microsoft é um grande alvo de vetores de ameaça, e ter [o navegador] no Azure, pode dar a oportunidade de fornecer um nível ainda mais elevado de proteção, apenas devido ao que veem na Internet.”

Hough, disse que o novo Citrix Secure Browser básico irá chegar até o final do ano na Azure Marketplace, com preços começando em $180 dólares por ano (com uma assinatura de três anos para um mínimo de 50 usuários inscritos).

Citrix Analytics Service

Citrix também disse que está trabalhando com a Microsoft para desenvolver um serviço de análise de ameaça, que pode puxar toda a telemetria de suas soluções XenDesktop e XenApp para endereçar ameaças avançadas à segurança.

O Citrix Analytics Service vai oferecer monitoramento contínuo que levará a telemetria de usuários, dispositivos, aplicativos e redes para identificar anomalias que podem levar a atividade potencialmente maliciosa e oferecer respostas concretas para impedir ataques.

O plano para oferecer o serviço de análise da Citrix, que será executado no Azure, como parte da nuvem Citrix, é como a Microsoft está lançando o seu próprio serviço, o Windows Defender Advanced Threat Analytics.

As duas empresas não forneceram detalhes específicos sobre o trabalho que eles estão fazendo juntos sobre o novo serviço da Citrix. No entanto, como a nuvem Citrix é executada no Azure, é razoável presumir que eles estão explorando uma série de pontos de integração, incluindo a Azure Machine Learning e o Microsoft Security Graph, bem como, estendendo seu trabalho em torno de amarrar a plataforma Citrix com a solução Microsoft Enterprise Mobility + Security (EMS).

O que é o Citrix Receiver?

?Citrix Receiver é um software cliente fácil de instalar que dá acesso a aplicativos virtuais Windows, Linux e desktops, em qualquer lugar, de qualquer dispositivo, inclusive smartphones, tablets e PCs. Os colaboradores atualmente usam vários dispositivos e esperam uma experiência consistente em todos eles.  Em organizações que estão trabalhando em conjunto com uma infraestrutura de TI ativada para a Citrix, o Citrix Receiver dá aos trabalhadores acesso consistente, seguro e de alta performance de qualquer dispositivo, sem introduzir as complexidades de gerenciamento para o departamento de TI.

Se sua organização usa Citrix XenApp ou XenDesktop, em seguida, instale o Citrix Receiver UWP no seu dispositivo para obter acesso remoto para aplicativos Windows, Linux e desktops. Uma vez instalado, você precisa configurar o Citrix Receiver e se conectar a servidores Citrix da sua empresa.

[appbox windowsstore 9wzdncrfj2kj]

Fonte: Citrix e RCP