Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Você provavelmente já ouviu o termo “chipset” usado ao falar sobre novos PCs, mas o que exatamente é um chipset e como ele afeta o desempenho do seu PC?

Em poucas palavras, um chipset age como a placa-mãe controladora (centro de comunicações e de tráfego). Mas em última análise, ele determina quais os componentes são compatíveis com a placa-mãe, incluindo a CPU, RAM, HDs e placas gráficas. Além disso, ele também determina suas opções de expansão futura e até que ponto o seu sistema pode ter um overclock.

Veja também o que é uma placa-mãe!

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o chipset:

O que é um chipset?

Chipset: o que é e para o que serve! - Foto: AM Gaming
O que é e para o que serve! – Foto: AM Gaming

O Chipset é um conjunto de componentes eletrônicos no circuito integrado que é famoso como Sistema de Gerenciamento de Fluxo de Dados. Dessa forma, o chipset controla o fluxo de dados entre o processador, a memória e os periféricos.

Além disso, vale lembrar que o chipset geralmente se encontra na  placa-mãe. Diante desse fato, o chipset também responde pelo nome de de “chipset da placa-mãe”. Os chipsets são construídos para trabalhar com uma família específica de microprocessadores.

Em outras palavras, o chipset atua como o centro de comunicação e o controlador de tráfego, que controla a comunicação entre o processador e os dispositivos externos. Portanto, ele desempenha um papel vital na decisão do desempenho do sistema.

Atenção:

Você também deve observar que o chipset e a placa-mãe devem ser compatíveis com a CPU. Caso contrário, você pode sofrer um “failover” do sistema. De modo geral, a maioria dos drivers de chipset devem ser atualizados e instalados de forma manual.

Mais importante, como já dito, ele determina os componentes que podem ser compatíveis com a placa-mãe, incluindo CPU, RAM, HDs e assim por diante. O chipset também pode decidir as opções de expansão futuras do seu PC e quando o sistema pode ter um overlock.

A Evolução do Chipset

Chipset: o que é e para o que serve! - Foto: AT
Chipset: o que é e para o que serve! – Foto: AT

O chipset também sofreu muitas mudanças desde o seu lançamento. No início, as placas-mãe de PC eram feitas de vários circuitos integrados bem discretos. Nesse modo, é necessário obter um ou mais chips separados para gerenciar cada componente do sistema, como mouse, teclado, gráficos, sons e outros itens.

Assim, é imaginável que espalhar esses vários chips consome eficiência.  Portanto, para lidar com esse problema, os desenvolvedores criaram um sistema melhor e começaram a integrar esses chips diferentes em menos chips. Dessa forma, o aparecimento de pontes melhorou a situação.

Graças às pontes, as placas-mãe vieram com uma ponte norte e uma ponte sul, em vez de um monte de chips. Os dois chips podem lidar com as tarefas específicas e melhorar a eficiência em grande medida.

O chip da ponte norte (northbridge) está localizado na parte superior da placa-mãe, enquanto o chip da ponte sul (southbridge) está localizado na parte inferior da placa-mãe. O chip da northbridge se conecta diretamente à CPU e atua como um intermediário de comunicação para a RAM, controlador PCI Express, controlador AGP, bem como designs de placas-mãe anteriores. Por outro lado, a southbridge lida com componentes de baixo desempenho, como slots de barramento PCI, conectores SATA e IDE, portas USB, áudio onboard, rede e etc.

Se esses pequenos componentes quiserem entrar em contato com a CPU, eles precisam passar pela ponte sul e ponte norte um após o outro e, em seguida, chegar à CPU. Gradualmente, esses chips são conhecidos como chipset, conforme indicado por seu significado literal – um conjunto de chips.

Gostou?

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!