Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A empresa Chinesa Vivo usou o palco da CES 2018 para anunciar o primeiro smartphone com sensor biométrico na tela do aparelho. O sensor biométrico funciona muito e autoriza o uso do aparelho por meio da leitura das impressões digitais do seu dono.

Ano passado nós falamos um pouco deste sensor e de sua fabricante aqui no Windows Team (reveja aqui), que é a Synaptics. O Clear ID FS9500, que é o nome do tal sensor biométrico, pode ser instalado sob qualquer display de qualquer aparelho dotado de uma tela sensível ao toque e pode conquistar milhares de fãs pelo mundo a fora.

Segundo rumores, essa é a mesma tecnologia que deveria ter aparecido no Galaxy S8, mas que por falta de tempo não pôde ser implantada da maneira adequada, então, não estamos vendo nenhuma grande fabricante inaugurando a novidade, mas sim, uma empresa de médio porte com forte atuação na China.

O repórter Vlad Savov do The Verge teve a chance de experimentar o modelo da Vivo com o novo sensor na tela e deixou suas impressões no vídeo a seguir (em inglês).

Savov gostou do viu, mas afirmou que foi possível perceber uma leve lentidão no reconhecimento biométrico em comparação com os modelos mais tradicionais físicos desse mesmo leitor, que é usado em boa parte dos telefones e latops intermediário e tops de linha disponíveis no mercado, porém, vale ponderar que a tecnologia é nova, contra anos de experiência da outra.

Seu funcionamento é muito interessante, pois, quando ativado, o display de OLED será o responsável por iluminar a digital, então, a luz que é refletida dessa impressão digital passará de volta pelo vidro e será processada pelo sensor, que perguntará ao software se a imagem é de um usuário autenticado ou não, destravando ou não o dispositivo.

Reprodução

A promessa é que o Clear ID reconheça seu usuário autenticado mesmo se ele colocar o dedo em vários ângulos diferentes. Também vale lembrar que o sensor biométrico não estaria disponível em toda a abrangência do display, mas sim, em um determinado local do mesmo (na parte de baixo, do meio, em cima, nas laterais, etc.).

synaptics under glass clear id fingerprint sensor optical

Olha o dito cujo ai…

Diante disso, temos agora mais um concorrente para o padrão tradicional dos botões biométricos físicos, como também para o reconhecimento facial e de íris do Windows Hello e também do Face ID da Apple. Quem será o queridinho dos usuários daqui pra frente? Só sei que nada impede do novo sensor ganhar suporte no Windows Hello.

Fonte: The Verge