Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Antes de tudo, a China acabou de lançar seu primeiro trem de levitação magnética (maglev) que é capaz de alcançar a marca de 600km/h na última terça-feira (20).

O projeto foi apresentado no ano de 2016, e venho a ter um protótipo em 2019, que por sinal realizou um teste bem sucedido na metade de 2020. O trem usa a força eletromagnética para se manter levitando acima dos trilhos, possibilitando que o trem alcance velocidades surpreendentes para fazer viagens mais rápidas.

Disney+: Confira as novidades de agosto!.

No momento, o trem funciona apenas dentro de uma linha dentro das instalações da China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC), em Qingdao. Ainda não existem linhas para comportar esse trem ligando cidades, mas com o lançamento e o teste bem sucedido, já começaram as pesquisas.

O modelo que está em operação dentro da fábrica conta com 5 vagões, mas de acordo com o engenheiro chefe do projeto, Ding Sansan, o trem pode funcionar perfeitamente com 2 a 10 vagões, cada um com capacidade de 100 passageiros.

Veículo terrestre mais rápido do mundo

Com a velocidade chegando aos 600 km/h, o novo trem se torna o veículo terrestre mais rápido do mundo; para você ter uma ideia, ele poderia fazer o trajeto de Pequim a Xangai, de mais de 1 mil km, em apenas 2,5 horas. Todavia, para efeito de comparação, um avião dura em média 3 horas e um trem bala 5,5 horas.

O veículo foi projetado pensando em uma solução de velocidade para pessoas se moverem mais rapidamente entre percursos de até 1,5 mil km.

Embora a ideia seja inovadora e revolucionária, os altos custos e a falta de infraestrutura das cidades impedem o desenvolvimento completo deste tipo de trem. Apesar disso, países como Alemanha e Japão já estão desenvolvendo seus próprios trens magnéticos.

O que você achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Clique em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!.