Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Nosso amigo Phil Spencer, carinhosamente chamado por nós de “chefão do Xbox”, tendo em vista que é ele quem está a frente dessa área dentro da Microsoft, falou um pouco sobre o anúncio de ontem da nova plataforma de streaming de jogos do Google, a Stadia, que foi aplaudida pelos participantes da Game Developer Conference 2019.

A primeira coisa que Spencer falou sobre o Google Stadia foi:

“Seu anúncio é a validação do caminho que embarcamos há dois anos” e que “Hoje vimos um grande concorrente de tecnologia entrar no mercado de jogos e estruturar os ingredientes necessários para o sucesso como Conteúdo, Comunidade e Nuvem”

Ou seja, ele começou com um elogio a iniciativa do Google, porém, não deixou de ressaltar que há 2 anos a Microsoft também vem trabalhando no mesmo serviço. Logo em seguida ele completou:

Quando você olha para o anúncio em detalhe, Phil afirmou: “Não houve grandes surpresas em seu anúncio, embora eu estivesse impressionado com a alavancagem do YouTube, o uso do Google Assistant e o novo controlador WiFi”.

E ele não parou por ai… diante do anúncio do Google, ele falou o seguinte:

“O Google foi grande hoje e nós temos alguns meses até a E3, quando vamos crescer muito”.

Isto é, nem Spencer nem a Microsoft vão deixar isso barato. Podemos inferir das palavras dele que grandes anúncios serão feitos durante a E3 2019, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho, inclusive muito provavelmente veremos o anúncio oficial da xCloud como um produto e não mais como um projeto.

Para quem não está familiarizado com o termo, a xCloud também é uma plataforma de streaming de jogos, só que da Microsoft. Por meio dela você poderá jogar títulos diversos sem um console de jogos ou mesmo em hardwares bem simples, como um celular por exemplo, já que o game rodará em servidores em Nuvem, mais precisamente no Azure, restando ao dispositivo ser apenas um porta de acesso ao jogo.

xCloud

Controladores do Xbox poderão ser usados para jogar na xCloud

No keynote da Microsoft durante a E3 esperamos que eles anunciem as datas da liberação dos testes do xCloud, assim como a data oficial de lançamento do serviço, disponibilidade por região, dados de conexão, assim como fez o Google. Por falar neles, será que a Microsoft vai conseguir oferecer o mesmo ou até melhor? Já que o Google anunciou que basta uma conexão de 25 Mbps para rodar títulos na resolução 4K a 60 fps no Stadia. Ou isso foi só balela? já que faltou falar sobre latência (PING)?

O fato é que se for só isso o mercado brasileiro poderia entrar facilmente na lista dos maiores utilizadores de plataformas de streaming de jogos, tendo em vista que somos um dos maiores mercados gamers do mundo, tanto de consoles e desktops, como também em smartphones. E hoje não é difícil encontrar operadores que disponibilizem tal velocidade por preços atrativos.

Fonte > thurrot