Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Enfim, chegou o dia… a Yahoo foi mesmo vendida para a Verizon, como falamos meses atrás, e o valor do negócio é da casa dos US $ 4,5 bilhões. Valor considerado relativamente baixo se comparado a negócios desse porte fechados recentemente, como por exemplo, a compra do LinkedIn pela Microsoft, que pagou nada mais nada menos do que US $ 26,2 bilhões pela rede social, isto é, praticamente pagou 5X mais do que a Verizon pagou pela Yahoo.

Diante deste cenário, Marissa Mayer, CEO do Yahoo, pediu demissão da empresa recém vendida alegando “mudanças inerentes” que decorreram da venda da companhia.

Maria Mayer, agora ex-CEO do Yahoo, não deve ter ficado muito ruim de vida, afinal, seu salário mensal passava dos US $ 454 mil

Houveram vários interessados na compra do Yahoo, porém, quem saiu vitoriosa foi a operadora americana Verizon. No caso da Verizon, seu maior interesse está no principal negócio da do Yahoo, que incluem e-mail, os portais de esportes e finanças e sua tecnologia de anúncios. Como 35,5% da subsidiária Yahoo Japan (o grupo SoftBank detém 43% das ações), sendo que o pacote estaria hoje avaliado em cerca de US$ 8,5 bilhões. O portal web também estaria incluído na negociação. Já o Google, ou mais precisamente a holding Alphabet, tinha um maior interesse nos algorítimos de Ads da Yahoo para incorporar aos seus próprios.

Chegamos a pensar que a Microsoft desejaria fazer um novo acordo para comprar o Yahoo também, porém, o interesse maior da MS na verdade seria da empresa manter boas relações com o Yahoo por meio de parcerias com empresas que desejam comprar o Yahoo, então, o Yahoo não seria comprado diretamente pela Microsoft, mas sim, por grupos de investimentos (private equity firms) que poderiam também ser parceiros de Redmond, mesmo assim, quem levou o peixe pra casa foi a Verizon e por uma “pechincha”.

Como vimos que o valor de mercado avaliado em meados do ano passado passava dos 8 bilhões de dólares, como explicar o valor de venda final de 4,5 bilhões? Segundo fontes, a informações não confirmadas que foi concedido um desconto especial devido aos dois grandes vazamento de dados de contas de usuários do Yahoo. Mais de 1 bilhão de contas do Yahoo foram afetadas.

Com isso, lá se vai uma das empresas mais antigas empresas desse ramo e que também já foi uma das mais valiosas, competindo pau a pau com Google e outras. Em 16 anos, a Yahoo perdeu mais de 95% de seu valor de mercado.

Os planos da Verizon para a Yahoo tem foco em unir as pessoas e os serviços do Yahoo aos recursos que ela já tem na marca AOL para criar uma empresa subsidiária chamada Oath.

Fonte: Olhar Digital