Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Ultimamente temos feito algumas comparações do Windows Phone com relação a algumas plataformas concorrentes como o Android e o iOS da Apple. Dentre muitas delas citamos a questão da interface unificada com o mínimo de personalizações de operadoras e fabricantes que o WP7 usa. Isso beneficia e muito o OS tendo em vista que facilita a manutenção do mesmo.

O quesito: atualizações, também é bastante beneficiado, pois, fica muito mais fácil atualizar a grande maioria dos aparelhos tendo em vista que estes são diferentes em detalhes mínimos. O CEO da Nokia, Stephen Elop, parece adorar essa interface unificada do WP7, tanto que recentemente durante a CES 2012 ele fez o seguinte comentário:

“Nós não queremos que seja introduzida nenhuma fragmentação no Windows Phone porque estamos começando a ver como a fragmentação se tornou um problema em outros eco-sistemas…”

Usuários do Android sofrem com a fragmentação do OS

Não diretamente, mas possivelmente ele está se referindo ao Android da Google, que mesmo tendo muito potencial e sendo muito popular, deixa muitos de seus usuários na mão quando, devido a essa questão, não disponibiliza facilmente versões mais novas do OS para muitos aparelhos.  Em outro momento ele acrescentou:

“Nossa primeira prioridade, sempre, sempre, é diferenciar nossa experiência do Android e do iPhone. Isso é trabalho de um, dois e três, francamente, o Windows Phone já traz o que é necessário para oferecer uma interface de usuário diferente, onde os ícones não mais governam, o seu mundo é onde os serviços de integração são adicionados a experiência”

Acredito que o Windows Phone tenha utilizado um tipo de benchmarking frente a Apple com relação ao assunto fragmentação, pois, a Apple gosta de padronizar a interface de seu sistema o que evita a fragmentação. Tanto que o iPad, o iPhone e o iPod Touch possuem basicamente a mesma “cara”, e isso tem dado certo. Então, a Microsoft também está utilizando essa “melhor prática” no seu sistema.  Por outro lado, a uma repulsa quanto ao modo de navegação por ícones praticada no Android e no iOS e que na verdade foi trazida pela Apple.

Se Elop teceu comentários desse tipo, entendemos que realmente vai ser muito difícil acontecer alguma fragmentação no Windows Phone tão cedo, especialmente em aparelhos Nokia. Além disso, podemos comprovar que a interface Metro do Windows Phone está dando tão certo que a Microsoft resolveu utilizá-la também em seu console de jogos, o Xbox 360, que recentemente recebeu a nova dashboard adaptada a Metro (veja a imagem acima), e o próximo passo é justamente o Windows 8, que também terá traços marcantes dessa Interface (veja a imagem abaixo). Esperamos que continue assim.

Fontes: Pocketnow