Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Não é mais segredo pra ninguém que a Microsoft quer e vai expandir seus produtos e serviços para além do Windows… e um dos locais que essa expansão leva é para o Android da Google, assim como para o iOS da Apple. A ideia é estar onde os usuários estão, não importa se é dentro do Windows ou fora dele, em outros sistemas operacionais.

Serviços e Produtos como o Microsoft Office, Azure, OneDrive, Outlook, Bing e muitos outros ganharam versões e aplicativo que funcionam perfeitamente em plataformas como o Android e iOS. Inclusive, muito recentemente, no Microsoft Inspire, o CEO da Microsoft, Sataya Nadella, exibiu alguns desses aplicativos em seu telefone Android pessoal que, ao julgar pela projeção da tela no monitor, muito provavelmente seria um Samsung Galaxy S8 ou S9

Ele chamou o dispositivo de “um ponto final para a Microsoft 365”, elogiando aplicativos como o navegador Edge, o Microsoft Launcher, o Outlook, o Yammer, o LinkedIn, o Power BI e o Teams. Nadella até disse que o Outlook era o melhor cliente para o gerenciar o seu Gmail dentro do Android. 

Quem tem um Android qualquer sabe que os aplicativos da Microsoft estão funcionando muito bem. Alguns deles, inclusive, funcionam melhor do que no Windows 10 Mobile, isso porque eles têem sido atualizados com muito mais frequência que no S.O. ARM32 da Microsoft, que mesmo ainda contando com suporte oficial, já foi meio que deixado de lado. Não haverá mais investimento em sistemas de 32 bits, fato!.

Nadella demonstrou em sua apresentação como o usuário final pode usufruir dos mais diversos produtos e serviços Microsoft mesmo tendo um smartphone com Android. Já falamos aqui do Samsung Galaxy S8 Microsoft Edition, que nada mais é do o modelo da Samsung rodando a Microsoft Launcher e contanto com toda a suíte de aplicativos Microsoft já pré-instalados. Acreditamos, inclusive, que é essa versão que Nadella usou em sua apresentação.

No iOS também é possível usar praticamente tudo o que a Microsoft oferece, porém, faltam algumas comodidades só permitidas no Android, como o Launcher da tela inicial, que também abre caminho para mais integração com o Windows e outros. Mesmo assim, a experiência é igualmente consistente.

Se você tem um dispositivo Android e iOS e quer continuar usando produtos e serviços Microsoft isso não será um problema.