Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft vem trabalhando arduamente no Windows Core OS, uma versão alternativa do seu sistema operacional. O Core OS promete ser uma versão modular e adaptável do Windows destinada a rodar em dispositivos dobráveis, seus rumores circulam desde 2017 e, com ele, a promessa de uma interface de usuário melhorada para monitores duplos e outros dispositivos, incluindo o Surface Hub de próxima geração.

Além dos rumores da nova versão do Windows para dispositivos dobráveis, nós do Windows Team publicamos recentemente uma matéria sobre a nova Central de Ação na qual a Microsoft estaria desenvolvendo exclusivamente para o Windows Core OS e parece que estávamos certos.

Em seu perfil do LinkedIn, Boliang Dai, engenheiro de software da Microsoft, revelou que o trabalho está sendo realizado na plataforma. Ao listar suas atribuições como engenheiro de software no Shell do Windows, ele incluiu “desenvolver a variação da Central de Ação no Windows Core OS”- sugerindo que poderíamos ver uma versão atualizada do recurso em um futuro não muito distante, confira a seguir:

 

Perfil de Boliang Dai no LinkedIn

Claro, sabemos que o Windows Core OS é apenas o kernel do sistema operacional, e a Central de Ação seria parte do Shell. Acredita-se que a Microsoft estaria trabalhando em um Shell alternativo para Laptops de tela dupla denominado Santorini visto que outras Shells como Polaris e Andrômeda estão sendo canceladas.

Já vimos que o Santorini contará com um novo menu iniciar, supostamente, sem as famosas Live Tiles, porém, as mudanças específicas que virão com a nova Central de Ação ainda serão reveladas.

Os Rumores do Windows Core OS

  • Um relatório revelou recentemente que o próximo dispositivo Surface dobrável da Microsoft executará uma versão do Windows denominada ‘”Windows Core OS (WCOS)” e seria capaz de executar aplicativos Android;

Conceito do Surface Note

Conceito do Surface Note

  • O sistema operacional Windows Core é otimizado para dispositivos de tela dupla e o Centaurus pode ser o primeiro gadget da Microsoft a executar essa variante do SO. O Centaurus pode vir equipado com dois monitores de 9 polegadas, cada um com proporção 4:3 e um processador Lakefield da Intel de 10nm que promete oferecer melhor backup da bateria.

A Microsoft ainda não confirmou nada referente ao Windows Core OS de forma oficial e, é bem provável, que a gigante de Redmond não revele detalhes sobre a nova variante do Windows até a data de seu lançamento. Nova informações sobre o Windows Core OS podem surgir ainda este ano, possivelmente ouviremos falar mais dele no evento de lançamento do novo Surface ou no início do próximo ano. Fiquem ligados aqui no Windows Team para ficar por dentro da novidades … 😉