Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

De e-mail a serviços bancários, nossos celulares são o principal centro de nossas vidas online. Não é à toa que eles rivalizam com os PCs como alvos comuns para hackers online. E, apesar dos esforços do Google e da Apple, o malware móvel continua a chegar às lojas de apps oficiais – e esses apps maliciosos estão cada vez mais furtivos. De acordo com o “McAfee 2020 Mobile Threat Report”, mais da metade dos apps de malware móvel “se escondem” em um dispositivo, sem um ícone de tela inicial, sequestrando o dispositivo para veicular anúncios indesejados, postar avaliações falsas ou roubar informações que podem ser vendidas ou usadas para reter vítimas para resgate.

Veja também os melhores antivírus para celular!

E embora os iPhones possam ser hackeados, mais malwares tem como alvo os dispositivos Android. Em seu relatório “State of Malware”, o MalwareBytes relatou um aumento em adwares agressivos e malwares pré-instalado em dispositivos Android projetados para roubar dados – ou simplesmente a atenção das vítimas.

Além disso, o malware também pode incluir spyware que monitora o conteúdo de um dispositivo, programas que aproveitam a largura de banda de Internet de um dispositivo para uso em um botnet para enviar spam ou telas de phishing que roubam os logins de um usuário quando inseridos em um app legítimo. Muitas vezes, é baixado de fontes não oficiais, incluindo links de phishing enviados por e-mail ou mensagem, bem como sites maliciosos.

Depois, há os apps espiões comerciais que requerem acesso físico para chegar até um celular – geralmente feito por pessoas conhecidas da vítima, como um parceiro ou pai – e que podem monitorar tudo o que ocorre no dispositivo.

Confira abaixo 10 comportamentos incomuns que podem indicar que o seu celular está hackeado.

1. Diminuição perceptível na vida útil da bateria

Celular hackeado: veja como identificar! - Foto: Globo
Celular hackeado: veja como identificar! – Foto: Globo

Embora a vida útil da bateria de um celular diminua inevitavelmente com o tempo, um celular que foi comprometido por malware pode começar a exibir uma vida útil bem reduzida. Isso ocorre porque o malware – ou app espião – pode estar usando recursos do celular para fazer a varredura do dispositivo e transmitir as informações de volta a um servidor criminoso.

Mas dito isso, lembre-se que o uso diário simples pode igualmente esgotar a vida útil de um celular.

2. Seu dispositivo está enraizado (mas você não fez isso)

Celular hackeado: veja como identificar! - Foto: AF
Celular hackeado: veja como identificar! – Foto: AF

Fazer o root de um dispositivo é uma forma de obter acesso a níveis mais profundos de autoridade sobre um dispositivo, geralmente não permitidos pelos desenvolvedores de hardware ou software.

Além disso, o root do Android requer algum conhecimento técnico básico. E embora seja fácil de fazer para alguém com a habilidade certa, não é algo que você possa fazer no seu próprio dispositivo por acidente.

Para um hacker obter acesso mais fácil a certas funções em seu celular e facilitar o uso avançado de spyware, ele tentará fazer o root em seu dispositivo. Dessa forma, se o seu dispositivo estiver com root e não foi você ou alguém autorizado que fez o root, o seu aparelho pode ter sido hackeado.

3. Desempenho lento

Celular hackeado: veja como identificar! - Foto: TC
Celular hackeado: veja como identificar! – Foto: TC

Você acha que seu celular congela com frequência ou alguns apps falham muito rapidamente? Isso pode ser causado por um malware que está sobrecarregando os recursos do celular ou entrando em conflito com outros apps.

Além disso, você também pode ver a “execução contínua” de apps, apesar dos esforços para fechá-los, ou até mesmo o celular travar e / ou reiniciar repetidamente.

Assim como acontece com a redução da vida útil da bateria, muitos fatores podem contribuir para um celular mais lento. Portanto, primeiro tente limpar seu Android ou iPhone.

4. Alto uso de dados

Celular hackeado: veja como identificar! - Foto: IG
Celular hackeado: veja como identificar! – Foto: IG

Outro sinal de um celular comprometido é um uso de dados muito alto no final do mês. Isso pode acontecer por causa de malwares ou apps espiões executados em segundo plano, enviando informações de volta ao servidor.

5. Chamadas de voz ou mensagens de texto que você não enviou

Celular hackeado: veja como identificar! - Foto: UOL
Celular hackeado: veja como identificar! – Foto: UOL

Se você estiver vendo listas de chamadas ou mensagens de texto para números que você não conhece, fique atento. Dessa forma, podem ser números de “tarifa premium” que o malware está forçando seu celular a entrar em contato; cujos rendimentos vão para a carteira do cibercriminoso. Portanto, nesse caso, verifique sua conta de celular para ver se há custos que você não reconhece.

6. Seu celular está quente

Celular hackeado: veja como identificar! - Foto: BT
Celular hackeado: veja como identificar! – Foto: BT

Além de a carga do celular diminuir mais rapidamente, um dispositivo quente mesmo quando não está em uso é um possível sinal de que os dados da Internet estão sendo consumidos mais rapidamente do que o normal. Portanto, se você perceber que os celulares continuam excedendo seus limites de dados, alguém pode estar “pegando carona” em suas sessões.

7. Ruído de fundo / interferência eletrônica

Celular hackeado: veja como identificar! – Foto: CP

Um relatório comum de pessoas que posteriormente descobriram spyware ou malware em seus dispositivos é ruído de fundo ou interferência eletrônica.

Esse sintoma é mais comum em celular, já que a interferência geralmente é percebida pelos usuários quando eles estão usando o dispositivo em uma chamada.

Fique atento a cliques, ruídos estáticos ou ecoantes, pois podem ser sinais diretos de que alguém está interferindo em suas comunicações e possivelmente em outras áreas de seu dispositivo.

8. Pop-ups misteriosos

Celular hackeado: veja como identificar! – Foto: AF

Embora nem todos os pop-ups signifiquem que seu celular foi hackeado, alertas pop-up constantes podem indicar que ele foi infectado com adware, uma forma de malware que força os dispositivos a visualizar certas páginas que geram receita por meio de cliques. 

Mesmo que um pop-up não seja o resultado de um celular comprometido, muitos podem ser links de phishing que tentam fazer com que os usuários digitem informações confidenciais – ou baixem mais malware.

9. Anúncios e apps indesejados

Celular hackeado: veja como identificar! – Foto: TC

Percebeu que você tem alguns apps estranhos instalados? Portanto, isso pode ser um sinal de que algo desagradável está acontecendo com o seu dispositivo. Frequentemente, os hackers instalam apps no dispositivo para ativar certas funções – isto é, fazer o root de um dispositivo geralmente requer um app para facilitar o processo.

Assim, é importante observar. Entretanto, vale lembrar que os fabricantes de celular e desenvolvedores de software incluirão todos os tipos de software pré-instalados no dispositivo quando você o receber pela primeira vez. Portanto, normalmente há alguns apps presentes em qualquer dispositivo que o usuário não instalou.

10. Atividade incomum em qualquer conta vinculada ao dispositivo

Celular hackeado: veja como identificar! – Foto: PD

Se um hacker tiver acesso ao seu celular, ele também terá acesso às suas contas – de mídia social a e-mail e vários apps de estilo de vida ou produtividade. Portanto, isso pode se revelar em atividades em suas contas, como redefinir uma senha, enviar e-mails, marcar e-mails não lidos que você não se lembra de ter lido ou inscrever-se em novas contas cujos e-mails de verificação chegam à sua caixa de entrada.

Nesse caso, você pode estar em risco de fraude de identidade, em que criminosos abrem novas contas ou linhas de crédito em seu nome, usando informações retiradas de suas contas violadas. Portanto, é uma boa ideia alterar suas senhas – sem atualizá-las no celular – antes de fazer uma varredura de segurança no próprio dispositivo.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!