Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O caso Apple VS FBI continua dando o que falar… agora duas figuras super importantes do mercado de tecnologia deram suas opiniões sobre o caso.

Mark Zuckerberg and Bill Gates

Mark Zuckerberg, fundador e proprietário da maior rede social do planeta, o Facebook, disse estar do lado da Apple neste caso, pois, ele “acredita na criptografia”, o que significa que ele acredita que a criptografia é algo seguro e que não se deveria pedir que sua segurança seja quebrada de propósito.

“…Eu acredito que não seja a coisa certa tentar bloquear isso dos principais produtos que as pessoas querem usar. E acho que essa não será a regulação ou política econômica correta a se fazer“, disse Zuckerberg durante a MWC 2016.

Do outro lado temos o fundador da Microsoft, Bill Gates, que disse ao jornal Financial Times ser a favor do FBI.

“...Essa é uma situação específica em que o governo pede acesso à informação. Eles não vão perguntar coisas gerais, eles querem um caso particular“, disse Gates. Ele completou dizendo: “Digamos que você enrolou uma faixa no disco rígido e disse ‘não me faça cortar a faixa porque você vai me fazer cortá-la muitas vezes“.

O caso

Tudo começou quando o FBI encontrou um iPhone 5C do casal responsável pelo tiroteio de San Bernardino, Califórnia. Syed Rizwan Farook e Tashfeen Malik atiraram em um grupo de pessoas numa festa. Foram 14 mortos e 22 que ficaram gravemente feridos. Pouco tempo depois ambos foram mortos pela polícia, mas antes de morrerem eles tentaram apagar toda a sua vida digital, apagando contas no Facebook, destruindo os HDs de seu computadores, contudo, esqueceram desse bendito iPhone 5C. Tudo isso foi em 2015. Agora o FBI quer os dados contidos nesse iPhone a todo custo, haja vista o presidente americano considerou o atentado como terrorismo, o maior desde o 11 de setembro.

iphone FBI

A briga está feia para o lado da Apple que tinha até 5 dias úteis para fornecer a tal ferramenta. Eles ganharam uma extensão de prazo recentemente. O que muitos chamam até de um “novo iOS”, só que menos seguro, com brechas na criptografia, não é de interesse da Apple.

Mesmo não sendo um assunto que envolva diretamente o Windows Phone, tal briga pode abrir precedentes futuros que pode atingir todos os sistema operacionais, e não apenas os mobile, como também o próprio Windows. Como será o desfecho dessa história toda?

Fontes: tecmundo