Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Embasados por um desejo compartilhado por milhares de brasileiros de se tornar um empreendedor de sucesso por meio de uma ideia inovadora, aliado a muita vontade de sair pelo mundo a fora, o casal Leonardo e Rachel Spencer, ex-funcionários do mercado financeiro, usaram toda a expertise que a profissão os concedeu para fazer um planejamento, que incluía passar dois anos guardando dinheiro e desenhando a rota que seria seguida antes de partir de São Paulo para o mundo. Os dois passaram 43 meses viajando a bordo de um carro, passando por 78 países de cinco continentes. O resultado disso? Palestras no Brasil inteiro, um site de sucesso e quatro livros lançados.

“Sempre gostamos de viajar, mas sempre sentíamos falta de ficar mais tempo nos locais visitados. Paralelo a isso, o desafio de fazer algo dessa magnitude também chamava nossa atenção. Mesmo sendo um casal sem experiência nenhuma, sabíamos que nos organizando e planejando teríamos chances de dar a volta ao mundo de carro”, conta Spencer. Foi então que decidiram pedir demissão e começar a colocar o planejamento em prática.

Portugal

Depois de um tempo na estrada, rodando inúmeros países e conhecendo várias culturas diferentes, o casal percebeu que seu novo estilo vida despertava grande interesse nas pessoas, sucesso esse medido pelas interações nas redes sociais. Foi aí que identificaram a possibilidade de fazer o projeto, chamado de Viajo Logo Existo, uma maneira de se autofinanciar e inspirar pessoas a correr atrás de seus sonhos.

Para Leonardo e Rachel, este nunca foi o objetivo, mas acabou se tornando uma possibilidade viável. “Nunca foi algo planejado, tudo aconteceu de forma orgânica. Conforme aprendíamos a usar as tecnologias, mexer no site, fazíamos algumas pesquisas, fomos testando algumas ações, colhendo feedbacks, ajustando e refinando até o momento que tínhamos alguns produtos lucrativos e interessantes”, contam os dois.

“O primeiro passo foi entender o que as pessoas que nos seguiam queriam ver. Uma vez que entendemos um pouco a demanda dos seguidores, ficou mais simples criar algo que gerasse interesse e conversão das pessoas”, complementam.

Equador

Foi então que nasceu a VLT Content, um hub que contempla todas as ações do casal – Além do Viajo Logo Existo, eles criaram outros projetos, como o Mulher na Estrada e o Vendo Minha Foto.

“Nele, trabalhamos para oferecer todos os nossos produtos, como consultoria de negócios, palestras, workshops e geração de conteúdo, por exemplo. Estamos, neste momento, focados em realizar toda essa migração”, contam. Paralelo a isso, o casal já deu vida a quatro livros contando sobre as viagens e dando dicas para viajantes – todos eles, claro, escritos na estrada.

Para realizar a todos os projetos, foi essencial contar com apoio tecnológico, afinal, como fazer tantas coisas dentro de um carro, rodando o mundo? Segundo o casal, a Microsoft foi um apoio fundamental, junto com um dos parceiros, Comparex, para ajuda-los a organizar todos os projetos e transformá-los em uma fonte rentável.

“Do ponto de vista remoto, o OneDrive foi fundamental para o Viajo logo Existo – ao longo da viagem, nossos maiores ativos eram as fotografias que tirávamos, foram mais de 100mil e constantemente usávamos a nuvem da Microsoft para proteger nossas memórias”, afirmam.

Patagônia

“Como negócio, quando passamos a usar o Microsoft Dynamics CRM, as coisas ficaram mais fáceis, pois a ferramenta nos ajudou a mapear nossos seguidores e a criar campanhas de e-mail marketing direcionadas e automáticas. E agora, no Brasil, estamos customizando ainda mais as ferramentas e trazendo ainda mais benefícios. Nossos sites também foram migrados para o Azure e isso trouxe mais tranquilidade quanto a qualidade dos servidores, velocidade e entrega”, complementam os agora, empreendedores.

É claro que, para o uso de novas ferramentas é necessário um período de adaptação, como contam a seguir.

“O OneDrive é muito simples de configurar e usar, hoje não tem um dia que não estamos compartilhando arquivos ou subindo vídeos e fotos. Já o CRM exige um pouco mais de paciência e ajuda, justamente por ser uma ferramenta muito robusta, por isso, o pessoal da Comparex nos ajudou muito, sempre nos orientando e auxiliando na busca de nossas estratégias”.

Depois de realizar muitos sonhos, o casal planeja ficar um tempo no Brasil, se dedicando ao projeto e levando toda a experiência adquirida na estrada para palestras por todo o país, mas a raiz nômade e empreendedora já está batendo novamente.

“No final do ano, pretendemos fazer uma viagem experimental para Noruega, Islândia e Portugal, para testar algumas novas formas de geração de conteúdo”, planejam.

Chile

Para aqueles que desejam realizar um sonho da mesma forma, eles aconselham muito estudo, planejamento e reflexão.

“Se você está pensando em mudar de vida, faça isso de forma consciente, muito bem pensada. Sente com pessoas que escolheram seu caminho, trace planos B, C, D – não é simples e muito menos fácil, exige muita resiliência e determinação. Uma vez no seu próprio negócio, ele só dependerá de você, se você não fizer nada, nada acontece”, finalizam.

De fato, muitas ferramentas da Microsoft tem foco no mundo corporativo, porém, o exemplo deste casal mostra como é possível usufruir de tudo isso tanto como sendo um empreender, como também sendo um mero viajante.

Fonte/Reprodução: blogs.business.microsoft