Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Seguindo com a introdução das novidades trazidas pela Atualização de Outubro do Windows 10, hoje, vamos aprender a usar a nova ferramenta de captura de tela, ou Captura e Esboço, como ela é chamada no Windows 10 em nosso idioma.

A primeira coisa que você precisa aprender é que agora existem várias formas de fazer uma captura de tela. A principal delas continua firme e forte, que é usando o famoso botão Print Screen. Geralmente ele fica do lado superior direito do teclado.

Clicando nele uma única vez o Windows irá capturar sua tela, mas neste caso é possível optar pela captura tradicional, que é levada para área de transferência do Windows podendo ser usada, sem alterações, em qualquer aplicação que permita sua inserção. Sobre isso, nada muda, mas agora você pode abrir as configurações do sistema para atribuir a essa tecla a função de atalho para a o aplicativo de Captura e Esboço. Acesse Configurações > Facilidade de Acesso > Teclado e marque a opção “Use o botão Print Screen para abrir a Captura de Tela, neste caso, o aplicativo Captura e Esboço.

A novidade mesmo do novo aplicativo do Windows dedicado as capturas de telas. Ele pode ser aberto de duas maneira… ou digitando “captura de tela” na barra de pesquisa de Cortana ou clicando no botão “Captura de tela” na Central de Ações do Windows 10.

A esquerda temos a mensagem que lhe redirecionará para a nova ferramenta de captura de tela e a direito o botão de acesso rápido a ferramenta na Central de Ações.

A seguir a página inicial que você verá ao abrir a nova ferramenta de captura de tela, o Captura e Esboço. Inclusive ele pode ser fixado no Menu Iniciar ou na Barra de Tarefas.

Essa é a ferramenta completa e a partir dela você pode fazer uma captura no exato momento, pode pedir que a captura seja feita depois de 3 ou 10 segundos, pode fazer uma captura de apenas um pequeno recorte da tela, pode fazer uma captura de um recorte a mão livre, entre outras coisas.

Posteriormente a captura pode ser editada, como por exemplo, pode ser novamente recortada, pode-se desenhar a mão livre sobre ela, pode-se usar pinceis diversos, borracha e tem até uma régua, tudo herdado do Windows Ink, que pode sinal, funciona de forma integrada na ferramenta.

Usando o botão de acesso rápido da Central de Ações você irá direto para a tela de instantâneos, com a opção de fazer uma captura retangular, de forma livre ou de tela cheia, que posteriormente pode ser editada no Captura e Esboço. Veja a seguir:

Enfim, a aplicação ficou bem completa dispensando, na maioria dos casos, editores externos que por vezes são pagos. Aliando o Captura e Esboço a Barra de Jogos do Windows 10, temos em mãos ferramentas nativas do Windows para captura imagens e vídeos do sistema de forma muito mais simples.

Só não esqueça que essa novidade está disponível por meio da Atualização de Outubro do Windows 10 (build 1809), que atualmente está suspensa devido a problemas detectados durante sua distribuição. Na verdade, sua distribuição até já foi retomada, porém, apenas para membros do programa Windows Insider. Muito em breve será liberada para todos novamente.