Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Amanhã é o último dia para comprar o Cerulean Moment da WhartonBrooks com Windows 10 Mobile + Continuum em sua campanha crowdfunding nos EUA, porém, infelizmente, pelo visto, a campanha não alcançará sua audaciosa meta de U$1.100,000.

Atualmente a campanha arrecadou U$24,368, o que significa dizer que apenas 102 pessoas aderiram a mesma. Isso representa apenas 2% da meta e por isso já é praticamente certo que a campanha falhará. 

Nós brasileiros ganhamos uma campanha só nossa que foi promovida com alguns extras exclusivos para o público local, como a opção de parcelamento no cartão de crédito e outros pequenos brindes, porém, diferente dos EUA, ainda restam 21 dias de campanha até que ela seja encerrada. Por outro lado, a situação da campanha por aqui é ainda pior do que nos EUA, tendo em vista que atualmente ela não atingiu sequer 1% de sua meta de R$5.850.000,00. Por aqui, apenas 33 pessoas ingressaram na investida, o que é ridiculamente pouco.

Um representando da WhartonBrooks Brasil já confirmou que se a campanha não chegar a pelo menos 2% a empresa vai repensar em investir no Brasil novamente, já que muito se falou da vontade de comprar um aparelho com Windows 10 Mobile localmente, com garantia nacional e Continuum, no entanto, quando surgiu a oportunidade a procura não se mostrou condizente com a demanda analisada. Isso sem dúvida frustou os esforço da WhartonBrooks para estar presente em nosso mercado. Quem sabe isso também tenha revelado o real motivo de muitas empresas desse ramo terem abandonado nosso mercado e aqui podemos incluir até a própria Microsoft.

Falando em Microsoft, ela mesma pode ter sido a principal causadora do sofrível desempenho da campanha do Cerulean Moment, tendo em vista que a empresa pouco tem falado sobre o futuro do Windows 10 para smartphones e o que tem falado faz menção a uma nova versão do software que rodará o Windows 10 completo, chamada por enquanto de Windows 10 ARM, e isso deixou centenas de milhares de interessados em novos smartphones com Windows 10 sem saber o que o futuro nos reversa.

Infelizmente não podemos afirmar com 100% de certeza que modelos como o Lumia 950 XL, HP Elite X3, Alcatel IDOL 4S, ou mesmo o Cerulean Moment, serão atualizados para o Windows 10 ARM. Sabemos que eles e mais alguns outros contam com processadores de 64 bits, que, em teoria, seriam o suficiente para rodar o tal Windows 10 ARM, no entanto, sem uma palavra oficial vinda de Redmond não podemos confirmada nada.

Como os veículos de mídia, como nós, não podem confirmar informações como essa, os leitores, doravante usuários e compradores, ficam inquietos e cheios de dúvidas, o que termina por minar a vontade de investir num hardware novo com Windows 10 Mobile.

Não é pra menos, já que nem durante a Build 2017 se falou sobre o Windows 10 para smartphones de forma explícita e clara. Falou-se um pouco sobre o Windows 10 ARM e você pode conferir o que rolou sobre esse assunto clicando aqui. Só adiantamos que a demonstração foi muito mais voltada para o modo PC do que para o potencial mobile do Windows 10 ARM.

E se você achou que a Microsoft priorizou os smartphones com Android e principalmente com iOS durante a Build 2017, não se preocupe, você não é o único, saiba que a ideia da Microsoft para esse evento foi mostra a capacidade multiplataforma dos seus produtos e serviços, no entanto, ainda há algo escondido que precisa ser revelado…

Nadella e sua equipe já falaram repetidas vezes que a empresa está comprometida com o mercado de smartphones/mobile. O próprio Nadella falou recentemente que a Microsoft vai construir novos telefones, porém, eles não se parecerão com os telefones que vemos hoje no mercado. Serão algo completamente novo e inovador. 

Muitos entusiastas e especialistas acreditam que a Microsoft está planejando algo grande e inovador, tal como foi com o Surface Pro e com o Surface Studio. Até onde sabemos, eles irão apresentar um tipo de smartphone híbrido que roda a versão completa do Windows 10 e que também poderá ser usado como um PC completo. Nós o chamamos de Surface Phone, porém, esse nome já virou sinônimo de lenda, já que a empresa nunca confirmou sua existência, mas também nunca a negou. Então, para muitos a empresa está em um completo silêncio sobre tal dispositivo devido a segredos industriais.

Conceito de Surface Phone

A ideia seria encabeçar o próximo “boom” desse mercado. O último foi promovido pela Apple com seu iPhone em 2007. Depois, devido as restrições do software da Apple, o Android da Google dominou o mercado, desbancando grandes empresas desse segmento, como a Nokia, HTC, RIM (Blackberry), Palm e a própria Microsoft. Dessa maneira, revelar algo agora poderia comprometer o sucesso de tal novidade.

Então, de uma forma em geral, podemos afirmar que se você comprar o Cerulean Moment terá um telefone atualizado, bonito, com Continuum e funcional por um bom período de tempo. Não sabemos se com o Windows 10 ARM, no entanto, o suporte ao Windows 10 Mobile ainda está longe de ser encerrado e os aplicativos funcionarão da mesma forma, já que estamos falando de Apps criados para a plataforma universal do Windows. Mesmo assim, frisamos que o telefone é para quem é realmente fã do sistema, para pessoas que conhecem suas limitações quanto a oferta de Apps.