Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Acabou de ser liberada a compilação insider 17661 do Windows 10. Participantes do programa Windows Insider que escolheram o Anel Skip Ahead já podem experimentar as novidade da nova build.

O que há de novo na Build insider 17661 do Windows 10?

Uma experiência moderna de captura de tela

Hoje eles estão dando o primeiro passo para convergir todas as experiências de captura de tela (screen Shot ou print screen). A nova e moderna experiência de captura de tela chegou para ajudá-lo a capturar e anotar facilmente o que você vê na tela. Você verá que o fluxo e as ferramentas estão sendo otimizadas para compartilhar e tornar a comunicação visual com outras pessoas mais rápida e fácil.

O que esperar depois de atualizar para essa compilação:

Screen Sketch agora é um app! Originalmente introduzido como parte do Windows Ink Workspace, ele vem com uma variedade de benefícios, incluindo que agora ele pode ser atualizado através da Microsoft Store. Ele será exibido na lista quando você pressionar Alt + tab, e você pode definir o tamanho da janela conforme sua preferência. Ele ainda suporta múltiplas instâncias (graças a Sets! ou Guias/Conjuntos).

Originalmente introduzido como parte do Windows Ink Workspace, o Screen Sketch agora é seu próprio aplicativo, que vem com uma variedade de benefícios, incluindo que agora ele pode ser atualizado através da Microsoft Store.

Captura fácil há apenas um único passo de distância: A Microsoft está introduzindo uma maneira mais fácil e simples de fazer uma captura de tela. Usando o comando WIN + Shift + S você abrirá uma barra de ferramentas de captura. Imediatamente depois de fazer a captura, você receberá uma notificação que levará você e seu recorte para o aplicativo Screen Sketch, onde você poderá fazer anotações e compartilhar sua edição. O gif abaixo mostra um pouco do que é possível fazer. Imediatamente depois de tomar um recorte, você receberá uma notificação que levará você e seu recorte para o aplicativo Screen Sketch, onde você pode anotar e compartilhar!

Mas espere, tem mais! O atalho de teclado WIN + Shift + S é longo demais para ser lembrado? Adivinha! Eles adicionaram opções de entrada fáceis para cada modalidade de entrada:

  • Clique no botão traseiro da sua caneta digital. Se você tiver uma caneta, vá para as Configurações de Caneta & Windows Ink – você verá que o Screen Snipping agora é uma opção para um único clique. Isto irá colocar você diretamente na experiência de snipping:

Caneta e Windows Ink Settings, mostrando clique uma vez para abrir Screen Snipping

  • Pressione a tecla “Print Screen” no seu teclado: Você ouviu certo, apenas um botão! e é o botão clássico de captura. Ele não está ativado por padrão – para ativa-lo, vá para Configurações do teclado – você verá uma nova opção que diz “Use a tecla Print Screen para iniciar a captura de tela”. Abrindo as configurações e procurando por “tela de impressão” irá levá-lo para a página da direita.
  • Pressione o botão de ação rápida no Centro de Ações: Chamado “Screen snip” – deve estar lá assim que você atualizar, mas se não, você sempre pode ativá-lo nas Configurações da Central de Ações.

OBSERVAÇÃO: Depois de instalar essa compilação, verifique as atualizações do aplicativo Screen Sketch na Microsoft Store. Caso contrário nada disso estará disponível.

Continuando a experiência com as Guias

No intuito de aperfeiçoar ainda mais a experiência com as Guias do Windows (Sets), eles começaram a liberar a funcionalidade para mais insiders. Isso significa que nem todos os Insiders verão os Sets ainda. Insiders que optaram pelo Modo Skip Ahead e tinham as Guias anteriormente habilitadas continuarão a tê-las. No entanto, ao contrário do estudo controlado que eles fizeram em dezembro, a grande maioria dos Insiders no anel Fast passarão a ver os Sets também e um grupo menor não.

Fluent Design: introdução de acrílico no Task View

Quando você atualizar para esta compilação, você verá que todo o plano de fundo do Task View agora tem um efeito de desfoque suave.

Task View e Timeline agora tem o efeito azul suave chamado acrílico.
Melhorias na segurança do Windows

O Windows Defender Security Center agora é chamado de segurança do Windows (Windows Security). Você ainda pode acessar o aplicativo de todas as formas usuais – basta solicitar que a Cortana abra o Windows Security ou interaja com o ícone da barra de tarefas. O Windows Security permite gerenciar todas as suas necessidades de segurança, incluindo o Windows Defender Antivirus e o Windows Defender Firewall.

Também estão chegando algumas mudanças para a forma como as ameaças e ações são apresentadas e as que precisam de sua atenção.

Melhorias no Focus Assist quando o usuário estiver jogando

Agora o Focus Assist será ativado automaticamente quando você estiver jogando no modo tela cheia. Não haverá mais interrupções quando você está se divertindo. Esse comportamento deve ser ativado automaticamente, mas você sempre pode verificar essas opções indo até Configurações > Sistema > Auxiliar de foco e garantindo que a regra automática “Quando estou jogando um jogo” esteja ativada.

Migração das configurações de som

As propriedades do dispositivo agora foram integradas nas Configurações – basta clicar nos links em Configurações de Som e você encontrará uma nova página na qual poderá nomear seu dispositivo e selecionar seu formato de áudio espacial preferido.: Página de propriedades do dispositivo em Configurações. Oradores bene renomeado para ser "alto-falantes impressionantes de Jen"

Melhorando o suporte HEIC

Eles anunciaram o suporte para o Formato de Arquivo de Imagem de Alta Eficiência (HEIF) no Windows 10 Insider Preview Build 17623. Agora, a partir da build 17661, você pode girar imagens em formato HEIF no File Explorer e editar metadados, como “Data de conclusão”.

A nova funcionalidade requer a versão mais recente do pacote HEIF. A versão mais recente será instalada automaticamente na Loja. Se as atualizações automáticas estiverem desabilitadas, você poderá baixar o pacote HEIF manualmente usando este link .

Os arquivos HEIF usam o codec de vídeo HEVC para compactar a imagem em aproximadamente metade do tamanho do JPEG. Se o seu PC com Windows ainda não tiver o codec de vídeo HEVC, ele poderá ser adquirido na Windows Store usando este link .

Para girar um arquivo de imagem HEIF, simplesmente clique com o botão direito do mouse no File Explorer e selecione “Girar para Esquerda” ou “Girar para a Direita” no menu. “Data de conclusão” e outras propriedades podem ser editadas clicando em “Propriedades” e selecionando a guia “Detalhes”.

Por favor, fique atento para funcionalidades adicionais relacionadas ao formato de arquivo HEIF em versões futuras do Windows 10 Insider Preview!Mostrando o Gerenciador de Arquivos e a caixa de diálogo Propriedades, tendo adicionado propriedades a um arquivo .heic.

Fonte: Microsoft