Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Hoje (14) a Microsoft começou a receber as inscrições para a Build 2017, que é a maior conferência da empresa voltado para desenvolvedores e entusiastas. Este ano o evento acontecerá em uma data diferente das de anos anteriores. A Build 2017 acontecerá entre os dias 10 e 12 de maio em Seattle, EUA. Na ocasião, espera-se que mais de 5000 desenvolvedores participem do evento que também será transmitido online e acompanhado de perto por nossa equipe.

Dentre os principais pontos que certamente serão abordado no evento, nós temos: realidade mista; Apps inteligentes para a nuvem; experiências end-to-end OPS simplificadas para desenvolvedores; Apps para tornar os consumidores mais produtivos; Apps com inteligência artificial; e experiências mobile em praticamente qualquer dispositivo, o último pode ser um divisor de águas no setor mobile da companhia.

 

O motivo é simples… pode ser que durante a Build 2017 a Microsoft apresente ao mundo o novo Windows 10 voltado para processadores ARM, que por sua vez, pode “matar” o Windows 10 Mobile enquanto janela do Windows 10, e substitui-lo definitivamente, já que ambos são, em sua essência, o mesmo Windows 10 de todos, e o que muda é apenas o foco do negócio.

Na prática muita coisa mudará se tal anúncio for feito, já que o Windows 10 ARM é o mesmo que roda em desktops, e isso poderia transforma qualquer telefone com Windows 10 em um PC portátil ainda mais eficiente. Ainda mais eficiente do que a experiência oferecida atualmente pelo Continuum, já que por meio dele ainda não é possível executar Apps win32 nativamente, mas sim, só por meio de emulação na Nuvem.

Também existe a possibilidade deles coexistirem, ficando o Windows 10 Mobile voltado para dispositivos de baixo custo, com processadores não tão modernos e potentes como o Qualcomm Snapdragon 835 e outros que virão, enquanto o Windows 10 ARM para um hardware mais parrudo e mais caro, obviamente.

Ainda sobre experiências mobile, espera-se que eles comentem sobre o progresso dos produtos e serviços Microsoft em plataformas como o iOS da Apple, o Android da Google e ainda dispositivos IoT, como por exemplo a chegada de Cortana para tais devices.

O ainda misterioso Windows 10 Cloud também pode dar as caras no evento, porém tudo ainda é muito incerto. A visão de mobilidade da Microsoft nem sempre passa por smartphones com Windows, então, tudo que falamos aqui é mera especulação.